Menu

Image Map

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Compactação do solo.



  
Em minha experiência com plantas aprendi algumas coisas imprescindíveis para o cultivo delas, tanto para vasos quanto em canteiro no jardim, tenho percebido como o preparo de uma boa terra é indispensável para o sucesso do cultivo, e digo com toda certeza, em qualquer cultivo, a terra necessariamente tem que ter os seguintes qualidades: ser aerada, ter nutrientes, que podem ser supridos nas regas.
  As regas por aqui seguem regra de sempre ter uma pequena dosagem de NPK (bem pequena).
  Quanto a aerar a terra uma mistura de terra-húmus e pedriscos com areia, esta é a receita que tem dado certo comigo.
  Comprei uma terra preparada que foi uma experiencia muito ruim, ela compactou e as plantinhas e nem as sementes germinaram como deveriam.
  Um teste bem fácil de fazer é perceber quanto tempo a água demora para ser absorvida pela terra, se a água ficar acumulada como na foto, o indicado é replantar a planta em um novo substrato, pois a planta definha até morrer, quando não morre e ela resiste, fica feia com muita dificuldade de crescer pois as raízes não se desenvolvem.
  Este tipo de terra compacta e raízes não respiram e não conseguem crescer ficando estagnadas.
  As sementes que semeei do alecrim germinaram mas não conseguiram crescer, pois as raízes encontraram muita dificuldade para penetrar o solo.  Da mesma forma os da salsinha, replantei ambos.
  O alecrim ainda muito pequeno não sentiram a mudança, pensei que por serem muito novinhas poderiam morrer, mas acho que prosperarão.
  E um detalhe muito importante, a terra que comprei tinha muita terra vermelha, agora mudei para um substrato pronto que serve para violetas e samambaias, ela tem muito pedacinhos de madeira, é uma terra leve onde acrescento o húmus com a areia e tenho percebido uma grande mudança nas plantas, inclusive nos cactos e suculentas.



Detalhe da rega, a água ficou acumulada por quase 5 minutos e vazou sem molhar completamente o substrato.


  Sementes de alecrim nas caixas de ovo, desde que as caixas não sejam removidas do lugar é uma ótima ideia de semeadura.


                                                       
Mudadas em nova terra. 



Cogumelos que nascem bastante por aqui, sempre em lugares úmidos, são fungos, tem forma de chapéu e podem ser comestíveis alucinógenos ou venenosos.





Eu e minhas plantinhas deseja a todos um ótimo dia!


E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas à tentação, mas livra-nos do mal. Lucas 11:4

Veja também! Ripsalis pilocarpa.

52 comentários:

  1. Olá Simone!!!
    Saber lidar com a natureza é um dom de Deus e você o tem!!!
    Beijos e uma semana iluminada pra você!!! =)

    ResponderExcluir
  2. Oi Simone!! estva já com sdssss
    mas qdo saio de férias não visito os blogues, porque marido chia muito..kkkkk só notícias rapidas no face.
    legal esse substrato vou ver se acho, porque se tem uma coisinha q não sei lidar é com suculentas.
    essses cogumelos também fotografei por aqui, acho lindos!
    Uma bela semana pra ti bjssssssssssssssssss

    vai deixando seu endereço inbox para eu te mandar um coração, demora mas chega!

    ResponderExcluir
  3. Aqui, vou plantando sem preocupação com essas regras.
    As vezes tenho sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Oi Simone as minhas únicas plantinhas que tenho está sofrendo com o calor constante nem sei mais o que fazer!
    Fico encantada com o cuidado que você tem!!
    Eu conheço esses cogumelos da época que morei na fazenda os cactos são sempre lindos!!
    beijos ♥
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Simone.
    Como é maravilhoso aprender com a sua experiencia, assim que li, mandei logo a minha filha fazer o teste, não sei nem nome da minha planta, a dois meses está da mesma forma que chegou, não replantei e a uns dias estava morrendo também, mais o teste deu legal, absolveu toda a água, já disse que o seu amor pelas plantas é algo muito lindo, bonito de observar. Uma feliz semana amiga.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Tantas boas ideias! Vou testar as caixas de ovos, nunca poderia imaginar como "vasos" ! Adorei! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Realmente uma boa terra muda tudo !!! Cuidado e amor, também !
    Beijocas e boa semana !
    Anna

