Menu

Image Map

domingo, 2 de abril de 2017

Cacto parodia.


   Bom dia pessoal!

  Com mais de 50 pétalas esta flor de cacto me surpreendeu tanto em forma como tamanho, a flor que nasceu de um tufo de pelos espinhentos na cor marrom, abriu e deu lugar a uma magnífica flor que não era esperada para um cacto que parecia ser tão pequeno, mas como eu não sei a idade dele, penso que estava em sua hora certa de florir.



  O estigma na cor vermelho se sobressai na flor que é amarelo tão delicado e forte ao mesmo tempo, que atraiu muitos polinizadores, pequenos mas valiosos. As pétalas são como seda ao bater do sol, e durou somente um dia, mas rendeu belas fotos.

  O cacto tem 4 centímetros de diâmetro, totalmente espinhento o que torna bem difícil o manuseio, tanto que não sei qual substrato ele está plantado, pois comprei ele e desde então ele está no mesmo substrato.
  É um cacto que tem características bem distintas com aréolas, e todo canelado formando um desenho geométrico perfeito visto de cima.  A propagação parece ser fácil, pois já conto com uma pequena muda na base da planta mãe, o que indica que ele forma colonia ao redor da planta mãe.  Porém pode ser também de sementes, tanto que minha flor foi polinizada e retirei um fruto com muitas sementes, que eu precipitadamente tirei antes de estar na hora certa, e deu fungos, ao deixar secar e não pude semear, perdi as sementes. Para mais informações de como semear sementes de cactos dê uma olhada nesta postagem aqui.

  Conferindo a postagem que indico acima, você pode aprender como fazer uma substrato para perfeita germinação de cactos.

  Esta floração foi em pleno verão, em que foi um período bem quente aqui no sul, o que indica que ele adora, inclusive incisão solar direta por até 4 horas, pois a bancada que ele estava apanhava sol durante a parte da tarde em que o sol é mais forte.  É importante os cactos apanharem sol, pois assim, não permanece água no substrato, a terra seca rapidamente, e a planta só absorve o necessário deixando o cacto com o sistema radicular seco maior parte do tempo, evitando também cochonilhas nas raízes que é uma praga que incorre bastante na minha coleção.

  Como fui precipitada em retirar o fruto antes da hora, pois percebi que o fruto havia rompido sozinho e parecia estar pronto para retira-lo, não vou retirar a mudinha que nasceu na base, deixarei até que venha ser adulto para então pensar em retirar ele, por enquanto o vaso comporta muito bem as duas mudas, pois também é um exemplar único da coleção.

  Como vocês podem ver na foto, a cobertura do solo foi feita com pedriscos brancos, que servem mesmo para enfeitar no caso deste cacto, pois não tem a função de deixar o solo úmido, percebi que ele gosta que o solo seque e assim está sendo perfeito para ele, por isso também a importância de tomar sol.

   Não sei ao certo a identificação deste cacto, de qualquer forma percebi muitas familiaridades com cacto parodia, mesmo assim deixo registrado minha dúvida.
Simone Felic.



Fruto rompido sozinho, que parecia estar no ponto certo para ser retirado da planta.
                                               Veja também! Fantasia e passeios.
                                                                      Beija flor.

                                                                     Visite o canal! 


26 comentários:

  1. Puxa, que grande mesmo essa flor! Linda e como alegram!Ótimo domingo! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. A flor ficou maior que o próprio cacto ! E linda que ela é !!!
    Beijocas e obrigado pelos conselhos sempre úteis !
    Anna

    ResponderExcluir
  3. Me encanta la floración de la parodia es enorme su flor y de color muy vistoso. Muchas gracias por todo lo que nos has contado. Besos

    ResponderExcluir
  4. Tão pequeno cacto e com uma flor enorme e bonita.Menina,fiquei admirada com a quantidade de plantinhas,com certeza um espaço preferido das borboletinhas.
    Beijos,bom domingo e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Que flor linda!
    Adoro plantas, apesar de neste momento, estar numa fase em que não tenho muitas em casa... mas adoro fotografá-las!
    Só hoje me dei conta de um amável comentário que a Simone teria deixado num post meu do ano passado... e que sem querer acabei deixando passar... pois na altura calhou num período de férias...
    Passando para agradecer... com meses de atraso... e já te seguindo... para não tornar a acontecer o mesmo... de perder você de vista...
    Beijinhos! Bom domingo!
    Ana

    ResponderExcluir
  6. Estamos em artandkits.blogspot.com se nos desejar visitar... e teríamos imenso prazer na sua presença, por lá nosso cantinho...
    Bjs
    Ana

    ResponderExcluir
  7. Bem diferente Simone!
    O seu espaço é lindo de viver.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  8. Hello, minha querida!
    Que coisa mais linda, obrigada pela bela postagem, grandes
    aprendizados!

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  9. Que linda Simone! obra prima da natureza! beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  10. Linda, porém perigosa pros desatentos ou crianças kkkkkk'

    Beijos 😘


    Venha conferir : https://youtu.be/KSLTDsH-VYY

    ResponderExcluir
  11. Parabéns é um lindo cacto e de uma flor espetacular, brindado todo o cuidado que você dispensa pra ele e para as demais plantas da sua coleção! Abraço!

    ResponderExcluir
  12. QUE LINDO SIMONE, NUNCA VI NENHUM IGUAL, BJS BOA SEMANA

    ResponderExcluir
  13. Quanta delicadeza, fiquei encantada com essa flor.
    Super bjks ♥
    CariocaBásica

    ResponderExcluir
  14. Oi Si, suas plantinas estão cada vez mais lindas, adorei a prateleira, elas são muito úteis pra gente que tem muitas plantinas, ah e esse cacto florido, adorei! Que lindo!
    Si, passei esses dias ausente, minha mãe ficou muito doente, começo de pneumonia e teve efeito colateral dos remédios, um sufoco, mas já está melhor e se recuperando, agora que vi sua perguntinha, sim, estou vendendo mudas, e minijardins, fazendo exposições (quando tem) e dando oficinas, e me preparando para montar e abrir uma loja de plantas aqui em casa mesmo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Ela é simplesmente maravilhosa, queria achar por aqui


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  16. Ei Simone
    Que maravilha esta flor amarela, nossa, perfeita.
    Adorei.
    Beijo, querida.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Simone.
    Que lindo amiga. Nunca vir uma tão linda. Um feliz mês de abril. Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Que flor mais linda Si e que bacana tuas prateleiras muito espaçosas!
    Beijoss
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Simone que linda a flor, a flor é maravilhosa, Simone tenha um ótimo final de semana bjs

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, Simone!
    Eu tenho este, mas o meu ainda não floriu. Acho incrível a delicadeza e tamanho das flores que esses "espinhudos" dão... rsrsrs. Às vezes, minha irmã (que tem uma coleção enorme) me mostra as flores dos dela.

    Abraços e Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...