Menu

Image Map

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Begônia semperflorens / Cróton / Borboleta Urbanus proteus.


  Ao olhar esta plantinha, me lembro de quando era criança e comia as florzinhas dela, o que lembro é que ela era azedinha, mas agora com certeza não comeria, coisa de criança né.
  Ela gosta de umidade e o solo muito fértil, é muito usada em vasos e em bordaduras em jardins ou sozinha em pequenos vasos, que também fica muito delicado.





  Com várias variedades o cróton dá um toque a mais no jardim, com muitas cores para todos os gostos, acho uma planta de difícil cultivo cultivo, já tive o vermelho e o amarelo da primeira foto mas não tive sucesso no cultivo.
  É um arbusto que se multiplica por estaquias e gosta de sol pleno, mas cuidado com sua seiva, pois é tóxica.
  Abaixo algumas de suas variedades que consegui fotografar em um parque, já que os meus morreram.







  Este ano não fotografei muito as minhas flores de maio, achei que se tornaria muito repetitivo, pois já seria o terceiro ano falando delas.
  Então vou somente compartilhar um teste que fiz com elas, que foi o seguinte, uns três meses antes da floração deixa-las em local escuro para estimular a floração.
  Confesso que não notei diferença, floresceram atrasadas como sempre e sem nenhum exagero, enquanto as plantas dos outros florescem exatamente em maio, as minhas só no fim de junho e a floração foi normal como sempre.


                                          Minhas e da minha mãe....

  Vou deixar estas imagens desta bela mariposa que como as borboletas sempre tem seu ponto de encontro em meu cantinho off, e entrando de férias, e sem data para voltar.





Bom fim de semana e férias a todos!!!

Veja também! De volta ao cantinho.


56 comentários:

  1. São lindas e delicadas as begônias e as outras gosto muito também! Lindo fds! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Que lindas as flores e as fotos, gosto bastante. Pegou a mariposa certinho *-*

    estranhanoparaiso.com.br
    Snapchat: alineeb8
    Instagram: @aline_bianca

    youtube.com/estranhanoparaisoh

    ResponderExcluir
  3. Como são indas as begônias e a visitante também.rsrs.
    Bjs Simone e um ótimo final de semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  4. Oi Si!
    Fico maravilhada com as suas plantinhas. Algumas até tem aqui no meu condomínio!
    Bjsss amiga

    ResponderExcluir
  5. PLANTAS, FLORES, MARIPOSAS. TODO MUY BONITO.
    ABRAZOS

    ResponderExcluir
  6. Começo pelas ultimas imagens que são de uma beleza incrível!
    Adoro estas begónias e por acaso não as tenho!
    Belas fotos com ar floral maravilhoso! Bj

    ResponderExcluir
  7. Oi Rainha das plantas
    Tudo aqui é uma beleza...
    Parece que sinto até o perfume das flores
    Beijos
    Dorli

    ResponderExcluir
  8. Quantas plantinhas lindas Simone!
    Por aqui já não vemos mais as begônias, deu saudades, minha avó tinha algumas quando eu era pequena!
    Desejo um fds abençoado junto a sua família! Bjos querida!

    ResponderExcluir
  9. Lembro dessa flor azedinha.
    Eu também comia, Simone.
    Qual o nome dela?

    ResponderExcluir
  10. Vc acabou me inspirando e eu plantei algumas florzinhas... vamos ver se elas crescem

    bjs

    http://ladycatblog1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. As florinhas das begônias também me fazem lembrar a minha infância, mas por outras razões. Sempre as achei muito bonitinhas (e continuo achando). A minha mãe ainda tem lá um vasinho delas.
    A mariposa é belíssima, veio enfeitar seu jardim.
    Beijinhos e umas boas férias! Se divirta e descanse muito.

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho esta flor, não sabia o nome.
    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  13. Muito lindas as plantinhas e os teus cliques Simone.
    Desejo que tuas férias sejam maravilhosas!
    Até a volta amiga, bjus!

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito de begônias. Acho=as mega delicadas e lindas
    E esta mariposa enfeitando suas plantinhas é um show Simone
    Boas férias, Bom descanso e volte revigorada minha querida
    Beijos e um punhado de sorrisos

    ResponderExcluir
  15. Oi amiga!!!
    Belas begônias!!!! Eu tenho uma amiga que adora!!! Cultiva várias!!!
    Os crótons tb são lindos!!! Eu tenho o da foto 5!!!! Nem conhecia os outros!!!
    Boas férias!!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá!!! Apareci, rs. Este ano por aqui está muito corrido, rs. Adoro begônias mas nunca consigo que sobrevivam aqui. Devo fazer algo errado, rs. Adoro suas fotos, as flores, plantas sempre lindas e as borboletas, amo!!!
    Lindo final de semana, bjs

    ResponderExcluir
  17. Lindas flores !!!!!!! Um cantinho de paraíso que você (e sua mãe) têm...
    Bjs e bom fim de semana !
    Anna

    ResponderExcluir
  18. Tão lindas! Tão bom vir aqui ao seu cantinho contemplar tamanha beleza de Deus!
    Bom fim de semana!!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  19. Begônias lembro também da minha infância as suas são lindas! Adorei a mariposa!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  20. Que lindas, amei... essas brancas são muito bonitas!!

