Menu

Image Map

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Tanchagem e acerola.


  Hoje trago pra vocês a tanchagem ou tanchas é de fácil cultivo não tem muitas exigências, quanto ao solo e regas, aqui em casa ele nasce espontaneamente, é claro que quando dão as espigas de sementes, eu não arranco e jogo fora, deixo elas caírem sozinhas, e meses depois dá origem a uma nova planta.
   Plantago major L

  Como não gosto de ervas secas, sempre faço uso dele verde em forma de chás, que é muito bom para dor de garganta, laringite, faringite, tosse, reforça a imunidade e tantas outras.
  Já me perguntaram porque não arrancava o capim da brita, mas não é capim é tanchagem. É muito fácil de ter em casa, depois de conseguir a primeira muda.


                                                   
   E a acerola que é uma fruta cítrica, acho que todo mundo conhece
ela, muito saborosa em forma de sucos.  A aceroleira precisa de muito sol pra se desenvolver, é rica em vitamina c, que na forma de suco precisa ser tomada imediatamente se não os nutrientes se dissipam, sem falar que a acerola tem 40 x mais vitamina c do que a laranja.

Simone Felic
                                  Malpighia emarginata ou malpighia glabra




Fico por aqui, deixando um versículo para o dia

Não sejas sábio a teus próprios olhos, teme ao senhor e aparta-te do mal.
provérbios 3:7

59 comentários:

  1. Oi Simone!

    Ótimas informações, menina!
    Já anotei, viu?
    Amo pé de acerola! Acho muto bonito!

    Lindo dia!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  2. Acerola é uma delicia,só acho um pouco ácida.
    Lindas fotos amiga Simone.
    Bjs Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Muioto bom ter essas plantinhas em casa, por perto! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Não conheço a tanchagem, acho que se tiver no meu jardim eu nem vou reconhecer. Adorei saber do seu uso medicinal, vou prestar mais atenção. Quanto à acerola, adoro. Tenho dois pés no sítio, quando vou lá bebo muito. Tinha também aqui no jardim de casa, mas adoeceu e morreu o pé, apesar dos meus esforços... Adoro fazer chá de jasmim, tiradas as florzinhas do pé, daí bater a acerola no liquidificador com um tiquinho de água e juntar ao chá - agora que o tempo vai esfriar, é uma delícia.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Si!!
    Não sabia que a "tansagem" se chamava tansagem, muito menos os benefícios dela... Agora já sei!!
    Aqui em casa temos uns 3 pés de acerola, é muito amor, amo suco de acerola!! Os pés sempre ficam carregados então sempre congelo, levo para minha sogra quando viajamos... Todo mundo na família ama!! Sem contar que o Bartolomeu meu cachorrinho labrador é apaixonado por acerolas, chega a pegar no galho... uma coisa...
    Adorei!!!

    Beijão

    Nanda

    ResponderExcluir
  6. Que lindas acerolas quero suco suco juiiiceeeeee !!!

    Bjuu com glitter :*

    http://blogcoisinhasdaduda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Tenho as duas aqui em casa,a tansagem como disse se espalha com rapidez pelo chão,não sabia dos benefícios dessa planta.
    Esse ano colhi bastante acerolas e fiz sucos,que são uma delícia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Já tinha visto a tansagem, mas não sabia o nome.
    Adoro acerola! É uma delícia e é muito saudável.
    Bjo!
    http://cristadelicada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Simone!
    Aprendi a comer acerola não faz muito tempo e adoro. Compro a frutinha na feira e depois que higienizo, coloco com um tiquinho de água no liquidificador e depois de coar, coloco em forminhas de gelo, para ter sempre um suco natural prontinho. Cada cubinho rende um copo!
    Tansagem eu não conheço e já que faz tão bem para a garganta, vou procurar ter em casa também!
    Muito boas indicações! Nessa época do ano, quando começa a esfriar, é bom consumir coisas que melhoram a nossa imunidade!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  10. acelora docinha é uma delicia hehe'

    http://historiaimperfeita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que legal!
    Adoro acerola e acho o pé tão bonito. Na fazendo da minha tia ficava cheio de coelhos embaixo, eles faziam a festa kkkk
    Beeeijos!
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Amo o livro de Provérbios!
    Seu pé de acerola está encantador, amo quando estão florando e quando as frutinhas começaram a amadurecer, o pé fica lindo! Desejo um abençoado restinho de tarde! Bjinhos!

