Menu

Image Map

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Novas plantinhas.

Bom dia pessoal!!!

Aeonium.
   Hoje vou mostrar plantinhas que já mostrei lá no canal, eu ganhei estas plantinhas de meu cunhado que tem uma floricultura, e eram espécies que eu não tinha ainda, perguntei quanto eram, e ele me deu, ele nem sabe o quanto gosto de plantinhas (brincadeirinha) kkkkkk, como é bom ganhar plantinhas.


  E nas fotos vejam como ficou o replantio delas, troquei o substrato, pois a aeonium estava em um potinho descartável e a echeveria runyonii topsy, estava com cochonilhas nas raízes, então a solução foi jogar fora a terra.

  As cochonilhas, são uma praga que tenho aprendido a combater já faz tempo, sempre alguma planta que definha e para de crescer pode ter cochonilhas, com a echeveria, eu retirei toda a terra e joguei fora, e como o potinho também estava com focos da doença, eu lavei também, não vou jogar um potinho fora só por ter focos da doença.

  Como ela estava estiolada, eu cortei com faca limpa, isto fica a seu critério, se quer esteriliza-la com álcool ou passa-la no fogo, ambos são boas dicas para esterilização.  Depois de cortada, passei canela, mas já se encontra varias soluções para ajudar a cicatrizar o corte, eu prefiro a canela, pois é um produto que encontro facilmente no supermercado e é ótimo.

  Desta vez, não deixei em descanso para cicatrizar sem plantar, já plantei, mas quando faço isso, eu não rego o substrato por uns três dias, só então eu rego delicadamente sem encharcar, e aí só ir moderando a rega, conforme o clima que está fazendo.

   E a aeonium, estava com uma praga que desconfio ser cochonilhas também, mas entre as folhinhas dela, como vocês podem ver na foto, só que estavam muito pequenas, replantei e coloquei um defensivo mais agressivo nela, que se chama Diasitop, eu aconselho a usar ele com máscara, pois é muito forte e faz muito mal a saúde se inalado. vou observar se vai dar resultado, já fiz com outras e somente uma aplicação foi suficiente, caso contrário, usarei um produto que sempre tenho em casa, que é o óleo mineral, de uso medicinal que substitui o óleo de neem, que é muito bom também para estes casos.

   Sempre que obter uma nova planta, é necessário observa-la, pois assim você pode salva-la e também evitar que se propague para as outras plantas da coleção.  Por isso é necessário quando obter uma nova planta, deixa-la em quarentena, pois mesmo que ela não apresente nada que a comprometa, no período de 40 dias ainda pode surgir alguma praga que estava encubada.
   Ao observarem o vídeo ou as fotos, vocês podem perceber o quanto ela está murcha, e sem seu efeito gordinho, característica natural das suculentas, e não era falta de água, pois seu substrato estava úmido, então desconfiei e retirei do vaso para conferir, e foi aí que percebi as raízes cheias de cochonilhas.

   A única que não replantei foi a plantinha carnívora( Drosera capensis) que está na minha cozinha, deixei lá para ver se algum mosquito se aventura por lá.
   Outro detalhe importante, que vale a pena lembrar é a lavagem do vaso contaminado, da mesma forma que a plantinhas devem ser lavadas com sabão, o pote também deve ser lavado, para ser reaproveitado, lembrando que não pode ficar nenhum vestígio de terra, pois a terra deve ser totalmente descartada, e o potinho deve ser tão limpo que não fique nada de terra, para garantir que não haja novamente contaminação. 

   Seguindo estas dicas, conseguimos salvar a planta, a quem jogue a planta fora, mas eu prefiro sempre tentar salvar primeiro, antes de joga-la fora, geralmente quando há alguma praga nas minhas plantas, eu vou tentando salva-la até que ela acaba morrendo, mas nunca jogo fora, antes de tentar salva-la.
   Simone Felic.
echeveria runyonii topsy

 Drocera capensis

Confira também!Gazania.

Assista ao vídeo, e se inscreva no canal.

Eu e minhas plantinhas deseja á todos um abençoado dia!

Veja também! Presente mini jardim visitante.

