Menu

Image Map

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Cochonilhas em minha Dickia brevifolia e cultivo da suculenta graptoveria.


Bom dia pessoal!

  Olhem só a surpresa que tive ao inspecionar minha Dickia, quatro gorduchas cochonilhas que em perfeita união com as formigas estavam matando minha tão querida Dickia, mas primeiro vamos falar um pouco desta bromélia que é um gênero pertencente á bromelidaceae.


  Suas folhas são suculentas, mas não é uma suculenta tá gente, é uma bromélia com folhas bem duras e curvadas o que não facilita em nada seu plantio em vasos, pois elas se curvam para o lado de dentro do vaso, então o vaso deve ser cheio de substrato sem deixar nenhuma borda de vaso evidente.  Este curvamento é uma característica bem marcante deste gênero.

  Esta espécie dickia brevifolia tem listras no verso das folhas e espinhos em toda extensão. Elas são nativas de todos os países da América do sul, sendo mais de 20 espécies dentro deste gênero.

  Fácil cultivo, pode deixar o solo secar entre as regas, e gosta de solo com bastante matéria orgânica, este gênero conta com inúmeras espécies muito ornamentais, lindas para se colecionar.

  Minha Dickia estava com cochonilhas na base da planta, não chegou até as raízes, e foi bem fácil de tira-las, o que eu ainda não tinha visto é a presença de formigas que resolvi com um SBP  á base de citronela e deixei repousar por três dias até replantar novamente.



  E agora uma suculenta que tenho a muitos anos e foi uma das vitoriosas na falta de cuidado, quem acompanha o blog vai saber o porque.

  É uma suculenta de fácil cultivo, mas é de fácil cultivo mesmo, com ela não há tempo ruim, gosta de solo seco, se propaga de folhas, por estacas e sementes.

  É um hibrido entre a Graptopetalum paraguaiense e Echeveria derenbergii, é de ciclo perene, ou seja vive por muitos anos, ou seja não morre depois da floração que são plantas monocarpicas.

  É hibrido criado por Pierre Créée Gossot, informações que consegui em minhas pesquisas.

 Para quem quer começar um coleção sem a difícil tarefa de se conformar com a morte de uma plantinhas já no inicio de sua investida é uma planta apropriada para os mais desatentos, pois as regas devem ser bem espaçadas deixando o solo secar para evitar apodrecimento.




  Mesmo gostando de sol, ela não suporta insolação direta, o sol pleno só pode ser no máximo 4 horas, e é uma suculenta que não muda a cor ao tomar sol, ela fica mais compacta, mas seu efeito pendente aparece depois de poucos meses de cultivo, pois mesmo formando roseta ela herdou mais a genética do graptopetalum do que a echeveria, e assim ela fica comprida chegando a quase 20 centímetros, que foi o que alcançou uma que tinha á alguns anos atrás.


E não esqueça de visitar o canal clicando aqui!

12 comentários:

  1. Que pena quando acontece isso...Mas faz parte! Aprendemos sempre! Lindo fds! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Coitadinha da bromélia!
    A suculenta está feliz da vida e agradece com a beleza de sua pendência.
    Beijos, ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Oi querida Si, que bom que você viu à tempo as cochonilhas, antes que elas invadissem a planta até as raízes, essa coisa de ficar atenta e fusando as plantas pra ver se tem algum problema é meio cansativo, mas vale muito a pena.
    A Echevéria é uma das suculentas mais lindas e uma das minhas preferidas, adoro! A sua está lindona!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Una pena que tengas esa plaga de cochinillas, son una pesadilla, pero si las has detectado y acabado con ellas tu planta pronto lucirá preciosa.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Simone. As pragas são um pesadelo. Sei que os depredadores, xoaniña, mariquita, é o nome deles por aqui, são efetivos para pulgões mas acho que não para cochonilhas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que chatice, essa praga!
    A suculenta é linda.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. As cochonilhas sempre atacam por aqui, é cuidado constante com as plantas

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  8. Simone que pena que as pragas atacou a sua plantinha, quem cuida de plantas tem que ficar sempre atenta com as pragas, Simone bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir
  9. É preciso estar atenta à bicharada que gosta de comer as plantas... Vejo que é esmerado o teu cuidado...
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. ╔═════════════ ஜ۩۞۩ஜ ════════════╗
    .·★·.♥ ·. Bom início de semana .·★·.♥ ·.
    ╚═════════════ ஜ۩۞۩ஜ ════════════╝

    ResponderExcluir
  11. Oi, Simone!
    De cortar o coração quando as pragas surgem. Na verdade, não sabia que formiga era praga para as plantas. Vejo elas em toda parte e só me incomodam quando aparecem na cozinha :D Um viva para a resistência das bromélias!! Tenho uma que tem 20 anos, mas não é o vaso mais antigo. O mais antigo é um ficus.
    Linda essa suculenta pendente! Aqui é muito difícil de cultivar, porque tem sol direto o ano todo e nenhum cantinho para instalar!
    Já assinei o canal!!
    Beijus no coração!

    ResponderExcluir
  12. Sempre lindas suas plantinhas, estou feliz consegui cultivar algumas! bjss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...