Menu

Image Map

terça-feira, 21 de março de 2017

Olha a besteira que fiz.

  Bom dia pessoal!


  E hoje quero falar um pouco de uma proeza que fiz aqui, é por isso que quando a coisa encrenca,
eu prefiro me afastar e por as ideias em ordem, para não fazer nenhuma besteira, e isso eu levo para a vida, o que vocês acham? Me deem sua opinião!



  Eu estava dias atrás olhando as plantinhas e vendo se precisavam ser regadas, já estavam duas semanas sem rega, e vi que era hora de regar, quando percebi que um cacto estava estranho, só na minha cabeça que ele estava estranho, pois não tinha nada de errado com ele.  E então fiz a burrada de corta-lo, é, eu cortei ele pensando que estava podre e ele estava saudável.  Vou mostrar em um vídeo para vocês verem a proeza que eu fiz.
  Então depois de perceber que ele estava bom, deixei ele secando na sombra e o vaso está no mesmo lugar onde apanha sol da manhã, está se recuperando da besteira que eu fiz, e espero que ele não enfraqueça e a parte que retirei replantarei também.

  No vídeo vocês podem conferir uma fina película que se formou no corte, já cicatrizado depois de 4 dias, e como fiquei muito chateada com a besteira que fiz, eu nem coloquei canela, simplesmente deixei secar a ponta na sombra e o vaso com a pontinha que sobrou ainda na terra, está na prateleira no mesmo lugar.


  Já imaginaram a cabeça da criatura para fazer um negócio deste? Não estava boa né! Mas assim vamos levando e vou mostrar á vocês como ele vai se comportar, basicamente o único cuidado que tomei, foi passar a lamina da faca no fogo, para esteriliza-la e assim não passar nenhuma bactéria ou fungo para o corte na planta, é uma dica que vale muito a pena, sempre seguir.  Geralmente lavamos os talheres mas mesmo microscopicamente ainda tem bactérias ali que não podemos ver a olho nu. E o fogo é um ótimo aliado para esterilizar o utensílio cortante.
  
  Quando for passar a lamina ou faca no fogo, não precisa deixar ela no fogo por muito tempo, pois ela queima e perde o corte, passe rapidamente pelo fogo, duas vezes é o suficiente, só então faça o corte na planta, seguindo esta dica, você não transfere nada de micro-organismos para o local de corte na planta, ajudando na recuperação do ferimento, para uma cicatrização mais rápida.

  Outra forma de esterilizar é passar álcool na lamina que vai usar, não é minha preferida, prefiro passar a lamina no fogo, mas o álcool também ajuda e muito a esterilizar, melhor que nada. Pois muitas vezes tentamos salvar um cacto e nem nos damos conta das bactérias que se alojam nos utensílios que usamos.

  Estarei trazendo novidades sobre este cacto em especial, e vamos ver o que dá, o resultado demora tempo, pois com plantas é assim, vocês sabem.
 Simone Felic

Veja também! Flor de cacto.

33 comentários:

  1. Pois o corte foi realmente uma precipitação.
    Reparei no video a grande "colecção" de cactos que a minha amiga tem.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderExcluir
  2. Puxa, mas por vezes erros acontecem.É a vida! Ainda bem sabes agora e não mais repetirás! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Isso acontece Simone!
    Muitas vezes erramos,mas ainda bem que há solução e ele renascerá.rsrs
    Bjs e um lindo dia.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  4. Simone mesmo quando se percebe do assunto ... se erra mas nada que não se resolva! Bj

    ResponderExcluir
  5. Isto acontece e sempre que erramos alguma coisa aprendemos. Suas plantinhas são lindas e você cuida delas com muito amor.]
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oii Si tudo bem?
    Acontecem e é bom que com o erros aprendemos...
    Deixa eu te perguntar eu tenho uma roseira e estava linda demais ai do nada a folhas ficaram manchadas e caiu tudo ai que triste..vc sabe de algo melhorar?
    Ai quase chorei =/

    Beijinhosss ♥
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser excesso de água, a roseira não gosta de muitas regas, se estiver plantada em vaso, somente uma vez na semana, se for plantada no jardim, só deve ser regada quando ter um período muito longo de estiagem, eu tenho três pés de rosas que não rego quase nunca, pois o clima de minha cidade, não passa mais de uma semana sem que dê uma chuvinha. E pode ser também ataque de formigas, ou fungos, tem de analisar as folhas caídas, as minha tempo atrás, tiveram manchas escuras que fizeram cair as folhas e que resolveu-se sozinho, mas aí tem de ver bem certinho qual destes problemas pode ser!
      Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. Oiii Si, obrigada pela resposta, aqui na minha cidade é calor de quase 35° o dia todo, quase não chove, talvez possa ser humano fungo...Ela está enterrada no chão...Mas vai dá tudo certo...Rsrs. bjs

