Menu

Image Map

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Cuidado com o esterco animal.

Bom dia pessoal!                                                    



    Já faz muito tempo que faço uso do esterco equino e posso dizer que é um excelente esterco (fertilizante) para horta e plantas ornamentais. Usado de forma responsável suas plantas só se beneficiarão dos benefícios que ele proporciona para as plantas, mesmo assim quero deixar claro que faço sim uso de adubos químicos.


  Com o passar do tempo fui percebendo o quanto ele é benéfico para as plantas, que crescem mais saudáveis e com um ritmo natural sem desfrear seu crescimento, pois o acréscimo exagerado de adubo seja de qualquer forma em longo prazo prejudica suas plantinhas, que crescerão mais fracas e suscetíveis á doenças e pragas.

  Sempre tenho acesso ao adubo através de meu sogro que tem cavalo e sempre está com uma mistura de serragem que torna o serviço de limpeza da cocheira mais fácil e também muito benéfico para as plantas, pois apodrece juntamente com as fezes.

  O adubo orgânico é muito usado á muitos anos e não vem de hoje o emprego na horta, mas o que muitos não sabem é que o esterco, seja de galinha, cavalo, gado etc. deve ser bem curtido.

  E então você me pergunta o que é curtir? Simplesmente é deixa-lo ao ar livre para que aconteça o processo de curtir (apodrecer), pois o uso imediato dele nas plantas causa queimaduras e leva as plantas á morte.

  E como saber se ele está curtido, então aí vai a dica: se o esterco ainda soltar cheiro, é porque ele ainda não está curtido, “esterco curtido não solta cheiro ao utiliza-lo.”

  O uso de fertilizantes orgânicos ajuda na biodiversidade do solo, como fungos que provém da putrefação do esterco, fator que ajuda muito no crescimento saudável das plantas.  Sem contar no perigo que e o uso desenfreado de fertilizantes químicos em todos os países inclusive no Brasil, que causam poluição ao meio ambiente, em rios e lençóis freáticos quando penetram no solo.

 Então fica a dica para quem quiser aproveitar ao máximo o uso do esterco animal nas plantas, que é muito melhor que os de origem industrial, cuidando para que estejam curtidos ao serem utilizados, lembrando que não podem soltar mau odor.

15 comentários:

  1. Ando precisando adubar minhas plantinhas...

    ResponderExcluir
  2. E vale mais de menos que demais !!!!
    Beijocas e obrigada pelos conselhos !
    Bom fim de semana !
    Anna

    ResponderExcluir
  3. Meu marido usa bastante esterco nas plantinhas dele...vou falar pra ele!!

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  4. Gostei das dicas nunca ponho nada nas minhas plantas. Beijinhos bom fim de semana.
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Aqui não usamos estercos Simone,mas nossas plantinhas são bem cuidadas.rs
    Obrigada por compartilhar.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  6. Oi Simone
    Sei bem a importância do esterco para as plantas, já utilizei muito no meu jardim, mas ultimamente tá difícil achar esterco bovino por aqui.
    Meu cunhado tem um sítio, lá ele não utiliza esterco, ele não gosta, ele fala que ele traz junto muitas ervas daninhas.
    Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade trás sim, mas vou arrancando a medida que nascem, por isso
      sempre uso o esterco equino quando acaba meu Humus.
      Bjs

      Excluir
  7. Oi Si, o esterco tá meio difícil por aqui, então uso mais o húmus de minhoca, adubo vegetal, pó de osso, torta de mamona na minha horta. mas o esterco de gado, que é o que mais usava, é muito recomendado pra hortas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vcs estao em sp...temos muito esterco de cavalo para doar, so q precisa retirar

      Excluir
  8. Já usei muito na minha horta mas atualmente está muito difícil de conseguir então uso adubo vegetal e húmus que produzo no quintal através da compostagem
    Beijos e uma semana abençoada

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Simone. Preciosas dicas! Difícil é conseguir esterco, mas, de vez em quando, algum vizinho nos vende! Bjsssss

    ResponderExcluir
  10. É sempre excelente lê-la porque as suas dicas são muito importantes para quem gosta de plantas como eu.
    Uma boa semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. É um ótimo tipo de adubo, pena que aqui eu não tenho acesso


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  12. Realmente é uma forma bem natural e saudável de adubo... para quem tem essa possibilidade!
    Adorei o video... fiquei encantada com a diversidade dos pequenos cactinhos!
    Bjs
    Ana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...