Hoje aproveitei o dia para jardinar, por aqui deu alguns dias de chuva e quando o sol dava o ar da graça tenho as tarefas de casa que não posso deixar de lado, tem dado muitos dias nublados mesmo quando não chove, é até triste não ver o sol.
Tenho que arrancar algumas ervas daninhas que estão ficando bem grandinhas por aqui e uma é esta que é um bom remédio para os rins,chamamos por quebra-pedra por ser diurético, agora não sei se leva este nome por ajudar os rins tomando o chá ou por que nasce em meio a brita (pedras), é invasora e se alastra com muita facilidade se não a conter eu já tomei o chá e faz muito bem (aprovado).
O dia ensolarado contribuiu para retirar folhas secas que com inverno aumenta, as plantas ficam feias e precisam daquela limpeza, já que no inverno elas entram em dormência faz parte da vidinha delas.
Como tem chovido regularmente por aqui, rega-las não tem sido minha preocupação já que a água da chuva é bem vinda por não ter nenhuma adição de agentes purificantes na água que temos da rede.
Muito antigamente eu regava as plantas com água que eu coletava da chuva e água do poço mas com as crises de coluna cada vez mais frequentes que tenho tido está inviável carregar peso, tenho que me resguardar o máximo possível para não ter nenhuma crise.
Mas mantendo o foco as folhas secas são as grandes amigas das lesmas , são esconderijos perfeitos para elas e outros bichinhos peçonhentos para as plantas então a importância de se manter o jardim limpo.
Outra plantinha que serve como bordadura e umidade é a onda do mar, ela também precisa ser contida pois se alastra com muita facilidade, eu adoro ela, tem seu charme.
E com a limpeza também fotografei esta daninha que achei uma graça, percebo o quanto todos os seres são benéficos de certa forma, todos tem sua beleza e também seus defeitos, mas todos estão inseridos em um contexto e todos com sua contribuição o que não significa que não tenham defeitos assim como as plantinhas que mostrei neste post, mesmo tendo seu valor ornamental podem ser consideradas invasoras, e outras além de valor ornamental tem valor medicinal, a cada vez que me aprofundo neste mundo da flora, me apaixono ainda mais por elas.
Quero saber mais, estudar mais,coletar exemplares fotografar e conhecer ainda mais.
Tenho aprendido muitas coisas que vou levar para minha vida toda,e uma delas é a paciência, saber esperar a semente germinar, crescer, completando todo seu ciclo para mim é apaixonante e cativante e triste por muitas vezes, por não ter com quem dividir esta paixão.
Mas sei que muitos lerão e se identificarão então lembre-se de fazer o que te faz bem, não por moda nem por imposição, mas por amor e prazer, então tudo ficará mais florido ou gostoso , e você com certeza vai ser autêntico e será você, um você único.
Fico por aqui deixando meu carinho a meus amigo(as)
Simone felic
Veja também! Torênia.
Boa noite Simone! Amei o post, cada plantinha tem lá sua serventia não é!? Mesmo que seja uma daninha! O quebra-pedra é um ótimo remédio, meu irmão já fez uso dele! Como sempre aprendo muito com vc querida! Desejo uma noite de bençãos em sua vida! Bons sonhos e um lindo amanhecer!
ResponderExcluirNão sabia que eram remédios para os rins '0'
ResponderExcluirAdorei o post! Beijos, www.nossomosmoda.com
Boa noite Simone! Vivo nesse dilema também; as vezes percebo que uma planta que está a crescer no meu jardim é daninha, mas quando não a conheço, deixo crescer para conhecê-la melhor. com isso tenho algumas que já viraram destaque em vasos e ainda já até me pediram mudas das mesmas. Parabéns pelo post, é praticamente impossível ler suas postagens sem que aprendo muitas coisas...
ResponderExcluirSempre bom passar aqui.Sempre aprendemos! bjs, tudo de bom,chica
ResponderExcluirMinha mãe sempre usava esse chÁ D EQUEBRA PEDRAS!
ResponderExcluirAQUI ESTÁ MUITO FRIO E AS PLNTAS LÁ NO MATO FICAM MEIO FEINHAS POR CAUSA DOS FORTES VENTOS.
pRECISO DE SOL COMO ELAS PARA PODER ME FORTALECER...KKKK NÃO GOSTO DE FRIO NEM TEMPO NUBLADO1 BJSSS
Eu também , me dá uma tristeza!
Excluirbjs
Oi Si!!!
ResponderExcluirGostei de ver a sua animação!!!
Eu tb estou jardinando por aqui!!!
Ontem criei coragem, para retirar mudas de uma Vanda que eu tenho!! Foi o maior trabalhão!!!
Dá uma satisfação depois, não é? Rsrsrs!!!
Bjos, amiga!!!
Fica tão bonito e limpinho além de ser uma prazer.
Excluirbjs
Oi Simone, nesta semana retirei muito dessas plantinhas invasoras quebra pedra. Dá uma dó retirá-las mas, eram muitas. E elas crescem muito ! Também retirei folhas secas e podamos as lantanas amarelas.
ResponderExcluirTenho aprendido muito aqui no seu blog sobre as plantas.
Tudo de bom,bjssss
Que bom saber, o que aprendo estou sempre compartilhando.
Excluirbjs
Olá minha querida!
ResponderExcluirCuidar da casa, família e ainda do jardim é muita tarefa, mas é gratificante não é?
Um grande beijo, fique com as bençãos de Deus! ♥
É sim muito gratificante tudo feito com bom grado e amor.
Excluirbjs
Esses dias fiz um limpa tbm,estava cheio de intrusas,mas tiro com muita dó
ResponderExcluirBjus
Lih
Bom dia Simone
ResponderExcluirGosto muito de aprender com você amiga pena que não me sobra muito tempo para a jardinagem mas procuro dar uma atenção para as minhas amadas plantinhas e as suas dicas são valiosas
Um dia abençoado
Beijos
Um jardim dá sempre trabalho mas também muita alegria !!!!
