Menu

Image Map

domingo, 4 de junho de 2017

Pata de elefante.

  Bom dia pessoal!

  O replante da minha pata de elefante foi tranquilo, pensei que estivesse muito enraizada, mas foi bem tranquilo replanta-la.
  Uma dia antes, eu percebi o caudex amolecido e vi que o canteiro que ele estava plantado não era o indicado, pois na minha cidade chove bastante e o canteiro está á sombra, foi aí que resolvi replanta-lo para outro canteiro onde mostro no vídeo para vocês, que apanha sol quase o dia todo, que é um detalhe crucial para o cultivo da Beaucárnea.


  Fui retirando o solo aos poucos com uma colher para ver se estava muito enraizada e depois usei uma cortadeira para retirar a muda com um pouco de substrato, com o outro canteiro já preparado eu replantei com uma mistura de húmus no solo que achei pobre, e ainda misturei um punhado pequeno de farinha de osso e granulado NPK que tenho á tempos, pois a validade é indeterminada, e cobri metade do caudex e distribui varias pedras ao redor e fiz uma cobertura de casca de pinus, que veio com carvão junto, acho que comprei gato por lebre, mas ficou bonito mesmo assim.

  Plantei também algumas mudas de kalanchoe featschenkoi, que são fáceis de cultivar, gostam de sol como a pata de elefante e ficam com uma tonalidade branca rosada quando apanham sol pleno, só espero que resita ao meu cachorro, quando não pode ver uma canteiro novo e resolve dar sua parcela de contribuição.

  Por isso, reguei superficialmente o canteiro com uma água especial que vocês podem conferir aqui

  A pata de elefante é uma planta que está em alta nos jardins, uma muda adulta chega a custar 300 reais por aqui, um verdadeiro absurdo, não entendo o porque de ser tão cara, esta muda eu ganhei da minha sogra, tenho ela a bastante tempo veja aqui, tenho a três anos.  Esta é a terceira vez que é replantada e espero que seja a ultima.

  Gosta de sol pleno e substrato aerado que não acumule água, porém percebi que resite a uma certa umidade constante como mostrei no vídeo para vocês, mesmo assim é melhor não ariscar pois seu caudex é sua reserva de água, não exige muita manutenção, mas como o velho ditado diz: Que o que engorda o negócio é o olho do dono, então o melhor inspecionar suas plantinhas diariamente para ver se está tudo bem.

  Ela suporta breve período sem água, experiência de quando eu a tinha em vaso no lado da casa, e eu tinha de rega-la, e como ela suporta um breve período sem água, se for viajar, o correto é rega-la um dia antes da viagem, que ela resistirá 20 dias talvez mais, conforme está a saúde de sua planta.

  No canteiro, falo minhas experiência, eu não rego, pois as chuvas aqui são abundantes, nem no replantio eu molhei.

 Por hoje é só, trago mais novidades para vocês de como está o canteiro e a evolução da minha plantinha daqui a uns meses.
Simone Felic


Veja também! Meu cão e joaninha.

29 comentários:

  1. Gosto dessa planta e tuas dicas sempre válidas! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Ora aí está uma planta que (ainda) não tenho! O nome "pata de elefante" remete-me para a Yucca (Yucca elephantipes) também muito comum aqui em Portugal por se dar bem tanto no exterior como no interior.
    E se ela não gosta de humidade, fizeste muito bem em colocá-la ao sol ;) apesar dos vários transplantes irem atrasando o seu crescimento.
    Só acho que não é aconselhado adubarmos uma planta quando transplantamos; acho que é mais recomendável esperar que se agarre à terra, mas como referi também não estou familiarizado com essa planta.
    Boa sorte!

