Menu

Image Map

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Jacatirão x Manacá da serra.

   De uma espetacular floração que dá até três vezes no ano, é muito comum em nossas florestas avistarmos o jacatirão ou Manacá da serra, com suas flores brancas e lilases, na cidade  as podas e a poluição encurtam sua vida e ela floresce ainda mais para garantir a perpetuar a especie, pode chegar á 15 metros de altura.

  Foto do Jacatirão em habitat natural

   O Manacá da serra anão chega á três metros muito ornamental, também  tem floração abundante e muito bonita, com flores brancas que vão ficando lilases com o tempo, é uma espécie muito bonita para ter em jardim, nativa do Brasil e gosta de sol pleno.

   Se alguém ter mais alguma coisa para complementar sinta-se á vontade para comentar e complementar o post, e assim aprendo com vocês também na troca de informações.
   Ficarei devendo a foto do Manacá, a diferença é que o Manacá é de porte pequeno mais ou menos três metros, mas flores bem parecidas.


Simone Felic

Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho.

Salmos 4:7

78 comentários:

  1. Boa viagem amiga Simone e retorne logo,com suas lindas imagens e ensinamentos sobre as plantas.
    bjs
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, minha flor!
    Saindo de férias?

    Vc e seu maravilhoso jardim farão falta, viu... mas desejo, comadre, que vc descanse e volte logo para florir essa blogosfera, tá?

    Deus abençoe e um bjão!
    Feliz férias!!!

    ResponderExcluir
  3. Boas férias!! beijos praianos,tuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Vixi, não entendo nada de flores, plantas e árvores...rs
    Aproveite bem esse tempinho de férias :)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Ótimas ferias, aproveite bastante
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já vi jacatirão algumas vezes, mas sempre pensei que seria uma variação do manacá!
    Interessante saber que são duas plantas totalmente diferentes!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Sempre que venho aqui aprendo um pouquinho Simone!! Não sabia o nome, mas já conhecia!!
    Aproveita bastante as filhotas!! Boas férias!

    Beijos

    Nanda

    ResponderExcluir
  8. Conheço bem essa árvore da foto.Tem muito por aqui,acho lindo essa dupla coloração das flores.
    Beijos,tenha um ótimo descanso.

    ResponderExcluir
  9. Olá Simone, descanse bastante.
    Apesar que as férias são para eles rsrsrs
    A gente não para não é mesmo amiga?
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Boas férias quelida, aproveite e descanse
    Obrigada pela visita
    Tenho uma ótima 2ª feira!
    Beijos Coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  11. Oi querida,
    Vá passear e descansar. Você merece
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  12. Menia fiquei feliz em té-la em nossa casinha.
    Agora vim e aprendi muito sobre uma planta que sempre via nas viagens e não conhecia o nome,
    por aqui as pessoas chamam de quaresmeira, se for a mesma. Até plantei uma em frente a casa que moramos, estou luca pra ver sua flores.
    Querida, tenha uma férias bem proveitosa e faça tudo que puder.
    Deus abençoe ricamente seu descanso.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
  13. Eu amo passar em lugares que tenham estas árvores...são lindas!!
    Boas férias e descanse bastante!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Simone!
    Eu também faço uma confusão danada com estas duas belezas, mas sei que são distintas. Mas o que importa, é que elas este ano estão lindas e enfeitando o nosso dia adia...boas férias e até a volta! beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá Simone, desejo-lhe boas férias e quanto a complementar o post não posso ajudar, pois sei pouco destas coisas de plantas e flores.
    Beijos&Abraço.

    ResponderExcluir
  16. Jacatirão d Manacá da serra têm perfumes semelhantes? Eu só conheço o manacá. Boas férias, com cheiros e cores para relaxar.

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o Jacatirão...achei lindo!
    Boas férias e bom descanso amiga, até a volta!
    bjus!

    ResponderExcluir
  18. aproveite estes dias então!por aqui eu tive uma semana de recesso, nem deu pra nada rsrs quando vi já acabou!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Oi Simone,
    Realmente as duas plantas são bem parecidas, mas de perto é possível notar algumas diferenças, principalmente nas flores!
    Beijos e ótima semana!
    Boas férias e até logo!

