Menu

Image Map

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Observar as necessidades das plantas.

   Bom dia!!!

  As plantinhas de hoje são algumas que já postei, porém queria falar um pouco sobre a importância de saber cultiva-las e suas necessidades, o que ajuda e muito a tê-las por tempo indeterminado, salvo as exceções que tem ciclo anual.



  Quando obter sua plantinha procure saber qual sua necessidades básicas, que são luz e rega, claro que neste contexto a nutrição com alguns adubos químicos e caseiros são necessários também.

  Há plantas que suas necessidades em questão á adubação são quase nulas, com efeito as que plantamos no jardim, pois na hora de planta-las devemos observar o uso de adubos, como: húmus o mais popular adubo que encontramos em toda loja especializada em jardinagem, como os mais raros na cidade como: fezes de galinha, gado, cavalo, que depois de algum tempo curtidas, podem ser misturadas á terra e são muito bons.

  Outra necessidade é a luz apropriada para sua plantinha, pesquise se a plantinha que você está adquirindo gosta de sol pleno, meia sombra ou somente sombra, nosso reino plantae é cheio de opções tanto para quem quer fazer coleção quanto para quem só quer ter um pouco de verde, mas não tem muito tempo para gastar nelas.

  As regas é algo que para muitos é um enigma, muitos com excesso de cuidados matam cactos afogados em contrapartida outros deixam folhagens morrer de sede, isso por que cactos e suculentas são plantas que são adaptadas pela natureza a resistir em habitats inóspitos com pouca água, enquanto folhagens em geral que gostam de sombra apreciam mais umidade sem encharcamento é claro.

  Planta muito rústica e que não necessita de muitos cuidados é a moreia, fica muito bem no jardim, como forração, suas flores delicadas dão o ano todo, mas não com muita intensidade, ciclo perene ,(Dietes iridoides).
                                                      


  As forrações feitas de Maria-sem-vergonha necessitam ter sempre manutenção pois a floração passa e a planta vai ficando comprida e feia, pode cortar seus ramos para deixar mais compacta, ou replantar novas mudas mesmo sendo de ciclo perene (Impatiens walleriana), adora umidade.


   Este é o efeito de um mês de chuva aqui no sul, mesmo tendo rega de 15 em 15 dias, sabemos que as plantas absorvem umidade do ar, o que foi fatal para meu cacto.


 A cica envolta com uma forração de (Agapantus umbellatus) fora da sua floração.



   As begônias também requerem manutenção mesmo com ciclo perene , pode podar ou substitui-las também.

  Então por hoje é isso, quando adquirir uma plantinha, procurar saber quais suas necessidades ok?

Redes sociais

Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,
Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.

Vou ficando por aqui desejando um bom fim de semana a todos e até o próximo post!

39 comentários:

  1. Oi Simone,seus ensinamentos são valiosos.
    Bjs amiga e um ótimo final de semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Quem sabe, sabe né Si?


    bjokas com carinho =)

    ResponderExcluir
  3. Sou doida para arrumar uma boa plantinha para forração, mas fico com medo de não cuidar direito. Amei as dicas! Tenha um final de semana abençoado, beijos.

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque as opções que indiquei aqui no post, depois de um ano troque por novas,
      se você não ter tempo para dedicar a elas.
      beijinhos

      Excluir
  4. Cada plantinha c os seus cuidados... Boas dicas...
    Um ótimo fim de semana p vc e família...
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Se nós merecemos cuidados, imagine elas, tão mais frágeis! Ótimas dicas! Gostei! Abração, Simone, tudo de bom!

    ResponderExcluir
  6. Belas fotografias gostei de ver aquela magnifica Cica já com um belo porte.
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  7. Oi Simone, seu quintal ou jardim tem muito espaço?
    Aqui não tenho muito mas vou aproveitando tudo.

    Cuscuz não é parecido com Polenta. O angu que se faz aqui é que é parecido com Polenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Liliane, na travessa ele se pareceu muito com a polenta kkkk.
      bjs

      Excluir
  8. Cada plantinha requer um cuidado especial não é!? As suas estão lindas! Esse colorido alegra nossas vidas! desejo um abençoado fds junto aos seus! Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Olá Simone, sempre aprendo muito com você! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos de uma forma tão especial!
    Beijo e ótimo dia!
    Vandira

    ResponderExcluir
  10. Olá,querida Simone!
    Como é sempre bom passear por aqui no teu lindo jardim,repleto de tantas belas e admiráveis plantinhas! E eu realmente concordo que é muito importante, quando adquirimos ou ganhamos alguma planta, procurarmos saber os detalhes preciosos sobre os cuidados que precisamos ter com elas. Afinal, há muitos tipos diferentes de vegetais, cujas maneiras de viver podem ser bem diferentes uns dos outros, caso dos cactos e das samambaias,por exemplo. E se não tomamos os cuidados adequados, corremos mesmo o risco de facilmente perdermos as nossas plantinhas. Eu mesma já passei por isso tantas vezes...Lembro que no início do meu pequeno jardim, eu costumava "afogar" os meus cactos e suculentas, pensando que eles estavam sempre com "sede"...Coitadinhos deles, que mal podiam resistir à minha mania exagerada de colocar água demais em todas as plantas! (Rs...) Coisas que só aprendemos mesmo com a nossa prática diária e a nossa busca de cada vez mais melhorarmos os nossos "dons jardinistas". O mais importante é a gente não desanimar com as perdas do caminho e exercer o nosso amor simples e transbordante por essa natureza linda que Deus nos deu com todo o carinho.
    Meu beijo carinhoso e os meus desejos de um lindo fim de semana pra vocês!!!
    Teresa
    ( do blog "Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade passamos por experiencias ruins e assim vamos adquirindo
      experiencia, é muito importante saber quais necessidades elas tem para
      teros sucesso e até multiplicar mudinhas e dar as amigas.
      beijinhos

