Menu

Image Map

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Corte de rosas / Poda.


  No dia das mães recebi na igreja duas rosas que os filhos receberam para presentear suas mães e para que durassem mais, mostro a vocês o tipo de corte, que deve ser feito na diagonal, para que tenha mais espaço de corte para absorver água, e assim durarem.

Rosas vermelhas.





                                                             Abaixo o tipo de corte.



  Da mesma forma a poda de arbustos também segue a mesma regra,procure fazer o corte na diagonal para que não venha a acumular água e venha ter bactérias que gerem alguma doença na planta.



  No dia da poda ainda tinha flores, aproveitei e fiz este pequeno arranjo, lembrando que os melhores meses de poda é os que antecedem o fim do inverno, para que renovem a folhagem e deem flores na primavera.
 Como posso esquecer , tem uma regrinha que sigo e sempre dá certo,ditado dos antigos: poda se faz em meses que não tem a letra R, que começa em maio até agosto, aqui no sul do Brasil a regra é valiosa para não esquecer.




                                                  Obrigado e uma ótima semana á todos!

                                                     Veja também! Euonymus japonica.


51 comentários:

  1. Oi rainha das flores
    Isso é que chamo de competência
    Beijos
    Vou dormir. Tá frio.kkk

    ResponderExcluir
  2. Olá Simone as suas dicas são demais e a poda das rosas,muitas vezes não acertamos.
    Bjs e uma ótima semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Oii Simone que belas rosas vermelhas não sabia dessa curiosidade do corte na diagonal gostei da dica!
    Beijos ♥ ótima semana!
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Belas dicas Simone adoro rosas, e essa dica de corte para que elas durem mais achei excelente. Obrigada por compartilhar conosco. Beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir
  5. A rosa é a minha flor preferida, simplesmente adoro! Tem uma beleza extraordinária :D

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas Simone, tanto das rosas quanto das podas... Nunca mais vou esquecer <3

    Beijão, boa semana

    ResponderExcluir
  7. Simone, que rosas tão lindas, não sabia desses segredos, obrigada e boa semana, beijo

    ResponderExcluir
  8. Hello querida!
    Eu amo rosas vermelhas, o seu arranjo ficou lindo, vc tem mãos abençoadas!

    Feliz semana junto a sua família!
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre faço esse corte quando ganho flores assim., Em geral prefiro as já plantadas, tenho pena das outras.rs E essa regrinha é boa! bjs., linda semana!chica

    ResponderExcluir
  10. Gostei da dica.Seu arranjo de florzinhas ficou lindo.
    Beijos,que sua semana seja excelente Simone

    ResponderExcluir
  11. Por aqui Simone...também se poda no outono...ao cair da folha!
    Belas as rosas e lindo o arranjo! Bj

    ResponderExcluir
  12. Por aqui Simone...também se poda no outono...ao cair da folha!
    Belas as rosas e lindo o arranjo! Bj

    ResponderExcluir
  13. Por aqui Simone...também se poda no outono...ao cair da folha!
    Belas as rosas e lindo o arranjo! Bj

    ResponderExcluir
  14. Que lindas amiga, é sempre bom sabermos como cuidar de nossas plantinhas vc sempre compartilha conosco a melhor forma de cultivá-las lindas e saudáveis, adorei o post, bjs e uma semana abençoada, Ana ;)...

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Que lindas rosas amei, tenha uma semana abençoada.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=eNNlFtDc1-o
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. lindas rosas adorei a dica bjs : )

    http://lanibelezafeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Muito legal a dica Simone, e esse teu arranjo ficou lindo amiga!
    bjus e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  19. Adorei as dicas, linda flores... Um xeru!

    Sandra
    http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Uma bela dica para prolongar a "vida" das flores de corte.
    Gostei do arranjo floral.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    ResponderExcluir
  21. Lindos arranjos !!!!
    Beijocas !
    Anna

    ResponderExcluir
  22. O que você tem uma bela rosas!
    Isso realmente divirta-se!