    ResponderExcluir
  20. Lindo lindo querida Simone!
    Te desejo férias abençoadas! Bjos!

    ResponderExcluir
  21. Que encanto essas flores. Adorei saber sobre.
    Boas férias!!! E já esperando sua volta com novidades.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  22. Estou chegando e tu estás saindo rs
    Eu não conhecia esses exemplares de flores tão lindas!
    Pro meu lado não há. Quase não há flores...

    bjs

    ResponderExcluir
  23. Tenha um merecido descanso. E Boas férias!!!

    ResponderExcluir
  24. Boas férias, aproveite para descansar não organizar.
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  25. As plantas estão bem cuidadas... boas férias... beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Que meigas, adorei.
    Boas férias ^^ beeijos
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Lindo o Jacatirão! O dia que eu conseguir ter um quintal/jardim, certamente vou plantar um Manacá ❤
    Boas férias, querida!

    Beijinhos,
    Prudence
    http://prudencethedeer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Também sentirei saudades! Bom descanso.

    BLOG: http://gabriellyrosa.blogspot.com
    FAN-PAGE: https://www.facebook.com/bloggabriellyrosa
    TWITTER: @gabrielly_rosa

    ResponderExcluir
  29. Eu que entendo bem pouco de plantas, a cada dia vou aprendendo um pouco com vc. Boas férias, repouse bastante e aproveite. Bjs

    ResponderExcluir
  30. ai q lindooo
    amo essa cor!
    Beijão ✿◠‿◠)✿
    /(.”)__☆
    /||\
    _||_
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
  31. Não há Jacatirão em Portugal ou até na Europa !!! São bem bonitos....
    Beijocas !
    Um lindo dia para você !
    Anna

    ResponderExcluir
  32. Que lindas! Aproveite bastante o descanso merecido! :)

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
  33. Oi Simone!!!
    Belíssima essa planta com flores lindas eu morei numa fazenda em minha infância e amo a natureza plantas assim sempre me encantam!!
    Beijos boas férias descanse bastante e aproveite muito!!


    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. oi Si

    Descanse muito e aproveite com a filhota.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  35. Que bela planta :) As flores são um encanto!
    Umas boas férias e bom descanso!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  36. Olá Simone amiga boas férias.
    Bjinhos ♥
    http://sarranheira.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  37. Olá Simone querida amiga boas férias.
    Bjinhos ♥
    http://sarranheira.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde amiga, passando pra desejar uma semana repleta de bençãos de Deus, beijinhos

    ResponderExcluir
  39. Oi Simone, agente aprende mesmo por aqui né, sei que não vou lembrar o nome desta planta, na primeira vez que vê-la na rua mas uma hora agente decora, aqui perto de casa tem muitas destas.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  40. Passando para deixar um beijooo Simone <3

    Nanda

    ResponderExcluir
  41. As flores são lindas!
    Beijo, tudo de bom, boas férias
    Zizi

    ResponderExcluir
  42. Oi, Simone!
    Não conheço as árvores, mas fiquei curiosa por causa da sua dúvida e fui procurar na web. Parece que a árvore menor é uma variedade da árvore maior. Dá uma olhada nesse link http://plantas-ornamentais.blogspot.com.br/2011/06/manaca-da-serra-tibouchina-mutabilis.html
    Bom descanso!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  43. que cores lindas, né? Aproveite o descanso e até a volta!

    ResponderExcluir
  44. Boa noite Simone.
    Belas ferias.
    Uma feliz noite.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  45. São lindas.

    Querida, tenha boas férias e volte logo com mais plantinhas maravilhosas!

    beijinhos,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  46. UFFFFFF, PERO ESA PLANTA ES ALTA Y MUY BELLA!!! GRACIAS POR COMPARTIR.
    UN ABRAZO

    ResponderExcluir
  47. Estou de volta, e é claro que eu não poderia deixar de dar uma passadinha por aqui para matar as saudades... Mas, vir até aqui e não ficar encantada com tudo que encontramos, é quase uma missão impossível :0)
    Boas Férias!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.com.br

    ResponderExcluir
  48. Lindo amiga, cor maravilhosa, te desejo boas férias, bjs e até a volta, Ana ♥...