    ResponderExcluir
  13. Amo frutas azedinhas, então acerola está na minha lista de preferências ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Simone
    Esse pé de acerola assim tão carregadinho uauuuuu.... só um suco mega saboroso querida.
    Amo essa frutinha
    Beijinhos
    Gracita

    ResponderExcluir
  15. Amo suco de acerola super vitaminado
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adoro suco de acerola, apesar de aqui por França só encontrar de vez em quando..
    Beijos da Bruxinha

    ResponderExcluir
  17. Simone,
    esses remédios naturais são perfeitos, faço chás e sucos.

    Bjs, fique com Deus ♥

    ResponderExcluir
  18. Essa planta tem mesmo muito valor!
    Todos os sumos que há aqui em Portugal de Acerola não são propriamente naturais, vêm de um concentrado, por isso nunca fui muito fã. Mas tenho quase certeza que iria gostar de provar o sumo natural :)

    http://miscelaneathesecond.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  19. Não imaginava que a primeira planta servia para fazer chá. Tenho-a no meu jardim.
    Quanto à acerola, não existe cá, a temperatura não é ideal.

    ResponderExcluir
  20. Oi Simone! Gostei das dicas!...
    Sempre estou fazendo suco de acerola...
    O versículo é lindo...

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Viva simone,
    Aqui por Portugal também uso muito a tanchagem (ou erva-das-sete-linhas, como também é chamada) devido às suas propriedades medicinais... que são muitas!
    Ai como gostávamos de ter um pé de acerola...
    Um abraço,
    http://faroleco.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  22. Só conhecia a acerola. Mas a tansagem parece ser bem interessante pelas suas propriedades!! Bjinhos

    ResponderExcluir
  23. Lindas amiga, meu avô também tem acerola na casa dele, o pé tá vermelhinho, vou até fazer geléia esses dias, além do suco que também é uma delícia, bjs e bom fds, Ana ♥...

    ResponderExcluir
  24. Ai que delicia Simone deu agua na boca. Adoro acerola.
    Bjus

    Encanto de Menina
    http://geriencantodemenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Simone!!
    Antes de me mudar, no pátio de casa tinha tansagem, eu usava como chá pra melhorar a circulação sanguínea e melhorar as cólicas menstruais!
    Suco de acerola é muuuito bom! Faz tempo que não tomo! Haha!
    Beijinhos e obrigada pelas visitinhas de sempre! ;)

    ResponderExcluir
  26. Oi Simone!!!
    Conheço a tanchagem!!! Aqui em casa tinha!!!
    Acerola é o melhor suco que já tomei!!! Adoro!!! Aqui em casa tinha um pé, mas deu tanta cochonilha que tivemos que cortar!!! Ficamos tristes!!!
    bjos!!!

    ResponderExcluir
  27. Tansagem...já tinha ouvido falar, mas não conhecia, gostei das informações!!!

    Lindo versículo.
    Beijinhos *-*

    ResponderExcluir
  28. Adoro tansagem sempre uso para dor de garganta.
    Acerola por aqui só em suco concentrado mas é muito bom.
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Tansagem,não conheço, mas acerola é muito bom!
    Beijinhos, Pedrinho

    ResponderExcluir
  30. Oieee lindonaaa, aos poucos minha vida está voltando ao normal :D , eu amoooo acerola e aqui não tem :( adoro comer ela do pé mesmo, as vermelhinhas hummmm, nossa não conhecia está plantinha milagrosa, aprendendo muito com você, um grande beijooo, e um lindo final de semana!

    ResponderExcluir
  31. Não lhe falta nada no seu jardim...
    Beijocas e bom fim de semana !
    Anna

    ResponderExcluir
  32. Oi Simone muito bom seu espaço, gostei e já fico!!
    Gosto de plantas, mas aqui em casa não tenho quintal de terra ai tenho plantinhas em vaso no meu quintal, tenho a árvore da felicidade , tenho cacto, e mais 2 que não sei o nome, vi o pé de acerola esse eu conheço, pois na casa da minha sogra tem 1, ja a primeira não conhecia vi que posso aprender um pouquinho aqui com vc, bj e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  33. Olá Simone: nunca provei acerola ,mas já ouvi falar e cá já se faz sumo desse fruto. Sempre muito bonito o teu jardim.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  34. Bom dia Simone!
    Essa planta tansagem é milagrosa, meu sogro plantava e usava muito,
    é verdade onde cai semente nasce como capim!
    Minhas acerolas ainda não deram , o pé só tem 1 ano, acho que vai demorar um pouquinho né? bjsssss e belo dia!