      Excluir
  11. Olá Simone...parabéns, mais uma rica e importante postagem para abrilhantar ainda mais o seu Blog! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Simone:) achei muito útil sua postagem. É muito importante saber essas informações quando se adquire uma plantinha, se se quiser ter sucesso no seu cultivo. Conheço gente que diz que nas mãos delas nem cacto sobrevive :) É porque não têm atenção a estas informações, que são tão importantes. Cada planta tem o seu cuidado, tem que se regar ou não, umas gostam de sol, outras não, até a terra tem suas diferenças. Tem que se cuidar da planta com a ideia que é um ser vivo e acho que por vezes se esquecem disso :)
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom você captou o sentido do post, cada uma tem suas necessidades e assim
      sabendo o que elas precisam, o sucesso será certo.
      bjs

      Excluir
  13. Oi Simone! Adorei as dicas sempre valiosas!
    Adorei as fotos das plantinhas sempre lindas!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  14. Amei sua postagem!!!!!!!!!!! Abençoado final de semana!!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  15. Quantas dicas importantes e quantas plantinhas lindas, eu amei!

    Flor, eu tenho um blog relativamente novo que fala sobre a vida de casada quando jovens e cuidados pessoais, se quiser conhecer ficarei muito feliz com a sua visita!

    Um beijo :)
    http://www.casarsemdesleixar.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Sábias dicas,lindas fotos.Uma pena o cacto que não resistiu ao excesso de umidade.
    Beijos,tenha um abençoado e feliz final de semana Simone.

    ResponderExcluir
  17. Nossa que post legal..muito bom.
    Eu amo natureza e ficar sabendo um pouco mais sobre ela é sempre bom...
    Amei o seu cantinho....te seguindo linda....Deus te abençoe.
    http://novembrolilas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Guria eu sou um desastre, mato todas as plantinhas que ganho, não adianta :( Amei suas dicas, aqui em casa temos a moreia... ainda bem que a danada não precisa de cuidados Sí... Agora o Evandro está se dedicando a aprender a fazer mudas <3

    Adorei mais uma vez seu post!

    Super beijo e um lindo final de semana pra vcs!! Amando vc no instagram!

    ResponderExcluir
  19. Oi Si!
    Adoro as suas dicas!
    Bjsss e um lindo FDS p/vcs

    ResponderExcluir
  20. Dicas maravilhosas amei, bom final de semana.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=EgeQXJjUpSQ
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho vindo a aprender a cuidar da terra e das plantas com pessoas amigas que já estão habituadas! Mas é preciso muito tempo para dominar a arte de bem cuidar! Bj

    ResponderExcluir
  22. Jura que plantinhas absorvem umidade do ar? Gente do céu. Deve ser por isso que meu cacto morreu mesmo sem muita frequencia de rega. Fiquei super chateada. Ele era lindo!!
    Beijos
    http://morandocomamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É morte certa se você rega de mais sabendo desta proeza que todas as plantas fazem.
      bjs

      Excluir
  23. Oiii Simone eu preciso cuidar melhor das poucas que tenho aqui, estão maltratadas porque fico o dia fora de casa!!
    Adorei suas dicas e que pena que o cacto não resistiu as chuvas!
    Beijos ♥ bom final de semana!
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Isso realmente é muito importante, cada qual com uma necessidade diferente, o que as torna lindas, bjs e um super fds, Ana ;)...

    ResponderExcluir
  25. I hope the Dietes iridioides plants will last forever! They have pretty blooms :-) Have a good weekend.

    ResponderExcluir
  26. Lindíssimas plantas,belas flores,gostei imenso da tua postagem,tudo de bom!!

    ResponderExcluir
  27. Oi, Simone, tudo bem?

    Muito boas as suas dicas. Se a gente não conhece as necessidades das plantinhas é sempre bom dar uma pesquisada. Meu pai sabe tudo, ele que cuida da floresta aqui de casa. Já eu...
    Acho que na minha casa só vai ter aquelas violetas que compramos no supermercado e que dura só uma semana! rsss

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  28. Oi, Simone!
    Dicas preciosas!
    Aprendendo cuidar, observar, certamente as plantinhas agradecem!
    Eu também!
    Beijo carinhoso, feliz semana!

    ResponderExcluir
  29. Observar es una buena forma de aprender las plantas, para poder darles lo que cada una de ellas necesita.
    Me encantan tus Begonias y ese Dietes amarillo ¡qué bonito!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  30. Olá amiga linda!!
    Suas dicas são sempre preciosas!!
    Eu acho uma graça a Maria-sem-vergonha!! A minha avó tinha no jardim, fazia uma moldura, sabe? Acho elas coloridas e delicadas demais!!!
    Beijos mil e linda semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderExcluir
  31. Adorei as dicas, essas begônias são super lindas.
    Beijos

    Blog

    Youtube


    ResponderExcluir
  32. Bom dia, Simone!
    Boas dicas!
    Sabe que sempre chamo a Maria Sem-Vergonha de Impatiens? rsrsrs Já acostumei. Tenho um canteiro lotadinho delas e as flores nunca acabam, mas estão bem espichadas. Qdo acabarem as últimas, darei uma podadinha e verei as mudas para espalhá-las mais um pouco.
    Que pena que seu cacto não resistiu. Tenho lido e aprendido um pouco de cada vez sobre as plantas que tenho, assim fica mais fácil adubá-las, podá-las e cuidar de cada uma.

    Abraços esmagadores e ótima semana.

    ResponderExcluir
  33. Oi Simone, adorei as dicas!!!

    http://cafeeconversas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...