    ♥ Beijoooox,
    Delicada e Abusada

    ResponderExcluir
  21. Delicadas e mimosas begônias. Flores de maio e suculentas embelezando.
    Beijos,tenha férias de paz e abençoada Simone!!

    ResponderExcluir
  22. Lindas suas begônias!Amei a forma e o carinho que escreveste sua
    planta,parabéns pelo amor a elas!Uma maravilhosa semana.
    Um super beijo

    ResponderExcluir
  23. BOA TARDE, COLEGA SIMONE!
    ADORO BEGÔNIAS, SÃO FLORES DELICADAS E BELAS. :) O REINO VEGETAL É MESMO FABULOSO. :)
    EI, MOÇA!
    SEI QUE ANDO SUMIDA MAS É QUE ESTOU NA CORRERIA, PINTANDO PAREDES MAS SEMPRE QUE DÁ CERTO, VISITO OS BLOGUES DAS COLEGAS.
    TEM POSTAGEM NOVINHA LÁ EM "GAM DOLLS (2)". PASSE POR LÁ PRA ESPIAR.
    FICAREI FELIZ COM TUA SIMPÁTICA VISITA E COMENTÁRIO.
    TENHA UMA LINDA NOVA SEMANA.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

    ResponderExcluir
  24. Eu fico completamente deslumbrado com as imagens que partilhas, a beleza é hipnotizante! A borboleta ficou fantástica :D

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  25. Oi, Simone!
    As fotos estão lindas. Não conhecia a flor de Maio e achei de extrema delicadeza! Engraçado ela ser 'atrasada'... rs. A minha sogra tem uma jardineira enorme debaixo da janela da cozinha cheia de begônias.
    Fica a sugestão de uma postagem sobre plantas tóxicas. Sou curiosa para saber, já que tenho animais em casa.
    Feliz dia do amigo!!
    Bom descanso!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  26. Oi Simone!
    Muito lindas as suas plantinhas, parabéns! Eu também adoro plantar, as ervas são as minhas favoritas!
    Um grande abraço e ótima semana!

    ResponderExcluir
  27. Plantas maravilhosa essa primeira minha mãe falou que comia
    também, tenha uma semana abençoada.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=eNNlFtDc1-o
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Hoje numa visita rápida inesperada estou aqui
    nesse dia consagrado aos amigos.
    Sei já esta no final do dia ,
    mas vou continuar até amanhã .
    Um amigo de verdade é para eternidade,
    por tanto todo dia é Dia do Amigo Leal.
    Venho te deixar um abraço muito especial
    mesmo um pouco em falta nos últimos tempos.
    Mas logo espero estar retornando .
    Hoje é especial.
    Um feliz dia do Amigo.
    Amizade é tudo mas a palavra amigo tem peso pesado.
    Um beijo e uma semana abençoada.
    Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  29. Seu post me deixou muito inspirada Simone, faz tanto tempo que não paro para dar uma atenção ao nosso jardim... os meus dois cachorrinhos destruíram td que até larguei de mão!!
    Lindas suas plantinha!! A primeira florzinha me lembrou muito a casa da minha falecida bisavó <3

    Beijão e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  30. Oi Si!
    Suas plantinhas estão lindas, as begônias e os crótons acho fácil de cultivar, mas as flores de maio, não tenho tido sorte, e é um sonho de consumo poder tê-las, rsrs.
    Beijos e umas boas férias

    ResponderExcluir
  31. Amigo é um presente de Deus
    Quando, encontramos um Amigo leal e sincero, com ele completamos nosso par de asas, e então alçamos voo, e aos pés do Criador, rendemos graças pelo bem recebido. Ter um amigo, é uma benção, é um presente de Deus.
    FELIZ DIA DO AMIGO.


    ResponderExcluir
  32. Bom dia Simone.
    Lindas como sempre, nunca repetitivo, sempre é uma dadiva ver as suas maravilhosas plantas. Boas Ferias. Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Oii Simone Bom dia!
    Que maravilha de post recheado de lindas plantinhas todas lindas!!
    Beijos ♥
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Simone, me sinto tão em paz vendo suas fotos... Cantinho aconchegante, adoro!!!

