Bom dia pessoal!
Estas brasileirinhas bromélias que eu vou mostrar hoje são nativas daqui, nosso brasilzão, tenho 6 deste gênero, porém hoje só vou mostrar três que são as minis e que replantei na mudança da minha velha prateleira que mostrei em vídeo.
Estas três minis são fáceis de cultivar e não necessitam de um substrato muito complexo, eu usei um substrato comum que é a terra adubada, e os vasos usados são bem pequenos, o que ajuda a não acumular água, pois elas podem apodrecer com excesso de água, é uma espécie que gosta de umidade sem encharcamento, geralmente quando apodrecem, apodrecem do centro da planta.
Elas necessitam de luz difusa, mas o cultivo pode ter exposição ao sol somente por mais ou menos 1 hora e luz intensa sem sol o restante do dia, para seu crescimento e também a prevalência de cor, principalmente as com tom avermelhado, que perdem a característica principal que é a cor.
A primeira bromélia da foto que tem listras, é a preferida, que precisa tomar um pouco de sol para realçar sua cor vermelha.
Por serem minis, são fáceis de cultivar e uma opção para colocar em soleiras de janelas, já imaginou como ficariam bonitas! Mas para mim o intuito mesmo é de coleciona-las, então fiz os replantes de novas mudas que elas tinham para futuramente descartar a planta mãe que depois do período de floração, dão muitas mudas e morrem (monocárpica).
Cada bromélia dá um média 4 a 5 mudinhas que podem ser replantadas imediatamente sem deixar secar, pois quando elas estão prontas para replantio, elas se desprendem da planta mãe, que a qualquer toque caem sem precisar forçar a retirada, nunca force a retirada da muda, ela sai sem problemas quando estiver pronta para o replantio.
A morte da planta mãe não influencia, pois sempre dá muitas mudas, até que venha morrer.
Observei um comportamento epífito na muda verde que é a segunda da foto, foi assim que por acaso eu não perdi este gênero, pois foi uma época acabou totalmente meu tempo em cuidados, e esta verde eu havia prendido em uma forquilha de hibisco e dela refiz outras mudas mais tarde, que são as que tenho hoje.
E por este comportamento podemos deduzir a facilidade de cultivo, observando a umidade, que não venha á encharcar a terra e luz difusa são as principais detalhes que devemos levar em conta. Pois como esta bromélia estava presa no hibisco, ela estava tendo na própria natureza, a luz e rega necessária. O que devo deixar bem claro é o clima daqui, pois há abundancia de chuvas, mesmo em tempos secos, não passa mais de 3 semanas sem chover, o que é muito bom para qualquer planta.
Replantei também algumas mudas que sobraram em uma jardineira e deixei á sombra para mostrar á vocês, como elas ficam sem luz necessária, e isso vai levar tempo, até que estejam enraizadas e crescidas, quero mostrar a diferença de tonalidade que elas ficam se não obterem luz suficiente, este vaso eu não mostrei no vídeo, mas segue a foto do vaso que é mais fácil para mim poder estar atualizando vocês, eu já sei o que vai resultar mas com as imagens torna mais verídico.
E como o meu cachorro cavou, tive de remanejar de lugar esta jardineira.
Estes mudinhas que sobraram eu fiquei com pena de jogar fora, é coisa de quem ama plantas, e quem ama plantas sabe o que estou falando, a pessoa compra a planta e a planta começa a dar várias mudas e o jardim e as prateleiras vão ficando uma verdadeira salada, canteiros confusos, com mistura de espécies que em muitos casos nem tem cultivos parecidos, vou mostrar qualquer dia um canteiro salada para vocês verem a situação.
Simone FelicBagunçada, a jardineira que tive de esconder do Max, que desenterrou as mudinhas cavando toda terra, este vaso vai dar o que falar. |
Feliz dia das mães, muita paz e saúde também. beijos
ResponderExcluirBom dia Simone.
ResponderExcluirBem diferente e igualmente lindo. Um feliz dia das mães. Grande abraço.
São lindas e é bom saber um pouco mais!!! Bj
ResponderExcluirEssas não conhecia, mas são lindas. Só são brasileiras?
ResponderExcluirUm beijinho no coração.
♡
Diamonds In The Sky, Daniela Silva
Son preciosas, no sabía que las bromelias pudieran tener un comportamiento epífito ¡qué interesante!
ResponderExcluirBeijos, Simone.
Que lindas estas mini bromélias Simone
ResponderExcluir.•❀.•❤•.¸✿¸.•❤•Mãe é o princípio de tudo, mulher sublime, presente de Deus, exemplo de amor para os filhos e netos. Parabéns para todas as mamães. E um dia iluminado e muito feliz. Grande beijo e um terno abraço, Gracita.•❀.•❤•.¸✿¸.•❤•
Lindas amiga Simone!
ResponderExcluirBjs com carinho.
Carmen Lúcia.
