Bom dia!!!
Visite o canal!
Uma preocupação que sempre deve ser levada em conta quando comprar uma planta é com certeza se ela é tóxica ou não, sem levar em conta a forma de cultivo e espécie da planta e o tempo que você vai dedicar a ela, pois a toxidade de uma planta pode trazer desagradáveis surpresas se não estiver atento.
Euphorbia aeruginosa. |
Pois seu animal ou também crianças podem levar a boca inocentemente, o que pode levar á uma grave intoxicação. Aqui em casa meu cachorro sempre come matinhos que nascem na brita e dias atrás percebi ele comendo salsinha, acreditam? Mas salsinha não é tóxica tá! Acho que ele tem paladar fino, mas já imaginou ele comer algo tóxico! Imagina o transtorno e o mal que iria causar á ele, então a muito tempo não tenho plantas que sejam tóxicas que ele possa alcançar como: Comigo ninguém pode, Bico de papagaio que são plantas bem presentes em nossas casas.
A intoxicação se dá pela ingestão ou contato pelas mucosas com qualquer parte da planta tóxica, dias atrás, pensei estar com uma reação alérgica na mão, ao ter contato com um cacto, mas depois de observar melhor, percebi que não foi uma reação alérgica, mas sim minúsculos espinhos que voaram na minha mão quando eu o manuseei.
O cacto é um Orelha de Mickey( Opuntia microdasys), o que aconteceu na verdade, foi que vários espinhos voaram na minha mão se fixando na pele e que a olho nu quase não se enxergava, ao contrário de uma planta tóxica, que ao manuseá-lo por exemplo: você pode ter contato com o látex tóxico, que provoca irritação na pele, olhos, então melhor ter cuidado ao manuseá-las.
Em todo caso acidental, seja em contato ou ingestão, procurar rapidamente uma unidade de saúde para o socorro mais rápido.
Em caso de ingestão é mais complicado, mas se for em forma de contato, lave bem a área e se dirija á um apronto socorro imediatamente. E não esqueça de falar o que resultou a alergia.
No caso da plantinha de hoje, ela é uma euphorbia aeruginosa que não provoca nenhuma tentação em come-la no meu cachorro, talvez por ser tão espinheta, seus longos espinhos são uma proteção até mesmo para que se torne uma planta tóxica mais fácil de ser cultivada, claro que os espinhos também machucam, mas o contato com o látex que ela tem só será um problema quando fazer estaquias para novas plantinhas, sua principal forma de propagação.
A maioria, se não for todas as euphorbias são tóxicas e o cuidado principal se dá á colecionadores que tem nesta família, uma grande variedade de espécies que se torna muito atrativa e muito vasta para complementar uma coleção.
E esta euphorbia em particular tem seu caule azulado, que pra mim é uma característica que gosto muito em meus cactos, como os cactos que tem espinhos que imitam pelos, que são uma preferencia minha, mas não se confunda, as euphorbias não são cactos.
É um gênero que também gosta de solo arenoso e também reserva água como os cactos, mas não são cactos.
Como outras plantas tóxicas, esta euphorbia solta um líquido leitoso ao ser cortada, cheguei a cortar um pouquinho dela, mas não tive contato com o leite, mesmo assim deve ter cuidado com esta e outras plantas que são da mesma família.
Simone Felic.
Visite o canal!
Veja também! Pra começar semana.
Esse é realmente um cuidado que precisamos ter .Podem ser bem perigosas para animaizinhos e crianças curiosas...! Lindo domingo pra ti! bjs, chica
ResponderExcluirUma excelente chamada de atenção, pois muitas vezes não tomamos em conta factores que são importantes na aquisição de plantas.
ResponderExcluirUm abraço e bom Domingo.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados
Há muita planta tóxica...pena é muitas vezes nem sabermos...ou não estar sinalizado...
ResponderExcluirBeijocas e boa semana !
Anna
Olá, pois é. Eu sempre que planto uma nova planta no jardim pesquiso para saber se é tóxica. Eu amo as anémona são lindas,eu tive mas são tóxicas.Ela n resistiu ao frio e eu não replantei. Bom Domingo, beijinhos
ResponderExcluirBoa tarde Simone
ResponderExcluirBem lembrado,na maioria das vezes vamos logo olhando a beleza,sem saber se pode trazer algo prejudicial.