ResponderExcluirUma beijoca !
Sua amiga Anna
Cierto, Simone, la jardinería aporta relajación y esa sensación de estar en contacto con la naturaleza, viendo crecer una planta poco a poco, cuidándola con mimo y cariño y eso siempre nos enseña cosas buenas.
ResponderExcluirUn beso mu grande.
Olá amiga!
ResponderExcluirEu também já tomei chá de Quebra Pedra, é muito bom pra infecção urinária, já ouvi dizer que o nome é porque ele nasce entre as pedras, mas quem sofre de insuficiência renal não deve toma-lo, pois é diurético.
Beijos... Fátima.
Aqui ele nasce aos montes, quando se trata de uma infecção leve
Excluirum chásinho dá conta , mesmo assim não substitui um médico,
Obrigado pela dica.
bjs
Pois é Simone, concordo plenamente que ao cuidarmos e apreciarmos as plantas elas nos transformam bastante. Aprendemos a ser mais pacientes, perseverantes e meticulosos, para além de muitas outras lições que elas nos dão. Tem aí umas "daninhas" muito bonitas, que formam um tapete extraordinário. Também aprendemos que mesmo essas têm um lugar importante nos ecossistemas e que nada acontece por acaso.
ResponderExcluirAbraço
Tudo e todos formamos um todo que não deve ser ignorado, obrigado.
Excluirabraço.
A minha mãe tomava muito o cha de quebra pedra.... perfeito postBeijokas otima semana
ResponderExcluirhttp://www.estilopropriobysir.com
Oi Simone,vejo tanta dedicação em você com suas plantinhas e
ResponderExcluircuidá-las de uma forma especial que dá uma vontade imensa de plantar,pena
que eu não tenha local adequado,mas mesmo assim procuro ter algumas que alegram
a minha varanda.
bjs-Carmen Lúcia.
Oi Simone,
ResponderExcluirQuanto amor pelas plantinhas, você é igual a minha falecida mãe, onde colocava a mão tudo floria e encantava.
Beijo
Um delícia visitar o teu blogue e poder ver toda a beleza que transmites com as tuas fotografias. Adoro! Sente-se que tudo é feito com paixão e muito amor :)
ResponderExcluirhttp://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/
Belas fotos!
ResponderExcluirSempre aprendendo!
As plantas exigem muita da nossa atenção e por aqui são tantos os cuidados...e ainda a erva que incomoda imenso...que eu ando estouradinha!
Bj amigo
Essas ervas daninhas sempre teimam em aparecer, né? Aqui em casa também é assim.
ResponderExcluirBjo!
http://cristadelicada.blogspot.com.br/
I have another tradescantia that is more maroon in colour growing in one of the pots to cover the soil/base of a shrub. They can really grow even with little soil. When they trail downwards, I see them rooting in even some debris. Love this plant and if I grow it alone in one pot, it will look amazing! Have a blessed weekend :-)
ResponderExcluirQuerida Simone até as ervas daninhas tem a sua beleza. Mas que dão trabalho dão né? Tomei muito chá de quebra pedra quando menina, realmente é muito bom. Gostei muito do seu post sempre tão explicativo e útil. Beijinhos, ótimo final de semana
ResponderExcluirIsso mesmo, SImone, a paciência é uma das maiores virtudes. Também tenho me exercitado muito para adquiri-la. A vida vai nos ensinando.
ResponderExcluirLindas plantinhas!
Bj,
Lylia
lindo poster, Simone, para tudo na vida precisamos exercer a paciência. Um Belo e maravilhoso final de semana para ti. Bjs
ResponderExcluirA gratidão é a memória do coração!
ResponderExcluirObrigada querida, pela sua amizade carinhosa, fico feliz
em saber que em algum lugar desse mundo você existe, e
agradeço a Deus pela sua atenção sempre presente e amável!
Um grande abraço, Marie.
Oi Simone... ja tinha ouvido falar do quebra pedra como chá, mas não sabia que era erva daninha!
ResponderExcluirVocê falou tudo: temos que fazer o que nos faz bem!! :D
Beijinhos!
SE NOTA QUE ERES MUY EXPERTA EN EL TEMA DE LAS PLANTAS. GRACIAS POR CUIDAR LAS PLANTAS.
ResponderExcluirABRAZOS
Oi Simone, é a Vi, aqui estou podando as arvores,essa é a época ideal.
ResponderExcluirTambém tenho problemas com as lesmas, tenho que "caçar" elas a noite, depois das 22 horas.. não é nada agradável.
Boa sorte com seu trabalho, beijos,Vi
Oi Simone !Lindo post, estou com um novo blog te convido a conhecer o outro eu exclui.
ResponderExcluirOtimo final de semana.
http://ladymaregina.blogspot.com.br
Ta ai minha linda amiga quem cuida tem
ResponderExcluirsempre as maravilhas pra mostrar elogios pelo trabalho e as
lindas flores
Bom domingo e um começo de
semana cheio de muita Paz
└──●► *Rita!!
Olá Simone: não conhecia "ao vivo" esta planta do chá quebra-pedras, embora já tenha ouvido falar.As tuas plantas são sempre lindas, mesmo as "daninhas".
ResponderExcluirBjn
Márcia
Simone, por aqui só chove... Não aguento mais...
ResponderExcluirChá que quebra-pedras é tudo de bom né Si... minha avó sempre fazia...
Beijão e uma ótima semana pra vc!
Realmente, tudo na natureza tem o seu encanto!
ResponderExcluirA sua sensibilidade é linda Simone!
Bjinhos