Menu

Image Map

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Meus testes de Substrato e também Nematanthus fissus, borra de café...


   Bom dia pessoal!


   Aqui, o cantinho está a todo vapor, e vocês podem conferirem tudo através do canal do blog que está cheio de vídeos, não percam! E para começar, vou falar um pouco dos testes de substrato que fiz aqui, como: terra/esterco bovino/areia, terra/esterco equino/areia, e para o começo vou me ater á estes dois para começo de conversa, que ao meu ver foram iguais. Mas cuidado para não colocar areia de mais, elas precisam de nutrientes e colocar areia de mais não é boa ideia, pois a areia é somente para ajudar este substrato ficar aerado, para a água escoar rapidamente.

Folhinha da kalanchoe cheia de mudinhas.
  Outro substrato que testei foi: terra/carvão/esterco equino/casca de ovos secas em microondas e trituradas no liquidificador, este foi o ultimo substrato testado, vocês perceberam que deixei o húmus de lado, pois é em tempo de crise, quem não tem cão caça com gato e aqui não é diferente.Mesmo assim já dei jeito de adquirir novamente o húmus e é este que estou usando atualmente.

  O húmus de minhoca é meu preferido, não há questionamento quanto a sua eficácia, ele é tremendamente maravilhoso, em contrapartida os esterco orgânicos tem um ponto desfavorável que eu não gosto, e que é o nascimento de ervas daninhas, pois sempre vem sementes de ervas daninhas nestes estercos, que depois de algum tempo nascem nos vasos, sendo bem chatinhos para tirar, então ponto para o húmus que não nasce nada além da plantinha que você plantar com ele e é rico em nitrogênio.

  Também li um artigo e também vi um vídeo que falava sobre a borra de café que eu desde então eliminei dos substratos, pois ele precisa de nitrogênio para poder se decompor e nesta primeira fase só absorve nutrientes, tirando do solo, ao invés da dar ele suga, e só dando retorno depois de se decompor o que leva tempo, e já sabemos disso, então borra de café nunca mais. O vídeo que vi é do canal "Pomar, horta e planta"confiram ele explica muito bem, e o artigo!Perdoem-me eu li quando estava de férias, então babau.

  Outra coisa que está relacionada á borra de café é os filtros que estes eu não deixo por nada, pois seguram a terra, pois eu não uso sistema algum de drenagem, como pedras e manta para depois colocar o substrato, a coleção está grande e não dá para se dar ao luxo de colocar isso em tudo, seria um custo muito alto, e eu economizo para não deixar o maridão louco.

  E vamos falar de plantinhas, esta vermelhinha e com folhas aveludadas(pilosa) e que é um charme, veio com uma flor que eu retirei quando trouxe para casa, pois eu não queria que ela se esforçasse para manter a flor, e sim para que ela enraizasse, tinha duas mudas e só nasceu uma, mas que bom que pelo menos uma nasceu e logo depois deu uma segunda flor e consequentemente fruto que abriu e ficou um deslumbre.

  Ela gosta de leve umidade, onde eu tive de regar quase todos os dias no verão. A flor também é pilosa, uma graça, sou apaixonada por plantas assim.
  Com tantas chuvas que deram no mês de janeiro, não podia faltar também suculentas que apodreceram, esta é uma titubans que estava no vaso da lança de são jorge e que não aguentou a chuvarada.
  A kalanchoe marmorata ganhou casa nova, esta foto ela ainda estava em um vaso pequeno, mas como nas férias eu fiz diversos vasos de cimento, ela foi para um vaso maior de cimento e adorou a nova casinha, e está com duas mudas que nasceram bem na base da plantinha mãe, um amor.


Frutos da Codonanthe gracilis que os passarinhos adoram.



Filtro de café para tampar os furos do vaso, já se perguntaram por que os fabricantes fazem tão grandes estes furos?

Kalanchoe marmorata.

Titubans que apodreceu de tanta chuva.

Nematanthus fissus.



Olhem só o fruto que abriu expondo as sementes!

Coloquei uma pedra para dar apoio a Nematanthus.

Codonanthe devociana com sua delicadeza que chamou minha atenção.

Ovinhos das visitantes borboletas, trivial.

A coroa de flores da mammillaria matudae arrasou, e que foi replantada neste início de ano.

  E como não podia faltar visitantes, aqui um para alegria de quem gosta de ver estes seres no jardim, aqui de vez em quando eu consigo registrar algum.



Veja tambémFlor de cacto.

13 comentários:

  1. Oi Si, bt!
    Que aula heim amiga. Amei!
    Bjssss e um belo FDS p/vcs

    ResponderExcluir
  2. Hummm adorei a aulinha. As plantas precisam que lhes falem com amor. É uma verdade.

    Hoje:- O acordar da quimera
    .
    Bjos

    Votos de Sábado muito feliz.


    ResponderExcluir
  3. Muy buena idea lo de los filtros del café para tapar los agujeros de las macetas ¡lo probaré, gracias!
    Tienes las plantas preciosas, se nota que las amas.
    Beijos, Simone.

    ResponderExcluir
  4. Olá Simone
    Um aprendizado e tanto neste post de hoje
    Excelente partilha, querida!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, colega Simone!
    Informações super bacanas e interessantes, parabéns! :)
    Ei, moça! Tô meio sumida, né? Mas o motivo é bacana, você vai ver. ;)
    Tem postagem nova em "GAM Dolls (2)" também. Passe por lá para conferir.
    Ficarei feliz com sua visitinha e comentário, sempre tão gentis.
    Te espero por lá, tá?
    Uma linda nova semana pra você. Abração! :)

    ResponderExcluir
  6. Adorei esta postagem, aprendi coisas novas.
    O filtro de papel foi uma delas.
    Pensei que a primeira foto fosse de suculenta (rosa de pedra).
    Tenha uma linda semana.
    blogjoturquezzamundial
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. é bom saber assim das plantas e do adubo que elas precisam. Obrigada pela lição...
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. wow dear this is amazing,i love these plants,lovely post dear..

    https://clicknorder.pk online shopping in pakistan

    ResponderExcluir
  9. Quantas informações importantes! Tenho usado isopor no meu substrato, e olha, é uma boa! beijos

    ResponderExcluir
  10. Legal Simone, ótimas dicas e lindas fotos; é assim mesmo, quem cultiva está sempre a procurar e a testar novas alternativas! Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Que post espetacular, obrigado pelas dicas.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  12. Oi Simone.
    Plantas lindas como sempre. E esses visitantes acho bem lindinhos mas não gosto deles perto de mim! Hahahaha!
    Ganhei um kit trevo de 4 folhas de lembrança de formatura. Foi uma professora que nos deu hehehe. E plantei hoje. Não sei se plantes certo, vamos ver se cresce. haha!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Querida Simone
    Tive uma certa dificuldade para chegar aqui.Agora é tudo no Google+, onde não me entendo.
    Obrigada pelas dicas aqui deixadas.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...