Ótimo domingo e semana.Bjs
Hay que ir con mucho cuidado con las plantas tóxicas y más si pueden causar males a través de sus pinchos. Cuídate mucho, Simone.
ResponderExcluirBeijos.
Simone...nunca tinha pensado no assunto!
ResponderExcluirObrigada pela partilha...bj
Hello, minha querida!
ResponderExcluirPra quem tem criança e animais de estimação o cuidado é redobrado.
Gostei da postagem, obrigada pelas informações!
Beijinhos ♥
Lindo blog e ótimas informações.
ResponderExcluirGostei e estou seguindo.
Beijos Simone!
Oi Si, bt!
ResponderExcluirEu sempre tive cuidado com a comigo ninguém pode por causa do meu cachorrinho. Ele não gostava de comer plantinhas, mas mesmo assim eu tinha o maior cuidado. A estante com as plantas ficou linda!
Bjss amiga e que vcs tenham uma semana muito abencoada
minha gatinha nao pode me falhar por isso prefiro nem ter plantas em casa
ResponderExcluircomecei a seguir
me visita tambem por favor
http://sramliberdadenegra.com/
beijinho
Você e sua plantinha
ResponderExcluirMostram o grande perigo
Que há no costume antigo
De cultivo de uma linha
De plantas. Pois, advinha:
O infante é um amigo
Das plantas, e o bendigo.
Talvez por uma gavinha
De sua curiosidade
Põe na boca o que invade
O sangue como um tirano
Que sem remorsos invade
Uma pacata cidade
Causando perdas e dano.
Gostei da postagem e do espaço. Parabéns. Boa Páscoa. Laerte.
Olá Laerte
ExcluirObrigada pelo carinho do poema, gostei muito.
Abraço.
Não sabia que essa planta é toxica,sei de uma outra que é fatal para quem colocá-la na boca.
ResponderExcluirAdorei a sua explicação Simone.
Bjs-Carmen Lúcia.
Oi Si, e como existe plantas tóxicas! E nem sempre identificamos, por isso um bom motivo para se fazer uma postagem, aqui tenho várias, e sempre ficamos atentos, pois temos 2 cachorras, 1 gato e muitos mini coelhos, estes quando soltamos, são vigiados, mas é preciso muito cuidados dá no cultivo dessas plantinhas.
ResponderExcluirMinha mãe está bem melhor, obrigada amiga. Tudo de bom pra cê, viu.
Beijos
Oi Simone
ResponderExcluirTemos que ter muito cuidado. Ter plantinhas em casa é uma maravilha mas é preciso ter conhecimento na hora de escolher quais vamos cultivar para que não ocorra acidentes. Ótimas dicas e informações
Beijos e uma linda semana
Oi, Simone!
ExcluirEsse é cuidado que procuro ter, até me desfiz de um vaso com uma folhagem por conta do meu netinho de um ano, que tudo coloca na boca e que fica comigo todas as manhãs. Como moro em apartamento e o vaso ficava na sala, optei por dar e assim não correr o risco.
Bjs
Sônia
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQue maximo amiga não conhecia, mais amei a dica criança não pode
ResponderExcluirchega perto, tenha uma semana abençoada, obrigado pela visita.
Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM
Bom dia Simone.
ResponderExcluirUma excelente alerta. Pois pode causar graves situações as crianças e animais. Uma linda semana Santa. Enorme abraço.
Oiii Si que bacana saber um pouco mais sobre a planta tóxica, eu aqui tenho só o Comigo ninguém Pode peguei a muda em uma Cachoeira que fui a tempos ele cresce muito!
ResponderExcluirO Max é bem levado hein rs gosta de cavar o chão rs, eu adorei a ideia das tuas prateleiras deixou tudo muito organizado e a lona em cima é ótima mesmo pra proteger da chuva!
Beijossss boa semana
http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br
Amei seu post, muito informativo. Já conhecia a planta Comigo ninguém pode, não tinha ideia de que essa também era tóxica.
ResponderExcluirwww.kailagarcia.com
Muito importante o que li sobre as plantas tóxicas. Excelente chamada de atenção...
ResponderExcluirUma boa semana.
Beijos.
Nessas horas, todo cuidado é pouco, né?
ResponderExcluirBeijo!
