Menu

Image Map

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Borboleta da couve.


  Como já falei no post anterior, estas borboletas estão por toda parte, é lindo vê-las voando pelo jardim, são muitas.
  Mas com elas vem a preocupação, onde elas pousam para pôr seus ovos e as primeiras que são atacadas são as minhas couves, que estou tirando ovinhos delas todos os dias das folhas.
  Nas flores de suculentas é só para se alimentar com seu néctar, ainda bem, aja disposição para vigiar.






                       Pousada na Kalanchoe orgyalis(colher de cobre) tomando banho de sol.


  Lindas fotos não é mesmo, o cansativo é quando elas vão para a horta, como eu prefiro não colocar nada nas folhas da couve, eu olho todos os dias a procura de ovinhos para não eclodirem, as lagartas são vorazes, e quem quer comer da minha horta sou eu.

  A couve é umas das hortaliças que mais tem agrotóxico, como tomate, alface, sempre tenha o cuidado de deixar de molho em um pouquinho de água sanitária as hortaliças que são consumidas cruas, o tomate pode ser retirada a casca espetando com garfo e passando ele delicadamente na chama do fogão , a casca se solta, puxe com cuidado e descarte.

  Achei melhor eu mesma cultivar algumas hortaliças em casa como a couve, para poder fazer um suco detox mais saudável, tenho tomado todos os dias, no começo eu sempre comprava couve mas depois de um mês tomando apareceu uma alergia nas pontas dos dedos e antebraço que agora passou depois de duas semanas sem tomar o suco com a couve comprada.

  Então percebi que poderia ser o agrotóxico, semeei minhas couves que em três dias germinaram e no andamento que estão no próximo mês já poderei comer as minhas próprias cultivares.

  Hora de fazer o ralheio! Retirada das plantas fortes para replante.



    Ovinhos da borboleta que mostram o como saudável
       é a plantinha, elas nem chegariam perto de algo
        que estivesse cheio de agrotóxico.


Espero que tenham gostado da dicas, sintam-se a vontade para visitar meu jardim.
Uma ótima semana á todos!

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;
João 1;12

Veja também! Dente de leão.


39 comentários:

  1. Essa é a parte trabalhosa do plantio de tudo... ficar vigiando as pragas... A mãe anda atrás de algumas pra não deixarem pousar e botar rsrs. Lá na caverna o jeito é verificar tudo. Ainda não cheguei na fase de plantar couve, alface, almeirão, mas é um projeto, então a dica foi muito boa.
    Adorei a "Colher de Cobre", não conhecia e achei belíssima!

    Abração esmagador e lindo dia.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Simone!
    Mais um post que esclarece muitas coisas, principalmente p quem lida com hortas...
    Gostei!
    Um abraço neste início de Setembro... Um feliz mês!

    ResponderExcluir
  3. Muito linda querida as fotos a natureza é muito linda mesmo.

    www.studiocriativoarteemeva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. São mesmo umas belas fotos aquelas da borboleta da couve.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Fotos lindas amiga Simone.
    Amo borboletas,mas o perigo são as lagartas que devoram as folhas da couve.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  6. Ai Simone por aqui também plantei uns pés de couve para meu consumo, como trabalho no computador e ele fica em frente a janela que dá pra minha horta, também estou sempre a observar os bichinhos e os passarinhos que ficam por perto.

    Abs Mari

    ResponderExcluir
  7. A gente compra legumes e verduras achando que está fazendo uma escolha saudável, mas é duro descobrir o quanto de agrotóxico elas têm!

    Quem tem espaço deveria cultivar uma horta, mesmo! Acho que as coisas têm até outro gosto, muito melhor!

    ResponderExcluir
  8. Raramente planto couves...demora muito a crescer....
    Beijocas
    Anna

    ResponderExcluir
  9. Que cantinho lindo, também gosto demais de cactos e suculentas!

    Vou te colocar na minha lista!

    Bjo
    Grasiele
    jardimdagrasi.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber de alguém que compartilha do mesmo gosto por plantas.
      bjs

      Excluir
  10. Oi Simone, aqui em casa cultivamos nossas hortaliças, temos um pouco de espaço, então dá para cultivar variedades. Depois que vi uma plantação de tomates em Itamoji, fiquei morrendo de medo... é muito muito veneno que eles usam.
    Procure algumas alternativas naturais para fazer em casa e borrifar nas suas plantas, a couve é uma das que mais atraem as borboletinhas!!! Talvez consiga fazer o controle manual, por ser pouco, mas quando é um canteiro inteiro fica bem difícil...
    Bom cultivo! Ah, e as borboletas são lindas também né?!
    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou percebendo, mas estou conseguindo driblar as danadinhas.
      bjs

      Excluir
  11. é tão inspirador visitar o teu blogue, há sempre uma beleza impressionante para descobrir. adoro!!!

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  12. E elas são tão bonitinhas né?
    Que pena esse problema dos ovinhos kk
    Bjsss amiga, e que SETEMBRO seja um mês maravilhoso p/vcs!

    ResponderExcluir
  13. Ótimas dicas Simone, e as fotos estão lindas! Adorei a da borboleta tomando sol.
    bjus amiga, tenha um feliz setembro!

    ResponderExcluir
  14. Oii Simone gostei da dica do tomate, e quem ver assim nem imagina que as borboletas pode prejudicar na plantação da horta!
    Beijos lindas mudas de couve!
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Lindamente koolwitje, a nossa bela borboleta!
    E o que você faz bem suculentas, cheio de botões de flores.
    E sim, os animais precisam de comida e um lugar para se reproduzir, mas às vezes isso não está totalmente em conformidade com as belas plantas que temos no jardim e querem protegê-lo.
    No entanto, Deus criou a terra bonita.
    Tenha uma boa semana, Simone!