28 comentários:

  1. Deitar plantas fora é um crime devemos tentar até à ultima salvar as plantas.
    Um abraço e boa semana.
    Andarilhar || Dedais de Francisco e Idalisa || Livros-Autografados

    ResponderExcluir
  2. Oi Simone
    Admiro o seu cuidado e sua dedicação com as plantinhas
    Quem quer cultivar tem que aprender a cuidar e suas dicas me ajudam muito
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gosto de passar aqui e sentir o carinho com que você trata as plantas.
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Que gracinhassssssss e essa semana eu vou publicar fotos do meu jardim pra vc vê e dá dicas kkkkkkkkk

    Beijinhos,
    *Blog Resenhas da Pam*

    ResponderExcluir
  5. São lindas Simone!
    Bjs e uma ótima semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  6. Salvar plantas ! Sempre que posso !
    Beijocas e boa semana !
    Anna

    ResponderExcluir
  7. Simone, gostei muito das dicas. :)

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Simone
    Boas dicas,legal o vídeo.Linda a Angélica e ainda perfumada.
    Beijos,feliz semana!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelas novas plantinhas!
    Uma semana abençoada p vc e família...
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Oi Simone, as suas novas plantinhas tiveram sorte de ir para a sua casa. Lá vão ser bem cuidadas e bem tratadas.
    Adorei o post, muito explicativo. Não sabia essas técnicas para combater as conchonilhas, é sempre bom ter estes conhecimentos. Obrigada por mais esta partilha tão útil!
    Beijinhos e uma boa semana!

    ResponderExcluir
  11. MUCHAS GRACIAS POR SEGUIR CUIDADANDO A LA NATURALEZA.
    ABRAZOS

    ResponderExcluir
  12. Oi Simone adorei as dicas para salvar as plantas e adorei vê - las em vídeo. Jámeinscrevi noseucanal te convido a conhecer o meu também.

    Beijos

    Aline
    comprasdemulheres.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ei Simone
    Nota-se que você é muito entendida sobre plantas e seus cuidados, gostei das suas informações e dicas principalmente para acabar com esta praga que é a cochonilha.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  14. Olá, boa noite! Hoje vai este poema
    http://vieiracalado-poesia.blogspot.pt/2017/01/o-coracao-conhece-o-segredo.html Os meus cumprimentos!

    ResponderExcluir
  15. Simone, adorei as dicas.
    Já estou seguindo o seu blog, poderia retribuir seguindo o meu?
    Beijos
    Palavras ao vento

    ResponderExcluir
  16. Que linda a Drocera capensis, muito linda! <3 Todas são lindas. Amei teu blog, muito fofo, seguindo já <3

    ResponderExcluir
  17. São lindas <3
    Deixei meu like no vídeo ;)

    https://ondeeufor.blogspot.com.br
    Beijinhos ᴾ♥

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Simone.
    Uma bela frase de hoje antes de jogar fora eu tento salva-la, achei muito linda a sua frase e foi um grande conselho também. Eu tenho aqui algumas morrendo, iria jogar fora, agora vou tentar salva-las. Admiro muito e seu grande amor pelas plantas. Uma linda semana. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  19. As flores estão simplesmente mágnificas, as tuas partilhas são sensacionais!

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  20. ai que lindas
    amei o post
    xoxo
    http://www.dosedeestrela.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Simone...dá jeito conhecer essas dicas para aproveitar! Bj

    ResponderExcluir
  22. Óptimas dicas :)
    É sempre bom tentar salvar antes de deitar fora! Muito bem!
    Um grande beijinho querida

    ResponderExcluir
  23. Oi, Simone!
    Passar por aqui é sempre uma oportunidade de aprender um pouco sobre como cuidar melhor das plantinhas.
    Um abraço,
    Sônia

    ResponderExcluir
  24. Suas plantinhas novas são lindas, tenho certeza que você vai cuidar com muito amor e carinho de cada uma delas! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  25. Oii lindaaa....
    Eu postei hoje fotos do meu jardim =)

    Beijinhos ♥
    *Blog Resenhas da Pam*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...