Menu

Image Map

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Florações de cacto da coleção com detalhes gerais.



Bom dia pessoal!

  Cactos são pra mim uma família de plantas instigantes e belas ao mesmo tempo, mesmo tendo um visual um tanto agressivo, formatos interessantes que variam de tamanhos e formatos desde os colunares aos cilíndricos, a variedade imensa e apaixonante.


  O que muitos não sabem, é que esta família compreende também árvores e arbustos que á um primeiro olhar nos passe despercebido que é um cacto, pois sempre temos em mente que cacto é espinhento, comprido ou redondo, mas esta família surpreende em seus mais de 150 gêneros.

  Outra coisa importante a ressaltar é a importância de não confundi-los com a família das euforbiáceas como esta da foto abaixo.

  Ornamentais e super na moda eles estão presentes em nosso cotidiano como plantas ornamentais usadas em coleções, mas também servem para alimentação de bovinos em épocas de seca em nosso nordeste, o que facilita muito a criação de bovinos, sem que produtores tenham perdas na produção.

  A palmeira forrageira (opuntia fícus indica) nativa do México, mas muito difundida aqui no Brasil é muito usada com a finalidade de alimentação animal no nordeste brasileiro, é uma cactácea com palmas do formato de raquete que crescem bastante em média até 3 metros, com frutificação amarela e flores também da mesma cor.

  Também é bem comum avista-la aqui no sul do Brasil, sendo uma planta que se adapta também ao frio.

  A opuntia também é bastante usada no México como alimento humano, sendo rico alimento que pode ser empregado em vários tipos de receitas retirando as palmas mais jovens e macias, fazendo a limpeza dos espinhos, podendo ser usada em refogados.

  Outro cacto bastante interessante é o peyote que tem efeitos alucinógenos quando ingerido, muito usado por indígenas tanto do México como Estados Unidos.

  Deixando um pouco de lado as curiosidades e se atendo ao cultivo, vou passar aqui o cultivo para lugares frios, que é o meu caso, ou seria o caso dos meus cactos? Kkkkk.

  Eu acho muito bom quando você tem um hobby como este de cultivar cactos e está em um local em que a temperatura seja constante acima dos 18 graus, pois assim não precisará ter estes cuidados que eu tenho em minha coleção, então se você mora em uma cidade que a temperatura e clima sejam mais de 18 e sol maior parte do ano, estas dicas não são para seus cactos.

  Aqui o inverno já foi rigoroso, mas ultimamente tem tido picos de muito frio com temperatura de 5 graus acima de zero no inverno e dentro de dois a três dias esquenta chegando a 18 graus, e os cactos sentem muito esta variação, pois com os picos de um dia para o outro o clima esfria e esquenta freneticamente.

  Tenho observado que os cactos estão se dando super bem com uma rega de quase 20 dias de intervalo, e quando á uma nova variação de temperatura, esquentado, eu deixo esta temperatura se estabelecer por uma semana para que eu possa fazer uma rega semanal, adubação é nula e sol é pleno, se vocês não assistiram ao vídeo no canal, confiram como ficou a prateleira no antigo lugar.
  Pois agora que eles estão apanhando sol em um novo lugar e estão prosperando muito.

  E abaixo eu selecionei fotos de flores dos cactos da minha coleção que floresceram este ano.
  Simone Felic.








Confira também o canal clicando no ícone vermelho á sua direita na lateral do blog.


10 comentários:

  1. Linda essa floração Simone!
    Bjs e uma ótima semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Os cactos são plantas de contraste !
    Bjs e bom fim de semana !
    Anna

    ResponderExcluir
  3. Confesso que tenho essa mania de chamar tudo que tem espinhos (exceto roseiras) de cactos.

    ResponderExcluir
  4. Que coisinhas espinhosas mais lindas cheira de flores, amei!!!!! Adoro quando eles resolvem florir, acho incrível esse contraste de espinhos e flores.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Espectaculares las floraciones de estas Mammillarias y Euphorbia ¡se ven muy lindas!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Que bonitos. Adoro cactos :)

    Hoje, um pequeno texto:[ Enquanto deslumbrava o meu imaginário, naquele banco, agora vazio.] https://brincandocomaspalavrass.blogspot.pt/

    Bjos
    Noite feliz

    ResponderExcluir
  7. Aprendo sempre imensas coisas com o que escreve aqui. Os cactos são muito bonitos.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, colega Simone!
    Lindas imagens, amo cactos e suculentas. :)
    Ei, moça!
    Tem postagem novinha lá no meu cantinho. Passe lá para conferir, você vai achar bem legal.
    Ficarei feliz com sua simpática visita e comentário, sempre tão gentis.
    Te desejo uma linda nova semana.
    Abração pra você! :)

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Simone, uma incrível coleção de cactos; uma maravilha mesmo! Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...