    ResponderExcluir
  49. Não me canso de admirar suas plantas. As mudinhas que mandei pelo correio estão todas lindas. Minha amiga ficou feliz.

    ResponderExcluir
  50. Muito linda essa planta! Já vi em vários lugares. Linda mesmo!
    Bjo! Boas férias!
    http://cristadelicada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  51. Que lindas, já vi em vários lugares! Sentirei sua falta!! Volte logo!

    pequenos-exageros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  52. Olá Simone!
    Boas informações; e a planta é mt bonita!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  53. Não conheço essas árvores, Simone.
    Achei lindas, as flores.

    ResponderExcluir
  54. Não conhecia, mas é muito bonita :)
    Boas férias então, espero que aproveite!
    Beijinhos.

    http://miscelaneathesecond.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  55. como sempre fotos fantásticas! aproveita bem as férias e descansa muito :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  56. Lindas essas flores, a cor nem se fala.
    Bjos

    http://as-coisas-mais-doces.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  57. Flores lindas e boas férias
    volta logo com essas belezas de novo

    Bjuss com meu carinho de sempre

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  58. Que linda, queria uma dessas, mas o terreno aqui é mais pequeno, acho que não daria, mas é linda.
    Bjão.
    http://blogteremarcellino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  59. Oi Simone,

    tenho Manacá aqui em casa, ele é muito cheiroso. Aproveite o descanso.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  60. Boas férias Simone!! Aproveite bem!! Bjinhos

    ResponderExcluir
  61. Oi querida ,um maravilhoso descanso pra vc.Bjs.

    ResponderExcluir
  62. Maravilhosa esta árvore, curte suas férias.
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  63. Oi Simone, tudo bem? espero que sim, passando para desejar uma ótima semana.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  64. Simone estão lindos, Obrigada.
    abraços

    ResponderExcluir
  65. Linda as flores dessa ARVORE , tenho um pé de manacá anã que está explodindo em flor.
    boas férias, tbem estarei viajando!

    bjhss

    ResponderExcluir
  66. Lindas flores, tenha uma linda semana repleta de bênçãos de Deus!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  67. Oi Si!
    São lindas e parecidas essas plantas, o manacá da serra anão eu já tive em vaso, mas quando as cachorrinhas chegaram aqui no jardim trataram de destruir, era linda e perfumada.
    Boas férias, aproveita bem, beijos!

    ResponderExcluir
  68. Gostaria de poder, nesse momento,
    olhar a face serena de Deus
    e agradecê-lo pelos anjos que são postos em meu caminho,
    aos quais fui ensinada a chamar de amigos.
    A você que eu tenho tanto carinho
    venho deixar um abraço apertado
    Uma feliz e abençoada semana.
    Beijos.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  69. È linda mas acho que não conheço!
    Boas férias.
    Bjs

    ResponderExcluir
  70. Bom dia, Simone!!!
    Não conhecia essa (pelo menos pelo nome) da sua foto. Mas meu pai plantou num vaso a Manacá (achamos que é), e perto de casa tem muitas. Verei se consigo fotografar para te mandar. A do meu pai está num vasão e acho interessante mesmo essa mistura de flores brancas e rosas no mesmo galho. A dele está pequena, mas já vi as grandes com seus tapetes pela cidade e adoro!

    As férias já estão findando e espero que tenha curtido muito o tempo com seus queridos.
    Abração e lindo dia.

    ResponderExcluir
  71. Hoje estou passando para agradecer
    sua amizade, desejar sempre o melhor
    pra vc, e fazer um convite para
    participar do sorteio que vou fazer
    pelo niver do meu Blog, são 3 anos
    de muita alegria, venha festejar comigo....

    Abraços de bom final de semana
    Bjusss

    (¯`´¯)
    `*.¸.*´
    ¸.•´Rita

    ResponderExcluir
  72. Realmente super parecida com o manacá, acho que já deve ter me confundido!

    Boas férias e ótimo retorno

    Beijos

    ResponderExcluir
  73. Lindas flores.
    Boas férias.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  74. Espero que você teve uma grande festa e gostei! Um abraço Simone

    ResponderExcluir
  75. Simone,não conhecia o Jacatirão...achei lindo!Aproveite suas férias.bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...