    Amor, Gerry

    ResponderExcluir
  23. Olá Simone!!!
    Que dica ótima!
    Aproveito para tirar uma dúvida, é verdade que se a gente colocar em água gelada com um pouquinho de açúcar as flores duram mais no vaso?
    Beijos e lindo dia pra ti! =)

    ResponderExcluir
  24. Bom dia, Simone!
    Então acho que não entendi a regrinha. Se a poda se faz nos meses que não há a letra R, seria o Outono, mas vc disse que é melhor podar um pouco antes do final do inverno...
    Sei que algumas plantas têm épocas específicas, mas como via de regra, o que seria então? Só o Outono?

    Abração e lindo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De três em três meses temos uma nova estação,o inverno
      começou em 21 de junho até 20 de setembro eu acho, mas não
      significa que não possa podar no outono que começa alguns meses
      antes, a regrinha do R é para que eu não esqueça de podar .

      beijinhos

      Excluir
    2. Ahhh sim... entendi!
      Muito obrigada.
      Abração.

      Excluir
  25. Olá Simone, lindas rosas!
    Essas dicas são preciosas!
    Obrigada!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
  26. Sempre encontramos boas dicas por aqui... E ver suas flores é um presente para os nossos corações...
    Muita paz... Bjs

    ResponderExcluir
  27. Oi Simone
    adorei as dicas, ja tinha me esquecido desse R, pois não tenho jardim
    e as rosas só de floricultura,
    . Mas minha mãe dizia assim. E a roseira dela era cheiinha de botões.

    bjss

    ResponderExcluir
  28. Querida amiga

    E deste cuidado,
    ganhamos perfumes,
    cores,
    borboletas,
    e cores para colorir o olhar
    e a vida...

    Sua vida é preciosa para mim...

    ResponderExcluir
  29. É algo que estou adiando pois as plantas de pequeno porte
    quem faz a poda sou eu; mas o frio está de lascar...
    Essa aí que está no vaso não é a ixora? estou ha anos querendo
    plantar uma da cor alaranjada adoro...
    Bom começo de julho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é a ixora, tenho duas plantas desta no jardim de cor laranja e cor-de-rosa.
      bjs

      Excluir
  30. Oi Simone, boa noite.
    Suas dicas são valiosas, tenho uma roseira branca lá na roça, foi meu filho quem me deu e plantou, agora já sei sobre o tempo de podar e sobre os meses que não tem R. Obrigada pela dica. LINDAS IMAGENS.

    ResponderExcluir
  31. Simone, ótimas dicas!
    Meu pai cortava com esse tipo de corte. Aprendi com ele e também corto, mas não sabia porque!
    Adorei!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  32. Rosas sempre me encantam. Lindas essas
    bjos.

    http://as-coisas-mais-doces.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Simone, gostei de saber! Aprendendo sempre!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  34. Eu amo rosas! E eh bom saber dessa dicas!
    O arranjo ficou lindo!!!!
    Bjs e otimo dia!!!

    ResponderExcluir
  35. Simone, por aqui tb está frio e chovendo muito.... bem inverno :(

    Beijos e boa tarde!

    ResponderExcluir
  36. Que preciosas las rosas! El arreglo quedó fantástico!
    Muchas gracias por visitarnos!!
    Besos

    ResponderExcluir
  37. Amo rosas ,muito lindo!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com

    ResponderExcluir
  38. Muito boas dicas Simone; agradecemos! Abraço!

    ResponderExcluir
  39. Adorei essa dica do corte na diagonal! Vou esperar o inverno passar e no fim dele vou podar minhas plantinhas, bom saber disso também!

    http://doce-madreperola.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. great !
    Greetings from Poland :)
    Katarzyna


    www.sajuki.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Oi, Simone!
    Sabia da poda no caule das rosas para durarem mais em vasos, mas não sabia que poderia ser feita em plantas vivas. A diga da época da poda também é valiosa, adorei! Vou avisar o maridón que pensa pode podar em qualquer tempo - vive depenando minhas plantinhas! :(
    Beijus,

    ResponderExcluir
  42. Exatamente, minha mãe fazia isto e dava certo!
    Ela tinha um grande jardim cheio de rosas, nas quais ela fazie enxerto também!
    Eu não tenho espaço no meu jardim, só tenho antúrio e flor de maio!

    Obrigada pela dica!

    Bjusssssss

    ResponderExcluir
  43. Não sabia dessa regra.
    Aqui não faço poda. Mas, é bom saber.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...