Menu

Image Map

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Flores de maio.

  Bom dia pessoal!

  Esta cactácea de comportamento epífito é nativa de nossa floresta atlântica, tanto suas folhas quanto as flores tem valor ornamental e é bastante comum encontrar inúmeras variedades de cores tanto em floriculturas, gardens centers e em hipermercados.









  O cultivo é relativamente fácil se seguir algumas dicas que vou passar a seguir como: boa iluminação, que deve apanhar pelo menos alguns raios solares, ou seja, sol filtrado ou iluminação que seja brilhante, sempre visando uma luminosidade que imite ao de uma floresta, pois em seu habitat ela vive presa á árvores com pouca incisão de sol direto e muita circulação de ar.

  Por isso o indicado será o sol pleno da manhã que ela adora.

  O substrato sempre deve ter uma mistura rica em matéria orgânica como húmus, para que a planta tenha nutrientes por um breve período de tempo até que venha a ser necessário a aplicação de NPK líquido que é mais fácil e rápido para a planta absorver, lembrando que o NPK eu particularmente só vez no mês sem ser também uma regra.

  Talvez por isso minhas plantas sempre floresçam atrasadas, pois como chamamos de flor de maio, as minhas estão mais para flores de junho, mas é perfeitamente mal.

  O que não é normal, é não florirem, que então indicará uma falta de nutrientes para a floração como fósforo.

  Se apodrecerem, indica que está recebendo rega demais e a planta não está em um substrato que seque rapidamente, ficando muito tempo encharcada, pois o indicado é leve umidade.

  Por isso, cuidado com as regas, no verão uma vez na semana ou dependendo a temperatura duas vezes, e no inverno também uma vez, mas somente alguns mililitros de água para que só umedeça o solo e que nem chegue a vazar do pote. 

  Na minha coleção conto com três cores; pink, rosa e creme, o da cor branco eu tentei salvar das cochonilhas mas a cada semana uma estaca morreu. Cuidado também com vasos muito grandes que o substrato fique molhado por muito tempo, então o melhor é vasos que não sejam tão fundos.

  Depois da floração, ela fica mais fraca ficando murcha, é é normal da planta ficar assim.

  Sua multiplicação se dá através de estacas que na minha opinião é mais fácil e também por sementes, mas não aconselho, poie´s é tão fácil conseguir mudas  de estacas que a semeadura fica mesmo para matar a curiosidade de ver todo processo que planta passa desde a germinação.

  Confiram o vídeo que fiz mostrando as minhas em plena floração e que as abelhas cachorras estavam cortando, elas sempre são personagens bem presentes em minhas flores.
Simone Felic.


Veja também! Laços de cetim.

26 comentários:

  1. Olá! Amei saber que podem ir a arvores. Tenho muitas em vasos, vou tentar colocar nas minhas arvores tb! beijos

    ResponderExcluir
  2. Querida Simone
    Ao ver o seu vídeo, de que muito gostei, reparei que lá andava uma borboleta. Eu moro na cidade e, na minha varanda, já não há mais espaço para plantas e, talvez por isso, também sou visitada por borboletas.É uma sensação fantástica.
    As suas flores são lindíssimas e com belas cores.
    Obrigada por todas as suas explicações.
    Bom fim de semana.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma cor de rosa que já tem 24 anos !!!!!
    Bjs e bom fim de semana !
    Anna

    ResponderExcluir
  4. São lindas e eu gostei da rosinha clara...que delicada!!

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  5. eu ando penando com elas aqui. trouxe de uma casa onde eram lindas e abundantes e elas sofreram um pouco em apartamento. mas agora estão se readaptando finalmente. amo essa planta. amei o post. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  6. Olá Simone
    Amoooooo flor de maio!!!!
    As minhas são rosas sou apaixonada por elas 😍😍
    As suas estão magníficas.
    Adoro suas dicas, verdadeiras aulas, sempre aprendo muito por aqui.
    Vou anotar no meu caderninho de jardinagem.
    Obrigada por compartilhar
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá,todas lindas Simone,as cores são apaixonantes. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Que lindas são Si eu fiquei encantada por ter cores diferentes!
    Beijoss
    http://www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Si, bt!
    Eu acho a flor de maio linda. Na casa da minha avó tinha umas maravilhosas. Saudade!
    Bjsss amiga e um belo FDS p/vcs

    ResponderExcluir
  10. Que lindas elas! Já quero aqui em casa!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Olá, querida Simone!
    Que coisa mais linda essa postagem, amo flores!

    Beijos, ótimo findes! ♥

    ResponderExcluir
  12. Olá Simone, lindas fotos, tô sentindo o perfume daqui. Um xeru!

    Sandra
    https://pedacinhobysandra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, Simone, que lindas flores das tuas plantinhas.
    Bon final de semana! Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Una maravilla estas flores, me encantan!
    Beijos, Simone.

    ResponderExcluir
  15. Cuidar das plantas é realmente um dom de Deus.
    Beijos Simone!

    ResponderExcluir
  16. Maravillosas floraciones las que nos muestras. Un saludo desde Plantukis

    ResponderExcluir
  17. Maravilhosa e delicada flor.
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Lindas :)
    Sempre bonitas as suas plantinhas e sempre bem cuidadas!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  19. Ei Simone
    São muito lindas as flores de maio, e muito delicadas.
    Beijo

    ResponderExcluir
  20. As minhas estão tão lindas, já quero outras cores


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  21. São flores de muita beleza e valor, parabéns! Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Já tive vermelhas, numa marquise aqui de casa... não tinha ideia, de que elas não apreciam bastante sol... sempre a aprender por aqui...
    Estão lindas, as suas! Beijinhos! Feliz semana!
    Ana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...