Menu

Image Map

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Relatório do jardim com floração da mammillaria bocasana.



                                                                 Bom dia pessoal!

Apelidei de PG mas se chama tesourinha.

  A uns meses atrás eu fiz um vídeo mostrando uma praga que encontrei em um cacto, e para minha surpresa se formava um leve véu e pequenas bichinhos que não sei ao certo se era lagarta ou vermes, credo!Só sei que elas são danadas e vão comendo o cacto de fora para dentro sem dó nem piedade.

  O jeito foi cortar o cacto que saudável como estava logo se recuperou, mas agora já dei jeito de jogar a terra fora e replanta-lo retirando as novas mudinhas, o vaso ficou incrível.

  Opinaram lá canal que era lagarta, e como fiquei encucada, comecei a olhar mais atentamente para minhas plantinhas e achei várias com ovinhos de borboleta e até asas de uma no cereus tetragonus. 
  Então ficando mais de olho do que nunca nas plantinhas eu percebi o bichinho que estava fazendo aquele estrago todo, era a tesourinha, mas não achei nenhum adulto era as ninfas que estava fazendo isto, elas roem o cacto todinho por dentro.

  Eu não entendo o porque destas ninfas estarem fazendo este estrago todo, pois elas são predadoras de insetos que são inimigos naturais das plantas, então deveriam ser amigas, assistam aos vídeos que falo delas, em um deles, eu gravei a hora por acaso de um correndo no vaso para se esconder na terra.

  De qualquer forma como foi muito cactos atacados pelas danadas ninfas eu passei Diasitop para parar a infestação que eu suponho ter acontecido pela falta de alimento para eles.

  E as borboletas como sempre também estão a toda por aqui, enchendo de ovinhos.

  O jeito é vigiar e retirar os ovinhos de borboletas antes que venham eclodir para evitar dissabores, pois as borboletas também estão por aqui depositando ovinhos, querendo ou não é o jeitinho das borboletas virem ao mundo nos agraciar com seus belos voos. E o PG (tesourinha)que também quer seu lugar ao sol, estou retirando as teias e alguns PGs na catação manual e aplicando um defensivo bastante forte para matar as pequenas larvas que se chama Diasitop e que não indico á ninguém usar, mas o caso se tornou crítico pois achei mais de quatro vasos com os PGs.

  Outra novidade, um dos cactos do antigo mini jardim morreu, quem não viu o vídeo corre lá na page do blog no Facebook que este vídeo está somente disponível lá, e outro se recupera muito lentamente, para minha tristeza, deu uma dó, pois sua flor era muito linda, grande e rosa.

  Mesmo assim muitos cactos estão dando flor para minha alegria, e o cantinho está cheio de belas borboletas visitantes, já avistei beija-flores e muitas especies de abelhas também, em que está a metida abelha cachorra que insiste em cortar os botões florais, uma seguidora do canal, a Cristiane R me deu uma dica de misturar colosso que mata carrapato com óleo de citronela, pois estas danadas estavam atacando o maracujazeiro dela, então fica aí a dica para nós, obrigada Cris, mas confesso que ainda não tive tempo de testar e já falo porque.

  Desde que comecei a coleção, os vasos não eram replantados e muita coisa cresceu e alguns estão sentindo a falta de um substrato novo, e como chegou a primavera eu estou tendo bastante trabalho em replantar tantos vasos, que a cada um vaso vira três ou quatro, e a solução foi dar muitas mudas para minha irmã que tem floricultura e também o site que vocês podem conferir AQUI. Lá
vocês podem conferir várias espécies de carnívoras, mas o que muita gente não sabe é que eles vendem também substrato e também cactos e suculentas a preço super acessível.

  Semeei sementes de zinia dobrada que germinaram e estão lindas, vamos ver as flores futuramente, germinaram em três dias o que achei super rápido e o berço de folhinhas está cheio de mudinhas que vou colocar em vasos individuais.
  Simone Felic.
É incrível o dano que ele fez, provavelmente por falta de alimento.


Esta é uma foto mais próxima do PG que consegui tirar, é a ninfa da tesourinha.

Este é o bichinho PG que estava roendo meu cacto(tesourinha).
Mudinhas de zinia.

Mudinhas de zínia ao redor do meu alecrim, espero um belo efeito, pois não pretendo tira-las daí.