    ResponderExcluir
  35. É sempre uma maravilha passar por aqui.
    Boas férias.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  36. Lindas flores, essas plantas são todas de teu jardim? Aqui planto mas sempre alguma coisa faz elas morrerem. Adorei as folhagens.
    Bjos tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  37. Olá Simone, desculpe o sumiço, mas é que passei uns dias com minha filha em São Paulo, para matar as saudades, pena que passou tão rápido. Que lindas flores, e dei muita risada quando vc disse que comia as azedinhas, comi muito tbém, eram deliciosas kkkk. Adorei as flores e a mariposa, muito fofa apreciando o néctar das suculentas. Beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir
  38. Oi Simone, eu lembro que gostava de comer essa florzinha bem azedinha. Lindo poster. E vc como est? Se cuida e volta assim que puder. Um abraço amiga.

    ResponderExcluir
  39. As minhas estão crescendo e ficando lindas

    bjs

    http://ladycatblog1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  40. Eu tenho essa begônia...tão delicada...adoro!!

    Adoro observar borboletas e mariposas...

    boas férias!!

    beijinhos, Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  41. Passando para te deixar um beijos Si!!

    Nanda

    ResponderExcluir
  42. Ai vendo essas fotos lembrei de quando a minha mãe tinha o quintal cheia dessas. Ela adora plantas e depois q a minha irmã pegou um cachorro não tem mais nenhuma plantada no chão. Ele destruiu o jardim dele todo. Dá uma pena, pq plantas no chão ficam tão lindas né. Mas um dia ela irá ter-las de volta.
    bjos.

    http://as-coisas-mais-doces.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  43. Acho que a maioria das crianças ja comeu uma florzinha que seja.
    Ótimas férias,
    Abraços, Sonia

    ResponderExcluir
  44. Comi muitas azedinhas quando criança. Até a língua ficar penicando .
    As flores são lindas e pode mostrá-las sim, que não nos cansamos
    o que é lindo é pra ser admirado!
    e a mariposa deu um show !
    ela sabia que estava sendo fotografada, rs

    bjss

    ResponderExcluir
  45. São lindas suas flores ,eu também comia as florzinhas da begônia quando criança kkkk, era bom demais.

    ResponderExcluir
  46. São lindas suas flores ,eu também comia as florzinhas da begônia quando criança kkkk, era bom demais.

    ResponderExcluir
  47. Querida amiga Simone

    Uma planta que cuidamos,
    é um pedaço do Universo
    que nos foi dado de presente...

    Que estrelas brilhem em tuas noites.

    ResponderExcluir
  48. Querida Simone, estas primeiras plantas mamãe também tem, são muito fofinhas ;-)
    O croton ela tem o verde e amarelo, e tem o verde e vermelho, se vc fosse lá iria amar ♥
    Beijinhos e uma maravilhosa férias!
    Ene ♡

    ResponderExcluir
  49. Querida Simone, estas primeiras plantas mamãe também tem, são muito fofinhas ;-)
    O croton ela tem o verde e amarelo, e tem o verde e vermelho, se vc fosse lá iria amar ♥
    Beijinhos e uma maravilhosa férias!
    Ene ♡

    ResponderExcluir
  50. Olá passei para agradecer o carinho, minha cirurgia que seria de recuperçaõ rapida, complicou
    em menos de 24hs fiz duas e tive complicaçoes , como hemorragias e embolia pulmonar
    já estou em sofrimento a quase 2 meses, mas melhorando devagar.
    Perdi um pouco o enkanto das coisas....mas logo estrei boa com a ajuda do meu anjo da guarda.

    ResponderExcluir
  51. Que delícia passear por aqui...Meus olhos se encantam com tanta
    beleza!
    Minhas flores de maio jamais abrem em maio...só final de julho. Mas
    tem uma, a branca que abriu ontem kkkkk....



    Bjusssssssssss

    ResponderExcluir
  52. Bom dia Simone!
    Não tenho nenhuma das espécies citadas hoje, mas a folhagem que fica em tons diferentes de verde, amarelo e laranja tentei plantar uma vez, roubando uma estaca, mas não pegou, pois logo que plantei começou o outono e o local que coloquei (no chão), já não pegaria tanto sol - então definhou até morrer. Mas não desisti. Acho muito bonita e quando der, vou tentar de novo. Já vi bem grandes por aí (vai virando árvore se deixar, né?) e o colorido é lindo.
    Que bom que falou dessa dica da Flor de Maio.

    Linda quinta, abração esmagador.

    ResponderExcluir
  53. Lindas suas plantinhas. Já estou seguindo seu blog.
    Estou começando o Blog agora e gostaria que me fizesse uma visitinha e me siga tbm.

    http://beladutra.blogspot.com.br/

    Beijinhos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...