Menu

Image Map

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Sementes.


  As sementes são parte importantíssima para o perpetuar da espécie, e também  fazendo parte de nossa alimentação como feijão, arroz, soja, lentilha e demais.

  Muitas também caíram no gosto popular por seus diversos valores nutricionais que acrescentam e muito em uma alimentação mais saudável como: gergelim, linhaça etc...

  Depois da polinização que os visitantes fazem origina o fruto que servirão de alimento, e que escondem as preciosas sementes, garantia de propagação.
  O que mais me encanto é a germinação, é muito interessante ver este processo da natureza, fico fascinada.


  Na semeadura devemos obedecer a estação correta, o solo e o cuidado para que nenhum astuto bichinho venha ciscar o canteiro para se alimentar delas, como aconteceu com minhas sementes de girassol, que mesmo cobrindo com alguns galhos, percebi depois de alguns dias que as sementes se foram.
  Algumas para germinarem, precisam ser quebradas a dormência, outras escarificadas, então a dica de hoje é saber que sementes você está adquirindo e respeitar a época de semear, e como semear, que você pode observar atrás dos envelopes.

  Depois das flores você pode colher as suas também, a primeira vez comprei mudinhas de amor perfeito, onze horas,boca de leão e deram sementes que já semeei e estão prosperando, logo mostro as mudinhas

  As sementes de cactos vocês podem conferir aqui, as sementes de orquídea somente as depositei nos musgos, vi um jardineiro fazer isso com sementes de bromélias e as várias mudinhas que tinha em um tronco e resolvi ver se comigo dá certo.
                                            Cápsula de orquídea com milhares de sementes.




                                                       Pequenos frutos do amor perfeito.




                                                       Sementes da echeveria polidoni.



                                                           Fruto com sementes de cactos


                                                          Sementes de amor perfeito.


                                                    Chuchu brotando quando cai no solo.




                                                          Sementes de onze horas.


                                              Sementes da ripsalis pilocarpa(cacto epífito)


                                                                Sementes de coentro.




  Me contem se já fizeram alguma semeadura e como foi, vocês podem compartilhar seus feitos aqui no cantinho para vermos e aprendermos juntos.
  Participe do "compartilhando minha plantinha" com os amigos mandando a foto para o e-mail que está acima na pagina.

  E até o próximo post !!!


Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens,

                                                             Veja também! Echevérias.


39 comentários:

  1. Olá Simone,
    Você coletar uma grande quantidade de sementes para cultivar novas plantas novamente. Sempre tão emocionante ver o que vem acima!
    Espero que você goste dias maravilhosos!

    Liefs, Gerry

    ResponderExcluir
  2. Oi Simone,adoro ver essa sua paciência e amor com as plantinhas.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde querida Simone!
    Que delicadeza de postagem! As semente são importante para nossas vidas.
    Eu já plantei sementes de coentro, o resultado foi satisfatório.

    Bjão, fique com as bençãos de Deus! ♥

    ResponderExcluir
  4. Simone, que sementes delicadas, tratadas pelas suas mãos com carinho, gostei das sementinhas,
    beijo amiga

    ResponderExcluir
  5. Merhabalar, doğal olan herşeyi seviyorum. Eğer doğal domates tohumunuz varsa bende istiyorum. şimdiden teşekkür ederim.

    Saygılar.

    ResponderExcluir
  6. Também me fascina a germinação! As sementes de girassol...talvez pelo tamanho não pegam por causa da passarada! Bj

    ResponderExcluir
  7. Ate as semente são diferente uma da outra
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=EgeQXJjUpSQ
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que maravilha hein! Cada uma com a sua especificidade e com a sua importância!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Sementes lindas e delicadas, Simone, adorei;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Si !
    É sim muito gratificante ver a sementinha que a gente plantou germinando, formando uma plantinha nova, eu adoro, mas com os cactos e as suculentas ainda não semeei, já fiz com sementes de manjericão, alfavaca e mamão, em breve estarei mostrando, na minha nova horta, também já plantei sementes de ipê de jardim e de flamboyant.
    Adorei o post de hoje sobre sementes, e da maneira como você descreveu a importância delas na perpetuação da especie.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Si!
    Eu adoro essa transformação. Há um mês coloquei sementinhas de pimentões coloridos nos vasos e uma semana depois elas começaram a explodir como pipoca kkk. Acho lindo!
    Bjsss amiga

    ResponderExcluir
  12. Simone,

    Adorei o post! Aquelas fotos que te mandei há algum tempo foram de semeadura, e adorei a experiência. Não tenho tido sorte com as orquídeas (na verdade elas é que não têm sorte comigo), mas vou tentar esse método que vc explicou!

    ResponderExcluir
  13. Que legal Simone!
    Quando eu era criança a minha vó tinha plantação aqui em casa.
    Deu saudade!!

    Adorei seu post. Um monte de coisas que não conhecia.