  Meus cleistocactus winteri deram um certo trabalho, tive de por a mão na massa sem medo mas com algumas artimanhas para poder replanta-los, um deles tive de prender com um maço de revistas e o outro coloquei uma pedra, pois não queria ficar na terra de jeito nenhum.
  E o meu companheiro que a cada replante eu tenho que fazer um carinho senão aguenta coração no outro dia, pois ele cava só para fazer birra.

Adicionei adubo para floração em grânulos, não notem minha colher, aqui é assim mesmo, tudo é reaproveitado.
Mortes são inevitáveis, ainda mais que algumas tempestades já aconteceram por aqui e a prateleira de vidro apanha chuva.
As flores da Kalanchoe tomentosa chocolate soldier deu muitas sementes que se parece um pó.
Como eu não tenho tempo de postar tudo em tempo real, esta semeadura que vocês podem ver feita em agosto da echeveria pulidonis estão germinadas e a passos de tartaruga estão crescendo, mas do jeito delas, acho que já falei que não tenho muita paciência de esperar, mas tem sido uma grande lição, saber que não tenho poder sobre tudo. 
Sementes da echeveria pulidonis em nova semeadura, super empolgada.

Esta mini estufa eu fiz para germinar as sementes de mammillaria longimama.
   Nesta mini estufa acima são sementes de mammillária longimmama que eu mostrei no canal, e só germinou uma, acho que as outras não vão germinar, e resolvi colocar algumas folhinhas da suculenta sedum pachyphyllum que é muito difícil de nascer mudinhas desta forma e nasceu duas mudinhas deste sedum, espero que prosperem, será uma lição de paciência pra mim.
   E abaixo nesta outra mini estufa tem dois pratinhos de vaso que eu coloquei sementes de echeveria e que germinaram a um mês mas está muito difícil de crescerem terei de dar um fertilizante pra elas pois estão somente na areia.


  Estas plantinhas aí em baixo também foram replantadas, neste vaso tem uma pitaya, o Notocactus leninghausii e o gyminocalicium horstii. Este vaso ganhei da minha mãe que não queria mais, então eu replantei todos individualmente menos a pitaya, que cresce demais e eu não gosto.

E como achei esta foto do meu grandão, resolvi postar.
 E para deixar o post um pouco florido as novas florações da minha mammillaria bocasana.
 Simone Felic.

As flores são bem delicadas e duram uns 5 dias.
Veja também: Segredos de um cacto.


11 comentários:

  1. Impressionante os danos que uns bichinhos tão pequenos podem causar.. Que bom que terminaste mostrando as flor5es lindas! bjs, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. O que vale é você estar atenta !!!
    Bom fim de semana no meio das suas lindas plantas !
    Anna !
    Anna

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Simone!
    Não estive mais aqui,pois achei que seu blog não estava mais com comentários.
    Desculpa amiga pela minha falha.
    Amo suas plantinhas e suas dicas.
    Bjs e um lindo final de semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  4. Querida Simone
    As plantas dão muito trabalho, mas é uma alegria vê-las crescer e, sobretudo, florirem.
    Obrigada pelas dicas.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  5. Olá Simone, eu tinha um cacto desse, mas morreu a algum tempo, mas pretendo comprar outro desse porque é muito fofinho. Um xeru!

    Sandra
    http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Simone
    Conheço essas "tesourinhas" nunca imaginei que elas faziam esse estrago nas plantinhas :(
    Que lindas as flores desse cacto!
    De uma tonalidade pink maravilinda <3
    Ótimo fds pra ti
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
  7. La de cuidados que se requieren para todas y cada una de las plantas del jardín, unas con "tijeras", otras que no sobreviven y otras que se pueden conseguir con esquejes o semillas, es una evolución incesante y maravillosa.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Gosto do amor com que trata as suas plantas.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Os cuidados que você oferece as plantinhas dão resultados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Si, fico vendo seus cuidados e começo a rir, como somos parecidas, nós cultivadores de cactos e suculentas, sempre cuidando,observado, sujando as unhas, aproveitado nossas colheres, rss, e também o prazer e alegria de fazer esse "trabalho", achei lindo o cacto mammillaria florido.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fatima
      Fico feliz de vc estar conferindo o canal, é totalmente amador, mas estou fazendo os vídeos com carinho.É tão bom sujar as mãos, eu ador, as vezes as unhas estão todas pintadinhas e quando vou ver estão lascando e o esmalte pela metade da unha.
      Bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...