Muito importante esta sua informação.
ResponderExcluirUm abraço.
É preciso cuidado...
ResponderExcluirEncontrei no meu jardim (ninguém plantou) uma planta toda espinhosa. Ela tinha espinhos no caule e também nas folhas!Tive que arrancá-la por causa dos cães, fiquei com medo de que eles se machucassem nela. Sem querer, acabei me espetando, e fiquei com a pele irritada e coçando.
Tenha uma Boa Páscoa!
Gostei de saber, é preciso ter cuidado. Minhas mãe tinha muitas plantas quando eu era criança e ela sempre me falava as que eu não podia tocar.
ResponderExcluirCharme-se
Ótimo lembrete, Simone!
ResponderExcluirÉ bom estar novamente por aqui...
Muita paz e uma feliz semana...
Abraços
Todo cuidado é pouco, né, Simone, com estas plantas tóxicas, tenho pavor.
ResponderExcluirBeijo.
É preciso ter muito cuidado, mas desde que isso aconteça é possível tê-la por perto. Ela é bastante bonita!
ResponderExcluirhttp://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/
Sempre tive esse cuidado, principalmente por causa da minha filha e da cachorra.
ResponderExcluirSuper bjks ♥
CariocaBásica
Minha cadelinha também come matinhos, sua rosa do deserto está linda...adorei seu cantinho! sempre cuidadosa com suas plantinhas .
ResponderExcluirparabéns! bjsssssssss
I think I have grown this cactus before. The spines are sharp. Be careful yeah. have a blessed day, Simone.
ResponderExcluirMUCHAS GRACIAS POR TUS CONSEJOS Y MUCHAS GRACIAS POR COMPARTIR TUS CONOCIMIENTOS.
ResponderExcluirABRAZOS
Nunca imaginaria que esse lindo é tóxico!Aqui tenho o máximo de cuidado por causa dos cães
ResponderExcluirBeijos!
EsmaltadasdaPatyDomingues
lo tendre en cuenta tus sabios consejos , desde mi blog de horas rotas un afecturoso saludo. jr.
ResponderExcluirPlantas tóxicas apesar de lindas
ResponderExcluirtem que ter cuidado.
Boa páscoa.
Abraços.
Todo cuidado é pouco, ótima a sua informação, Simone Feliz Páscoa bjs.
ResponderExcluirGostei de ler quando compro plantas nunca me lembro se são tóxicas ou não gosto e compro, mas a partir de agora vou começar a ter cuidado. Beijinhos Boa Páscoa
ResponderExcluirhttp://asreceitasdasisi.blogspot.pt/
Gostei muito do teu post. Eu sempre estou atenta ás plantas toxicas, os meus cachorros comem tudo! Feliz Páscoa Simone. Beijos
ResponderExcluirOlá Simone
ResponderExcluirfoi bom você fazer esse post
serve de alerta ! pois nem sempre atentamos para tal fato
seja por falta de conhecimento ou por esquecimento
Certa vez esqueci da toxicidade da comigo ninguem pode
Ganhei um vaso de uma aluna e era ornamental
com o tempo ficou mirrada cheia de pulgoes brancos e eu fui
lava-la na torneira do tanque. Pra quê !!!
minhas mãos ficaram avermelhadas e eu senti falta de respiração
como estava sozinha em casa e era de noite, rapidinho veio um pânico
me acalmei lavei as maos várias vezes , sequei bem e tomei bastante água.
Passou ! mas a plantinha mirrada foi para o lixo na mesma hora. Senti muito !
bjs
Não sabia da toxicidade dessa planta, muito bom o alerta, quem tem criança precisa ter muito cuidado, os animais também. Parabéns pela informação.
ResponderExcluirAbraços
boa noite Simone! Estou aqui para retribuir sua visita e agradecer por seguir meu cantinho, Amei o seu e já estou ficando. muito boa sua postagem, uma alerta muito importante. devemos sim, ter conhecimento das plantas que cultivamos, para que não aconteça algo ruim com crianças, animais. Parabéns! Abraços, uma semana abençoada.
ResponderExcluirBoa noite
ExcluirBom dia Simone! Passando para lhe deixar um abraço e falar mais uma vez que essa postagem sua tem um teor de alerta muito importante.
ResponderExcluirAbraços