    BjO
    Www.brechodanylins.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Si!!!
    Acho que herdei do meu pai a vontade de semear!!!
    Só não funciona com orquídea!!! Rsrsrs!!! Se bem que nunca tentei, mas vi uns vídeos explicativos e achei muito complicado!!!
    Adorei conhecer as suas sementes!!!
    Ah! Hoje plantei um caroço de pêssego!!! Será que vai brotar?
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu desisti de semear sementes de orquideas, é
      complicado, tudo esterilizado é mais fácil comprar as mudas
      e deixar isso para quem entende.
      beijinhos

      Excluir
  15. Oi Simone, amando conhecer o seu blog! Não entendo nada de sementes, plantas embora aprecio! Certamente aprenderei muito aqui no seu cantinho!
    Beijo
    Ps. Já estou te seguindo para ficar por dentro de tudo!
    Aminah/Vandira
    www.farhanadiary.com

    ResponderExcluir
  16. Nunca tive sorte com as sementes que "lançei" à terra, mas vou tentando.
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  17. Devo dizer que não tenho muita sorte com sementes...não tenho a "mão tão verde" como a sua...
    Beijocas e bom fim de semana !
    Anna

    ResponderExcluir
  18. Bonitas fotos e boas explicações...
    Um final de semana abençoado, Simone! Bjs

    ResponderExcluir
  19. Querida Simone
    Está tão bonita, a sua página inicial! Parece tridimensional!
    Gostei muito do que li,pois aprendi algo mais.Obrigada.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  20. Oii Simone eu já havia me esquecido de como é bom plantar assim com sementinhas!
    Beijos bom final de semana pra você!
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, querida!
    Obrigada pela visita e pelo carinho.
    E aqui no seu cantinho, sempre aprendendo algo novo sobre plantinhas!
    Bjs e ótimo final de semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Rainha das plantas, duvido que está comendo sementes.
    Vai demorar par me acostumar vê-la esbelta.
    Você sabe que não tenho plantas.
    Beijos
    minicontista

    ResponderExcluir
  23. Querida Simone!
    Sei que ando novamente sumidinha, mas sempre que posso, apareço para visitar este teu lindo jardim e ver as tuas sempre adoráveis novidades. E que maravilha encontrar por aqui este post tão encantador e que nos fala do verdadeiro milagre da vida, que acontece todas as vezes que uma semente germina e dá origem à uma nova plantinha. Realmente algo fantástico,que apesar de acontecer todos os dias, sempre me emociona! Já passei muitas vezes pela experiência da semeadura... Algumas vezes temos sucesso e em outras não, assim como tudo na vida...Mas as experiências mais interessantes são muitas vezes aquelas em que a própria natureza "semeia" plantas que nem imaginamos, e nos traz de presentes tantas belas e inusitadas plantas....Isso já aconteceu muitas vezes aqui no nosso pequeno jardim, onde já vi brotar girassóis, lantanas e tantas outras plantinhas que sequer consegui descobrir seus nomes...Sempre uma surpreendente alegria! E pensar que dentro de uma simples semente há tantas possibilidades de vida... Por isso, lembrei de uma mensagem linda que diz " Podemos contar as sementes que existem dentro de uma simples maçã, mas só Deus sabe quantas maçãs caberão no futuro de uma única semente..."
    Beijos carinhosos e uma primavera abençoada e repleta de novas flores pra ti!!!
    Teresa ( "Mary Lane")
    (do blog "Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  24. Bom de ver seu cuidado e carinho com as plantinhas.
    Tenho um vaso grande onde semeei temperinhos,tomilho,salsa,manjerona,orégano.Já estou colhendo.
    Suas dicas sempre nos ajudando.
    Beijos,boa noite Simone!

    ResponderExcluir
  25. Fico encantada com seus conhecimentos, és uma verdadeira médica de plantinhas...
    Um abraço, e um bom final de semana pra você.
    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  26. Adoro a florzinha do amor perfeito!
    Quero semear , mas não encontro as sementinhas aqui onde moro!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  27. MUCHAS GRACIAS POR SEMBRAR NATURALEZA.
    ABRAZOS

    ResponderExcluir
  28. Lovely photos of the seeds and the seed heads. Thank you for visiting my blog.

    ResponderExcluir
  29. Tenho plantado sementes de girassóis e de Crista de Galo.

    ResponderExcluir
  30. Simone muito interessante! É sempre um prazer para coletar as sementes de plantas que podemos ter gostado e retornar para replantar. Abraço

    ResponderExcluir
  31. Olá Simone,
    Belo texto (e fotos) sobre a importância das sementes, sendo elas as mais variadas. Eu também, todos os anos, faço várias sementeiras e é um prazer enorme ver novas plantas a despontar.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  32. Simone,

    Que fantastica a capsula cheia de sementinhas de orquidea! Linda a natureza.

    Bjs

    ResponderExcluir
  33. Oi, Simone, tudo bom?

    Eu nunca fiz uma semeadura, mas meu pai com certeza já fez! Você tem que ver o meu jardim. Moro em uma casa de esquina e meu jardim parece uma floresta! Meu pai é APAIXONADO por orquídeas! Ele tem vários tipos, um mais lindo que o outro!.
    Achei seu blog muito interessante! :))))

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  34. Gosto de sementes na alimentação, nunca plantei algo assim tão especial, mas me lembro do encanto quando criança de plantar feijões e ver germinar e hoje passo essa sensação aos meus filhos e eles amam, a menor quer plantar algo todos os dias e quando vou arrumar as roupas dela no guarda roupa sempre encontro semente caindo por todo lado, sementes de laranja feijão e esses dias ela guardou sementes de fruta do conde rs!
    Quando questiono ela diz: ah! mãe e pra plantar qualquer dia rs!
    Bjusssss!!!
    Ótimo outubro!

    ResponderExcluir
  35. Oi Simone!
    Eu adoro semear e ver as plantinhas crescendo e dando seus frutos, eu já tive dificuldade com as sementes de coentro, são difíceis de germinar, mas agora já aprendi que elas precisam de muita água para germinar, as sementes são duras e precisam ser regadas 2 a 3 vezes por dia.
    Uma ótima semana! Bjs

    ResponderExcluir
  36. Adorei o post, na minha casa não tenho plantas por questão de espaço, mas no sítio é o que mais tem, uma vez consegui fazer um pezinho de caju da sementinha, sensação maravilhosa ver ele crescendo rs.
    Beijos

    http://diadespa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...