Menu

Image Map

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Echeveria Shaviana.

  Bom dia pessoal!

  A beldade de hoje é a Echeveria Shaviana, que é minha primeira plantinha desta espécie. Tem folhas finas, bordas serrilhadas e bastante compacta, a minha já conheceu o poder das cochonilhas de algodão, que tive de fazer uma coleta manual e depois fiz uma aplicação e Diazitop para ter certeza de que não eclodiriam mais cochonilhas nela o que não adiantou pois sempre voltam depois de um certo tempo.

  Acho uma echeveria supersensível, que deve apanhar sol filtrado ou da manhã, falo deve para que a falta de luz não seja mais um inconveniente para vinda de pragas, já li relatos de pessoas que cultivam ela dizendo que ela também dá pulgões, na minha experiência foi somente a cochonilha por enquanto e espero que continue assim.
  No dia que vi que ela estava estranha eu a retirei do solo, fiz a limpeza manual das cochonilhas algodão e passei o substrato no micro-ondas em potencia máxima por 3 minutos, retirei do micro-ondas mexi o substrato e recoloquei mais 2 minutos, totalizando 5 minutos, para matar qualquer fungo ou bactéria e até mesmo se ainda tinha ovinhos de cochonilhas que não viessem a eclodir e eu tivesse de jogar o substrato fora, esforço que as vezes eu faço para garantir a salvação da muda.
  Já viram que gosto de salvar plantinhas né, sempre que tenho tempo eu não poupo esforço para salvar alguma planta que eu goste muito para não ter de comprar novamente, pois vejo que alguns lugares os preços estão bem salgados, então antes de desistir eu tento salvar.
  Super delicada esta echeveria esta echeveria é nativa do norte do México, encontrada nas montanhas sob sombra das árvores, e por se tratar de uma echeveria de difícil cultivo a meu ver, prefiro cultiva-la ao sol da manhã desde que teve cochonilhas, seu solo também deve ter muita drenagem, pois apodrece com facilidade.
  Ela forma um grande maciço de folhas onduladas e crespas e suas mudas já aparecem no caule.
  A rega, tenho sido bem  cuidadosa para não encharcar o solo.
  Para tratar as cochonilhas que sempre insistem em aparecer, eu faço mistura de água com algumas gotinhas detergente ou recolho água que sai da máquina de lavar do primeiro ciclo para que haja sabão ainda para e mate as cochonilhas, dá super certo.
  Faz parte da família das crassuláceas, é perene e floresce no verão, e é uma espécie que tenho aprendido muito, mas confesso que é enjoadinha de cultivar.
  Simone Felic.


Veja também:Adenium obesum.

Não deixe de visitar o canal: Simone Felic no You tube clicando AQUI!

10 comentários:

  1. É muito linda e exuberante!Adorei! Ótima semana! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Adoro estas suculentas :))

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira.

    ResponderExcluir
  3. Eu amo as suculentas, e essa é muito linda. Um xeru!

    Sandra
    http://pedacinhobysandra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Simone, boa noite!!
    Eu sou um completo, total e absoluto leigo em botânica. Mas li com muito carinho, porque há muito, muito mais que botânica envolvido! A forma como você descreve cada um dos inúmeros cuidados para essa planta em especial, a decisão de não abandoná-la simplesmente, e de gostar dela apesar de todo o trabalho que lhe dá, quando outras quase não dão nenhum trabalho... tudo isso é mais que Botânica, é mais que trabalho - é arte, é prazer, é cuidado, é personalidade. Inspira muito!!
    Espero poder aprender um pouco.
    A planta é belíssima.
    Um abraço carinhoso
    Ângelo Feinhardt, Fe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Angelo, gosto muito mesmo é amor tanto por ela quantos pela flora em geral, obrigada pela companhia e volte sempre!

      Excluir
  5. Sempre com lindas plantas, amiga! Cultivo orquídeas, beijão

    ResponderExcluir
  6. Que linda! Sempre cuidando com o maior carinho das suas plantinhas <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Muito bonita esta suculenta; as próprias folhas fazem lembrar flores! Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...