Menu

Image Map

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Sobre cactos.

   Bom dia pessoal !


  Este artigo publiquei antes das férias no menu suspenso do blog, então é um reposte, para quem quiser conferir mais sobre cactos e acompanhado de imagens.
                                                                                                                                                                                                                   Primeiros cuidados no cultivo.


  Quando comecei a colecionar cactos, foi amor a primeira vista, eu ouvia falar que era de fácil manutenção, então por que não ter alguns na casa para enfeitar alguns cômodos e assim deixar um ambiente com mais verde, e com o tempo fui vendo que não era bem assim, percebi que a falta de luz os deixava estiolados o que provocava a queda do vaso, assim como as suculentas.

  Ao observar suas necessidades, percebi que a rega bem espaçada e o excesso de luz, era fundamental para eles, que precisavam então serem colocados em um ambiente que a luz solar estivesse pelo menos 3 horas e não fosse um ambiente que recebesse chuva, precisava ter cobertura, porém uma cobertura que fosse transparente e os cactos recebessem luz filtrada que não fosse luz solar incisiva sobre eles, visando que o clima do sul, é grande parte chuvoso, e consequentemente é nublado, eles não poderiam receber sol diretamente nos intervalos que o sol aparecesse.
  Ao perceber esta primeira necessidade, comecei a notar que as regas teriam de ser espaçadas e assim comecei a adquirir um hábito, de anotar as regas sempre que eu as fazia, para que sempre que eu esquecesse a ultima rega, ocupada pelos afazeres do lar eu não viesse na dúvida aguar mais do que eles precisassem. Assim as anotações no calendário foram e são ainda de grande valia.
  No inverno que as plantas entram em dormência, seria outro ponto que levei em conta, não adubar no inverno, somente no verão e assim estimula-los a florirem.
  Para quem quer colecionar de maneira geral, deve observar o local que eles serão colocados e também o clima, pois os cactos são de clima desértico, e o calor é fundamental para eles, mesmo eu já percebendo que muitos gêneros se dão bem no frio, que é o clima característico daqui.
  Mesmo em climas quentes o ambiente deve ser observado, a luz deve ser um ponto muito importante a ser colocado em conta, para o progresso do cultivo de cactos, e assim observar as regas que deverão ser mais curtas, mas visando a quantidade a ser colocada no vaso, pois o encharcamento provoca dois terríveis problemas, que são: apodrecimento ou pragas nas raízes. Como o problema ocasiona no substrato, muitas vezes já é tarde conseguir controlar a praga, se o caso é apodrecimento, dependendo do caso pode-se cortar em tentativa de salvar o cacto, que nem sempre dá certo para iniciantes.
  Mesmo com suas particularidades, os cactos são uma paixão pra mim, e com o passar do tempo, vamos nos habituando ás suas exigências, pois elas existem sim, porém são exigências fáceis de aprender e que com o tempo tiramos de letra, pois é um hobby que facilmente vicia a qualquer um.
Simone Felic


Eu e minhas plantinhas deseja á todos um ótimo dia!

Veja também! Dica de rega duas visitantes e mais.
                       presentes cactos.

32 comentários:

  1. Como todas ou pelo menos a maioria das plantas, eles requerem cuidados e dedicação! Mas são lindos os teus! bjs, ótimo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Olá Si,
    muito legal esse texto.
    Adoro cactos e tenho-os variados.
    Além de fazer qualquer canto estiloso
    acho melhor para manter,
    pois muitas vezes
    a correria se faz grande para regar.


    Beijinho😗🙏🏻

    ResponderExcluir
  3. Hello, minha linda!
    Adorei as dicas, obrigada pelas informações preciosas, cactos são plantas lindas, amo!