Que gira a planta
ResponderExcluirhttp://retromaggie.blogspot.pt/
Amei essa plantinha, acredita que ainda não conhecia? Amo conhecer suas plantinhas! ❤
ResponderExcluirwww.kailagarcia.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSei bem dos canteiros saladas rsrs. Na caverna não chegou a acumular pq sempres estamos mexendo, mas se não tomarmos cuidado...
ResponderExcluirÉ bem interessante a diferença de pegar sol ou não que podemos notar em várias plantas e este tipo, para quem coleciona, nunca é demais.
Lá na Caverna, quando refazemos mudas e morremos de pena de jogar fora, também, colocamos no portão em caixinhas de leite e levam tudo! Assim ajudamos a espalhar o verde também.
Abraços e feliz dia.
Sempre com novidades, Simone. Eu não conhecia as bromélias...
ResponderExcluirUma boa semana.
Beijos.
Admito que não conheço muito de planta e tenho aprendido muito em seu canal.
ResponderExcluirQuando vi a foto achei que a bromélia tinha morrido. Rs Amei conhecer o tipo, acho lindo as flores de bromélias, depois posta fotos dela florida.
Beijos.
La Rosa Blanca
São lindinhas demais! Nunca tive uma bromélia, sempre imaginei que dessem um pouquinho de trabalho... As flores delas costumam ser lindas!
ResponderExcluirUm beijo! Não Me Mande Flores ♥
Olá Si,
ResponderExcluirEm casa tem algumas e é muito difícil de morrer também. Pelo menos, lá em casa está sempre linda.
Um beijo,
www.purestyle.com.br
Que gracinha essas bromélias!
ResponderExcluirBeijo!
que lindas,
ResponderExcluirparece super facil de tratar e amar
beijinho
http://sramliberdadenegra.com/
Sempre lindas suas plantinhas!
ResponderExcluirAdorei :)
Já não vinha cá há algum tempo, o blogue está com cara nova, e que bonita!
Um beijo
Achei lindas Si essas Bromélias por aqui não vejo dessas, que bom que dá pra fazer várias mudas!
ResponderExcluirBeijos uma ótima semana !
http://www.silalmeida.com
Simone
ResponderExcluirsão tantas informações bacanas , que dá vontade de ter canteiros
dessas plantinhas tão bonitas !
Canteiro e um cachorro ! da vontade de ter
um completa o outro. Assim , tem-se trabalho pela frente, rs
bjs
Hello, minha querida!
ResponderExcluirObrigada pelas informações, elas são lindas!
Beijinhos, ótima semana ♥
Oi, Simone!
ResponderExcluirEu também não usaria mais aquele shampoo seco, porque não aprovei!
Lindas essas bromélias. Se são fáceis de cultivar são perfeitas pra quem tá começando agora a cuidar de plantinhas, né?!
Ótima terça!
Beijo! ^^
Tenho uma, é linda! E sempre faço novas mudas
ResponderExcluirBeijos!
EsmaltadasdaPatyDomingues
Oi Simone, a rainha das plantas
ResponderExcluirLindas e que paciência. Você é tal era minha mãe pelas flores, elas foram morrendo até a sua morte. Tinha que cuidar dela e trabalhar.
Hoje minha postagem é sobre flores também
Beijos
Lua Singular
Olá Simone
ResponderExcluirQue amorzinho essa mini bromélia!!!
E dá para fazer várias mudas.
Amei essa lindeza.
Achei uma graça vc esconder a jardineira do pet!!! Ele é um fofo né?
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br
Esse contato com a natureza é muito prazeroso.
ResponderExcluirObrigada, Simone.
Estou aprendendo muito com você.
Posso fazer uma perguntinha? Como você sabe qual planta e como pegar mudinhas?
Quis dizer:
Excluir1 - Como você sabe de qual tipo de planta a gente pode retirar as mudinhas;
2 - E como retirar as mudinhas e plantar corretamente;
Beijo!
Olá
ResponderExcluirSe vc está falando destas bromélias, as mudinhas nascem ao redor e
perto do centro da planta, e elas devem ter no mínimo 4 centímetros de diâmetro para poderem ser replantadas.As mudas dela quando estão grandes
chegam a cair da planta, se não cair é só forçar um pouco que ela sai sem dificuldade.
Bjs
As bromélias são lindas, são plantas bem tropicais e deixam os jardins bem mais bonitos, eu já tive muitos no passado,mas aos poucos fui doando e hoje não tenho mais, devido ao meu espaço também, como você bem falou a gente que gosta de planta, não tem jeito, o menos não funciona com a gente(risos)
ResponderExcluirBeijos.
Olá Simone! Eu sou um grande apreciador de Bromélias, sobretudo pelas suas bonitas folhagens. Todas essas que nos mostrou são maravilhosas.
ResponderExcluirUm abraço
Oi Simone,
ResponderExcluirBalzaquiana é dos 30 aos 50, depois fica velha como eu.kkk
Beijos
Lua Singular