    Bucólico-anónimo

    ResponderExcluir
  3. Olá Bucólico
    A Yucca é outro gênero também com o nome incluso no gênero, que também se refere á pata de elefante, mas é diferente, pois só forma a pata na base quando é mais velha.
    A Beaucárnea que por coincidência é também Pata de elefante é outro gênero diferenciado e que não influencia a adubação no transplante pois ela é uma planta suculenta de crescimento lento de qualquer forma. Mostrarei em outro vídeo como a planta está depois de transplantada então fique ligado, pois ela não mostrou dificuldades no novo local. E os adubos eles demoram para se dissolver na terra, então não é um problema, visto que está no jardim e não farei adubações constantes pois quero praticidade no cultivo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Suas dicas são maravilhosas Simone!
    Eu não sabia que essa planta chama-se Pata de Elefante.rs
    Bjs e um ótimo domingo.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  5. Muito na moda....é uma planta peculiar e tem o seu charme próprio !
    Bjs e boa semana !
    Anna

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Simone,
    Muito linda essa planta! Não conhecia com esse nome.
    O pé faz mesmo lembrar pata de elefante!
    Óptimo trabalho com suas plantinhas.
    Beijinhos e bom domingo.
    Ailime

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o nome, mas a planta sim. Adoro suas dicas.
    Desejo a você uma ótima semana, com muita paz.
    Obrigada pela visita.
    Beijos coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  8. Preciosa esta planta, espero que ya quede en ese lugar y no tengas que volve a transpartarla.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. dicas ótimas aqui viu amei!!bjs
    http://unhasdaraquel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Tuvew uno durante muchos años en el interior de mi casa, un gran ejemplar. Muchas gracias por hablarnos de él. Un abrazo desde Plantukis

    ResponderExcluir
  11. Que plantinha linda.
    Adorei o nome!
    Sempre óptimas dicas.
    Um beijo querida

    ResponderExcluir
  12. São sempre maravilhosas as suas plantas, Simone...
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Sim, com certeza agora esse novo lugar com bastante sol vai ser muito bom pra sua pata, eu tenho uma também que vivia em vaso e agora tá no chão, sim é uma planta linda, mas é bem carinha, ela está entre as 15 plantas esculturais, que deixam o jardim assim com um charme a mais.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Bonita plantinha !
    e com todo esse tratamento vai crescer e ficar ainda mais bonita!
    beijinhos boa semana

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia essa planta, adorei ela! =)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Que linda a flor e mantê - la a tantos anos. Fiquei chocada com o preço que vendem.

    Beijos

    Aline
    http://comprasdemulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Si, bt!
    Acabei de ver o vídeo das plantinhas apanhando chuva e amei. Seus posts são sempre lindos e eu aprendo muito com eles.
    Bjss amiga e uma semana de sucesso e abençoada p/vcs é o que desejo

    ResponderExcluir
  18. Que linda essa planta Si adorei ver como você replantou!
    Beijos
    http://www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  19. Essa planta é linda demais, fico encantada toda vez que a vejo. Amei ver esse processo! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  20. Já tinha visto mas não sabia o nome dela ! Ficou linda no novo canto !

    Beijos

    Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá, amiga!
    Parece uma pata de elefante mesmo, é uma panta linda.
    Obrigada pelas dicas!

    Beijinhos, ótima semana ♥

    ResponderExcluir
  22. Gostei de ver seu trabalho de jardinagem, Simone!
    Gosto muito dessa planta e não sabia que ela é chamada de "pata de elefante". Lembra mesmo-rs.
    Feliz semana!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  23. Olá Simone
    Que lindaaaa não conhecia essa planta pata de elefante. Que fofaaaaa!
    Mais informações super úteis para o meu caderninho de anotações "verdes"
    Obrigada por compartilhar sempre aprendo muito por aqui.
    Vou replantar meus antúrios com essa sua aula, tem chovido muito por aqui achei o caule um tanto caidinho.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Uma planta que acho muito bonita! Que bom que deu certo...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  25. Uma planta bem bonita!
    Que bom que ela se adaptou...
    Bjs
    Ana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...