Menu

Image Map

domingo, 18 de junho de 2017

Meus cactos azuis.

   Bom dia pessoal!

   Os astros do dia, são meus cactos azuis que vou mostrar em uma só postagem e falar um pouco de cada um deles, são uma parte da coleção que tenho verdadeira paixão, por serem azuis e bem exóticos, e também sem falar e já falando que são únicos na coleção, cada um deles é azul, mas todos têm outras características à parte que são meu deleite, deleite sim, pois para um colecionador estas pequenas particularidades que estes exemplares têm são um deleite.









  Lembrando que meus exemplares não passam de quatro anos, então são ainda pequenos, o que pode prejudicar a identificação, mesmo assim, dá para perceber detalhes que nos faz lembrar-se do gênero que citarei no post. 

   Em primeiro lugar vamos chamar dois deles de gênero Pilosocereus, pois são inúmeras espécies em cada gênero. E outro Myrtillocactus Geometrizans  que é o da primeira foto. Não vou me ater como sempre nas nomenclaturas, pois o que vou passar é um pouco de minha experiência com o cultivo destes três exemplares que comprei á quatro anos. 

   Pois como sabemos a família cactácea é enorme e meu intuito é repassar algumas dicas de cultivo e curiosidades que por ventura venha ser de benefício á quem quer aprender cultivar cactos.

   O primeiro exemplar tem uma pequena camada de lã nas costelas, que camuflam os espinhos que forma uma estrela e são curtos e em tons amarelos creme, esta camuflagem é outra característica que são minha paixão nos cactos, a lã.

   O segundo exemplar os espinhos são mais evidentes, porém com uma fina plumagem de lã sobre as costelas.

   O terceiro é quase totalmente liso, porém o mais azul de todos, e o preferido, mas não deixe saber, pois se não fica todo orgulhoso (brincadeirinha).

   O cultivo deles é sobremaneira fácil, podem ficar até um mês sem água, como os meus que são ainda muito jovens, a rega chega a ser de vinte em vinte dias, dosando a quantidade de água que não deverá encharcar a terra, são resistentes á seca.

   São ótimos para quem se esquece de regar as plantas, pois um intervalo tão grande ajuda também a economizar água nas regas.  Ótimos para jardins xerófitos, em que a única água será proveniente da chuva.

   Todos os três são colunares, e o maior é o que tem menos espinhos, com 20 centímetros, os outros com seus 12 centímetros prometem crescer também. Não necessitam de adubo e está saudável neste começo de inverno, a adubação só na primavera-verão.

   Gosta de sol pleno, e solo que seque entre as regas, crescimento lento de maneira geral para os três, deixe o solo ficar seco por alguns dias antes de aguar novamente no inverno, é sujeito à podridão, no verão acrescente nutrientes para seu crescimento, mas evite adubar demasiadamente, pois provoca crescimento exagerado, detalhe que abre portas para pragas.

   Com certeza vocês verão outras vezes estes cactos por aqui, pois quero mostrar a evolução deles á vocês então acompanhem nas redes sociais, para que ao sair uma nova postagem ou vídeo você saiba de primeira mão.
Simone Felic.

Confiram também o canal!


Veja também: 

29 comentários:

  1. Nunca tinha visto dessa cor !!!!
    Mais uma vez, fiquei a saber mais sobre cactos !!!
    Bjks e boa semana !
    Anna

    ResponderExcluir
  2. Muito legal e também não conhecia assim azulado! Gostei de ver! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. não conhecia cactos azuis. são lindos. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  4. Que joia, Simone! Um cacto superespecial!...
    Um abraço neste domingo...

    ResponderExcluir
  5. Que lindos Simone!
    Eu não conhecia,gostei muito.
    Bjs e um ótimo domingo.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha visto em azul!!! Bj e gosto das dicas

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha! Nunca tinha visto cactos azuis.
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia nessa cor, lindos e exóticos, bjs amiga, boa semana

    ResponderExcluir
  9. Que giro, nunca tinha reparado que haviam cactos azuis!
    Aprendo sempre aqui com você.
    Beijinhos e um bom domingo :*

    ResponderExcluir
  10. Ai que lindinhos! Nunca vi cactos azuis <3

    mariasabetudo

    ResponderExcluir
  11. ¡Qué bonita colección de cactus azules!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Que cacto tão bonito! Gosto imenso da tua dedicação!

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  13. Olá, minha querida!
    Que fofos, eu não conhecia essas espécies azuladas, são lindos!

    Beijos, abençoada semana ♥

    ResponderExcluir
  14. São bem bonitos e diferentes! Pra mim só existia cactos verde!
    Tem post novo lá no blog, um beijo e boa semana :)

    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  15. Uau!!! Amei sua coleção de cactos, e os azuis são demais, parabéns! Eu tenho poucos cactos, tenho mais suculentas, mas já estou comprando alguns que me chamam mais atenção.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Los cactus suelen ser muy interesantes, yo tengo uno que en primavera le sale una corinita de flores de color rosa. Es una preciosidad, todo un misterio. Besos amiga mía feliz semana!!

    ResponderExcluir
  17. São simplesmente lindos, Simone, os seus cactos azuis; parabéns e bom cultivo! Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Si

    Aprendi a gostar deles aqui.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  19. Querida que lindos!
    Nunca tinha visto cactos azuis!
    São bem bonitos.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  20. Mas que lindos ! Eu nunca tinha visto cactos azuis! Que coisa linda , fiquei encantada!
    Beijos

    Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Não sabia que tinha cacto azul! Achei lindos demais!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  22. Uau, nunca tinha visto cactos azuis! Que lindos!!!

    ResponderExcluir
  23. Adorei conhecer seu cacto azul !
    Aprendendo e admirando !
    esse cacto vai soltar flor ?
    será azul também ?
    Si, uma feliz semana para você e suas plantinhas
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá Simone
    Simplesmente maravilindoooos seus cactos azuis!!!!
    Não conhecia nem imaginava que tinha dessa cor, ameeeei.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá Simone!
    Embora eu cultive muito poucos cactos, são um apreciador de todos eles, não só pelas caraterísticas especiais das plantas, mas também pelas sempre belas e exuberantes florações. Esses eu não conhecia e são também muito interessantes.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  26. Olá, Simone!

    Que bonitinha a sua voz no vídeo!
    E a sua coleção de plantinhas é muito fofa... você fala delas como se fossem bebezinhos. Amei!

    Um beijo, e por favor, continue sempre atualizando o blog.

    ResponderExcluir
  27. Querida Simone
    Cactos azúis! Que bela surpresa!
    MUITO OBRIGADA PELAS DICAS, PORQUE TAMBÉM TENHO ALGUNS cactos e é sempre bom saber.Não sabia que o crescimento devido ao adubo poderia ser a causa de pragas: como lhe agradeço. Agora, começarei a colocar uma menor quANTIDADE.
    Achei o vídeo muito interessante!
    Bom fim de semana.
    Um beijinho
    BEATRIZ

    ResponderExcluir
  28. Nunca tinha visto nesse tom!...
    Adorei! Nem sabia que existiam...
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...