    Beijinhos, abençoado fds junto a sua família ♥

    ResponderExcluir
  4. Eu acho lindo e eu vi umas decorações com cactos e babei...
    ele dentro de potinhos de vidro e decorando a sala que lindo que fica rsrs

    Beijinhos,
    *Blog Resenhas da Pam*

    ResponderExcluir
  5. Eu acho lindo os catos na decoração 👌

    ResponderExcluir
  6. São lindos Simone,mas acho bem difíceis de cultivá-los.
    Obrigada pela dica.
    Bjs e um lindo final de semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  7. Também tenho uns cactus. São lindos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ah eu adoro cactos, tenho vários, e ontem um deles deu 2 flores lindas, foi uma surpresa pois até achei que estavam morrendo por mudança de vaso e ambiente, essa ideia de que eles são fáceis de cuidar acabamos descobrindo que não é bem assim né? Aprendo muitas coisas aqui. Bjs

    Mostrando as Garras
    Canal YouTube
    Instagram
    Facebook
    Google+


    Mostrando as Garras
    Canal YouTube
    Instagram
    Facebook
    Google+

    ResponderExcluir
  9. ei Simone
    Seu hobby são os cactos, o meu são as suculentas, sou apaixonada por elas.
    Cactos só tenho dois, assim mesmo minha tia me presenteou.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Tenho um cato igual ao primeiro!
    Gosto de catos e sei que todo o cuidado é pouco! bj

    ResponderExcluir
  11. Unos ejemplares bien bonitos, a mi los cactus y otras suculentas realmente me apasionan es mi debilidad. Feliz viernes y un fuerte abrazo desde Plantukis.

    ResponderExcluir
  12. Los cactus son unas plantas muy curiosas amiga. Sobre todo los que tienen flores. Me alegra tu vuelta. Te mando un inmenso abrazo. Feliz fin de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite linda.
      Amei sua visita... Obrigada! Adoro o seu cantinho e suas dicas. Te desejo tudo de bom.. Beijinhos florzinha.

      Excluir
  13. Oi, Simone!

    Aqui em SA encontramos revendedoras em cada esquina! hahaha!

    Bem legais as informações. Gosto de cactos! Quero ter alguns quando tiver minha casa!

    Ótima sexta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  14. Lindos cactos e to adorando saber como cuidar deles através do teu blog.

    Beijos

    Aline
    comprasdemulheres.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Los cactus son unas plantas que enamoran, tienen un encanto especial y unas flores bellísimas. Los tuyos están muy bien cuidados, Simone, te felicito.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Penso que já contei isso, mas a minha primeira plantinha foi um cacto, que dava umas flores lindas, de cor fúcsia.
    Agora eu sou mais couves e cebolas :D :D :D
    Mas como sempre as suas explicações são muito boas, quem quiser aprender mais sobre plantas, deve acompanhá-la, pois você tem muito conhecimento.
    Beijinhos Simone e que tenha um bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia muito bem e adorei o post! Beijos
    www.achatadebatom.blgospot.com

    ResponderExcluir
  18. Hoje em dia é bem comum encontrar os cactos na decoração até mesmo dentro de casa.
    Acho lindo e gostei de conhecer mais sobre a planta.

    BjO

    Dany
    www.brechodanylins.com.br
    www.breshoppingdadanykids.com

    ResponderExcluir
  19. Gosto muito das cactos... São práticos de cuidar... As suas flores são lindas!
    Bom domingo! Abraço

    ResponderExcluir
  20. Amoooo muuito cactos, adorei conhecer mais sobre, adorei o post!
    Bisous,
    Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderExcluir
  21. Simone
    Realmente requer muito cuidado e paciência pelo que vi.Acho lindo quando vejo,ai não resisto e compro,já perdi vários.Valeu pelas dicas.
    Beijos,bom domingo e semana!

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Simone.
    Eu gosto de cacos por ser bem prático o cuidados. Lindos os seus. Uma feliz semana para vocês. Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Lindos, parecem rendados, bjs amiga e boa semana

    ResponderExcluir
  24. Oi Si eu já cuidei de cactos na época que trabalhava fora tinha lá no antigo trabalho mais eles não resistiram, adorei as tuas dicas pretendo ter aqui em casa alguma espécie de cacto principalmente os que dá flores acho lindos!
    Os teus são sempre bem cuidados!
    Beijosss
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olááááá Simone!
    Seus cactos são encantadores, lindo como florescem e sua coleção é mara <3
    Aprendo muito aqui no seu blog, tenho me dedicado a recuperar um pequeno jardim, já tenho feito alguns progressos e estou muito animada.
    Muito obrigada por compartilhar.
    Bjs flor e excelente semana pra ti
    Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
  26. Os cactos são lindos. E a Simone sabe tudo sobre eles...
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Lindos cactos, tenha uma semana abençoada, obrigado pela visita,
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...