      Excluir
  7. Olá Bia
    Aqui meu maridão fez uma cobertura de plástico para estufa que é super resistente, então mesmo na chuva elas estão cobertas, e só recebem água quando eu rega-las, tivemos de fazer isto, pois a coleção é grande de mais para andar com vaso de lá pra cá.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olha creio que seja equívocos que acontece, mas que bastante cuidado você pode reverter.
    beijos
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ola Simone
    Acontece !
    e assim vamos aprendendo
    Agora é aguardar o crescimento, pois os cactos além de lindos são resistentes e persistentes
    aproveitando a dica da faca !
    bjs

    ResponderExcluir
  10. LO MEJOR DE TODO, FUE QUE RECTIFICASTE TU ERROR Y APRENDISTE ALGO NUEVO. GRACIAS POR COMPARTIR ESTE POST TAN INTERESANTE.
    ABRAZOS

    ResponderExcluir
  11. Ah, mas ele não morreu. cactus são plantas resistentes!

    ResponderExcluir
  12. Eu tinha visto o vídeo no G+ e de facto fiquei impressionado com a quantidade de catos e suculentas que tens! Eu também tenho umas quantas, o problema é que algumas ficam enormes!
    Quanto ao cato realmente foi pena, quiseste prevenir da possível podridão e salta a parte de cima, mas pronto, não foi por mal, são coisas que por vezes acontecem. Agora cuidas deles e acabas ficando com dois em vez de um. Boa sorte!

    Bucólico-anónimo


    ResponderExcluir
  13. Oi Simone
    Que dó,ainda bem que está conseguindo recuperar.Acontece,Vale a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Si, bt!
    Não se culpe amiga. Pelo carinho que vc passa p/suas plantinhas é claro que o cacto vai ficar lindo e maravilhoso!
    Bjssss amiga

    ResponderExcluir
  15. Me ha parecido muy interesante lo que hoy nos has mostrado y el traductor ha estado más acertado que a veces no se llega a entender las cosas. Un saludo desde Plantukis

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Simone.
    Sabemos que cuida das suas plantas com muito amor e zelo, e tem muita experiencia. Infelizmente dessa vez deu um deslize, mas imagino como ficou triste, mas quem nunca o cometeu? Tudo na vida é aprendizado. Uma feliz noite. Enorme abraço

    ResponderExcluir
  17. Sempre fazemos algo do tipo, né? Normal do ser humano kkkkkk. Tomara que dê certo com ele!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  18. Que pena! Imagino como ficou! Tomara que se recupere logo


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  19. Oi Simone
    Gostei das dicas sobre a transmissão de bactérias de uma planta para outra, como evitar que isto aconteça, não sabia.
    Tenho certeza que seu cacto vai se recuperar, ele já está dando mostras disto.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  20. Oi Si, acontece, o que fazer? as vezes fazemos coisas no impulso, e quando vemos, já foi feito. O cacto que ficou plantado, certamente vai cicatrizar e acho que brotará, minha dúvida é com o caule podado, será que se plantar, vai enraizar? Não sei não...mas quero acompanhar os acontecimento com você, tá?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Oi Simone, são coisas que acontecem, não é?
    Mas está tudo a correr pelo melhor, pelo menos já vai cicatrizando.
    Já aprendi mais uma coisa por aqui hoje, não sabia essa do fogo.
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  22. Oláááááá Simone!
    aaaiiinnn não fique triste não, quem nunca fez uma coisa assim?
    Eu já cometi a proeza de matar uma rosa do deserto de tanto regar!
    Mas com o amor que vc tem pelas plantinhas tenho certeza de que o cacto vai se recuperar loguinho!
    Estou na torcida <3
    Bjs Luli

    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
  23. Oi Sinone
    Olhe amigo cometemos erros pois somos falhos mas com o seu cuidado e carinho a plantinha logo vai estar recuperada
    Gostei de ver suas lindas plantinhas amiga
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá minha doce amiga
    Td bem por aí?
    Senti muitas saudades de todas e estou voltando
    Andei por aí e vi tanta coisa linda
    Quanto ao seu cacto ele enraizará com certeza e só não molhar muito para nao ter perigo de apodrecer
    Deixe ele protegido de longos dias de chuva e td vai dar certo
    Está td lindo por ai
    bjs amada

    ResponderExcluir
  25. Oi Si, bt!
    Estou passando p/desejar um lindo FDS p/vcs!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  26. O seu carinho vale por tudo. Admiro vc por ter tanto carinho e cuidar tão bem de suas plantinhas.
    Ótimo final de semana,com muita paz.
    Obrigada pela visita.
    Beijos coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  27. Simone por vezes pensamos estar a fazer bem e erramos, acontece a todos.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  28. E logo, você Simone tão cuidadosa com as suas plantas... Mas acontece a todos. Eu muitas vezes afogo as minhas em rega demasiada e eras morrem...
    Um bom fim de semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite Simone.
    Passando amiga para lhe desejar um feliz domingo e semana. Abraços.

    ResponderExcluir
  30. Oi Simone! A sua plantinha vai recuperar com o carinho que você a trata. A dica de passar por o fogo para desinfectar, é muito boa. Beijos,

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...