    Liefs, Gerry

    ResponderExcluir
  16. Simone a pouco tempo conheci uma técnica de repelir borboletas e mariposas, utilizando cascas de ovos de galinhas.http://estagiositiodosherdeiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta eu conheço a muitos anos de colocar a casca inteira
      no vaso ou canteiro, repele mesmo, aqui é comum se colocar
      as cascas,obrigado por me lembrar.
      bjs

      Excluir
  17. Nossa menina, que probleminha heim
    Elas são lindas mas acabam com as coisinhas né?
    Beijos
    http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Simone, olha eu sabia que as borboletas não são lá grandes amigas das nossas plantinhas mas não sabia que dava para tirar os ovinhos das folhas, na verdade nunca me atentei em olhar acredita...kkkkk, mas agora depois desta postagem vou começar a observar melhor.
    E quanto as fotos estão lindas, e eu tenho um grande problema pq amo verdura e temperos verdes mas compro no mercado infelizmente e agora estou até pensando em arrumar um jeito de plantar algumas verduras em jardineiras, será que dá certo? enfim vou tentar nê.

    Beijos e amei andar pelo seu jardim

    ResponderExcluir
  19. Adoro suas dicas Si! Admiro muito seu cuidado e carinho com suas plantinhas e horta, acho lindo!!
    Nunca tinha parado para pensar nas borboletas e seus ovos...

    Super beijo, boa semana pra vc!

    ResponderExcluir
  20. Com certeza se ter um local que bata sol, já pensou em uma soleira de janela
    colocar aquelas jardineiras para seus temperos? é fácil e muito mais gostoso
    comer o que plantamos.
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Nossa que bacana você plantar!! Muito legal ter uma horta!
    Quanto as borboletas que barato! haha

    Curta:
    https://www.facebook.com/BLOGAngelP?ref=ts&fref=ts

    Big Kiss;*
    www.angelpoubel.com

    ResponderExcluir
  22. Plantei foi abóbora. Espero que possa coler.
    E hoje comprei um pé de pimenta.
    Torcer para crescer. Ou não morrer.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite Simone
    Essas borboletinhas eu conheço bem.Vivo retirando os ovinhos e quando não vejo,tenho que retirar as folhas da couve com lagarta,antes que elas acabem com a planta inteira
    Beijos e que Setembro seja de muita paz.

    ResponderExcluir
  24. Nossa que trabalhão que você tem de retirar esses ovinhos hein?
    E eu que tenho medo de borboleta iria ficar louca com essas gigantes, há há há.
    Um beijo.
    www.merasgarotas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Simone querida,
    dá pra ver direitinho os ovinhos, são nojentos ainda bem que vc está eliminado todos.
    Obrigada pelas dicas!
    Amei as fotos!

    Que Setembro seja um mês de muitas bençãos em sua vida de de toda sua família! ♥

    ResponderExcluir
  26. Oi Simone!
    Borboleta bonita e esperta, procura folhas saudáveis e com certeza saborosas.
    Um abraço ,
    Sonia

    ResponderExcluir
  27. Olá Simone,
    Apesar de ser muito comum e dos danos que pode causar nas culturas, fique impressionado com beleza e a delicadeza dessa borboleta. Mais uma obra prima da natureza.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  28. Eu moro em ap e estou arranjando um jeitinho de ter uma horta aqui dentro *-*
    As borboletas são tão lindas, pena que elas acabam com a sua salada haha
    bj
    BLOG APENAS LEITE E PIMENTA | FAN PAGE NO FACEBOOK

    ResponderExcluir
  29. Adoro borboletas, mas dessas não quero por aqui, não. Também cultivo tudo biológico, sem químicos, você sabe, e por vezes tem mesmo que catar bichos e seus ovos, para poder ter produção. Que bom que você se resolveu a cultivar suas próprias couves, estão uma beleza. Agora tem só que vigiar as danadinhas das borboletas :)
    Beijinhos e boas culturas

    ResponderExcluir
  30. Que delicia eu tenho apenas temperos e alface bjbjb Lisette.

    ResponderExcluir
  31. Oi Simone
    Nem tudo é perfeito não e?
    As borboletas são maravilhosas mas põe os seus ovinhos e se não cuidar as lagartinhas devoram tudo com imensa rapidez. Mas você está lá sempre pronta a cuidar e com isso suas plantinhas estão sempre lindas e saudáveis
    Beijos e carinhos meus

    ResponderExcluir
  32. Que jardim lindo! Gostei. E amei o versículo que vc colocou no final do post =D

    Blog Meia Noite BR

    ResponderExcluir
  33. BOM DIA, COLEGA SIMONE!
    QUE LINDAS FOTOS. TAMBÉM TENHO ESSA ESPÉCIE DE KALANCHOE. É MUITO BACANA. :)
    BORBOLETAS E HORTA: AMOR A PRIMEIRA VISTA, NÉ? KKK
    EI, MOÇA!
    VENHA ESPIAR MINHA NOVA POSTAGEM EM "GAM DOLLS (2)". ESTÁ SUPER BACANA!
    FICAREI FELIZ COM TUA VISITINHA E COMENTÁRIO, SEMPRE TÃO INDISPENSÁVEIS E ESPECIAIS.
    TENHA UMA LINDA SEXTA.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

    ResponderExcluir
  34. Postagem maravilhosa amei linda borboleta
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=EgeQXJjUpSQ
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...