    ResponderExcluir
  35. Tansagem é muito famoso por suas propriedades curativas, minha tia tem um canteiro cheinho dessa planta, e diz que faz milagres! E seu pé de acerola está carregado, que beleza! Muito suquinho pra tomar!
    Beijo Simone, um lindo final de semana a todos,
    Denise - dojeitode.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Amiga a natureza é bela amo visitar as suas plantinhas.
    tenha um final de semana abençoado.
    Venha participar do sorteio de um ano do blog
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Obrigada pela visitinha.
    A acerola também fica muito legal em forma de geléia, uma delicia... Azedinha.
    Bom fim de semana... Fátima.

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde Simone. Como está a filhota hj? Espero que esteja melhorzinha ;)

    Beijo, ótimo finde para vcs!

    Nanda

    ResponderExcluir
  39. Tansagem nunca tinha ouvido falar.
    Acerola gosto muito.

    ResponderExcluir
  40. Olá Simone.
    Que bom está aqui para ler as suas postagens.
    Amiga quero que saiba que você é uma fonte de energia boa rsrs.
    Sempre com o sua amizade que a gente nunca esquece.
    Virtual ,mas muito real rsrs.
    Ainda não estou no virtual normalmente, só entrando ocasionalmente,mas me deu uma imensa vontade de vim lhe ver.
    Amei a suas dicas, agora eu fiquei conhecendo Tansagem e seus benefícios.
    Tirar uma fruta do pé deve ser algo muito bom, quem sabe ainda não terei ela experiencia, o seu pé de acerola está lindo.
    Uma lindo final de semana, com muita saúde para vocês.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  41. Fiquei feliz em saber que vc fez o pão de queijo!

    Bom fds minha querida, junto a sua família!
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  42. Passando para desejar um abençoado final de semana!
    Bjos minha linda!

    ResponderExcluir
  43. Querida Simone, eu já sabia sobre essa fruta. Além de linda faz bem.
    Desejo um bom fds bjs.

    ResponderExcluir
  44. Simone, plantas e frutos, você é nota 10, beijo amiga

    ResponderExcluir
  45. Adorei o post!!
    Mil beijus, www.nossomosmoda.com

    ResponderExcluir
  46. Plante em seu coração a sementeira do amor,
    pois assim ampliarás o seus dias de alegria.
    Que o senhor ilumine os seus caminhos levando a tristeza sempre pra longe,
    bem longe de você.
    Enchendo seu coração com a divina fé,
    Continue a ser essa pessoa maravilhosa que você é,
    e seu coração estará a onde
    estiver a sua alegria de viver.
    Um feliz e abençoado final de semana.
    Beijos paz e luz ,Evanir.

    ResponderExcluir
  47. Que no Fim de Semana que se aproxima, você possa esbarrar com muitos Sorrisos, Abraços e muuuuiiiita Paz :0)
    Aqui em casa adoramos suco de acerola, e no sítio dos meus pais em Guapimirim tem um pé enorme além de outras plantinhas.
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  48. Tansagen não conhecia ,mas acerola dá um suco maravilhoso.Um ótimo final de semana.
    http://crismandarini.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  49. Oi Simone, aqui no meu condomínio tem um pé de acerola, fica muito lindo quando está cheio da fruta. Eu amo kkk
    Bjssssssss amiga e um FDS super abençoado p/vcs

    ResponderExcluir
  50. Não conhecia a Tansagen, que legal que pode cultiva-la e ainda ter benefícios.
    Acerola é boa demais, adoro um suquinho rs...

    bjokas e um fds abençoado =)

    ResponderExcluir
  51. agora fiquei curiosa pra saber se o que tenho no meio das britas é Tansagem rsrs amanhã vou verificar! beijinhos e boa noite

    ResponderExcluir
  52. Amiga adoro suco de acerola bem geladinho
    aqui em casa fazemos sempre deliciaaaaaa

    Abraços de bom final de semana

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  53. Olá Simone, hoje foi um dia feliz, tive a familia Felic, mãe e filha, lá no blog!!
    Aqui em Portugal não temos acerola. Mas vende a polpa ( que vem do Brasil) no supermercado. É excelente o suco, mas não sabia que tinha tantas propriedades. Beijão!

    ResponderExcluir
  54. Amiga tenha um sábado e domingo abençoado para você e família.
    Venha participar do sorteio de um ano do blog
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  55. Beautiful plant and fruit!!! Love your Bible verse too!

    ResponderExcluir
  56. Acerola é vida ♥

    http://sonhando-porai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  57. Querida Simone
    Por cá, não há.Só à venda em supermercados.
    Gostei muito das informações que nos trouxe. Bem haja.
    Obrigada.
    Beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  58. Hmmm, eu gosto do surco de acerola, hehehe! Boa semana, beijos!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...