    ResponderExcluir
  8. Olá Simone, sempre que visito seu blog, aprendo um pouco mais sobre como lidar com a natureza. Por vezes penso que a razão do meu insucesso com as plantas...é a terra. Olha a desculpa esfarrapada! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, querida!
    Ganhei o dia hoje com suas dicas e explicações. Aconteceu comigo a mesma coisa com relação as sementes de alecrim. .. Semeei tomilho e salsa,mas nao desenvolveram. .. Com certeza , foi a terra que usei! Seguirei suas dicas, estou mais confiante e vou tentar novamente. Obrigada por partilhar!
    Linda e florida semana,beijinhos,Katia.

    ResponderExcluir
  10. Admiro seu amor e cuidado com suas plantinhas Simone!!
    Ameii!!

    Beijão, semana linda para vc!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Simone!
    Precioso post! Certamente ajudará muito!
    Tenha uma semana feliz!

    ResponderExcluir
  12. Olá Simone, tem razão, a terra é muito importante para o sucesso das plantinhas!
    As suas são tratadas com muito carinho e daí ficarem sempre lindas!
    Esses cogumelos são lindíssimos, mas cuidado, hein rsrs!
    Beijinhos e uma boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  13. Olá Simone,
    que bom passar por aqui e ver que já está de volta e sempre cuidando com carinho das suas plantinhas.
    um abraço

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Simone.
    Estou de volta para agradecer seu carinho e desejar plena recuperação rápida da sua coluna. Uma feliz noite.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá Simone: estamos sempre a aprender aqui no seu lindo blogue.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  16. ´Que dicas maravilhosas querida Simone! Estou sempre aprendendo com vc! Desejo uma abençoada semana pra vc e sua família! Bjos!

    ResponderExcluir
  17. Adoro tuas dicas Simone, são preciosas!
    Achei os cogumelos lindos!
    Que tua semana seja abençoada amiga, bjus!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Simone!
    Tenho notado que o caule de um ficus que tenho plantado em vaso está ficando escuro e talvez seja a terra que está muito compactada. Terei que replantá-lo e já estou levando suas dicas de mistura. Sempre compro a terra preparada vendida em sacos fechados.
    Boa semana!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  19. Bons ensinamentos vejo por aqui
    E vc e suas plantinhas, e fica nós e as
    delicadas plantinhas juntos

    Abraços com carinho!

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  20. Olá Simone
    As suas dicas são ótimas e a cada vez que eu venho aqui saio mais sábia pois aproveito a sua grande experiência e sua generosidade em partilhar seus conhecimentos.
    Uma ótima semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Simone, quanta dica legal! Eu amo plantas, porém às vezes não tenho muita sorte... mas agora vou observar melhor a terra que estou usando.Obrigada!Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Muito bom passar por aqui sempre tem dicas maravilhosas!Agora sei porque minhas plantinha não crescem! Obrigada Simone pelas dicas!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  23. O meu abração nesta 3ª feira...
    Plantinhas bem cuidadas e amadas são viçosas e bonitas!...

    Beijos, Simone...

    ResponderExcluir
  24. Oi Simone,
    É muito bom vir aqui e sempre aprender algo sobre as plantas. Obrigada.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  25. Que incrível o seu conhecimento!
    Parabéns por ser tão incrível com suas plantinhas!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Suas dicas são valiosas,tenho aprendido muita coisa por aqui.Não sabia que alecrim podia se semeado,muito bom.
    Beijos Simone.

    ResponderExcluir
  27. muito boas suas dicas. muitas vezes desisto as plantas pq não sei como cuidá-las. Vc é como sempre digo : conhece do assunto e "entende " as plantas. Dizem que é preciso "conversar " com elas. Acho que elas não gostam muito do meu papo não! rsrs; Abcs

    ResponderExcluir
  28. Oi Simone adorei as dicas ,como sempre fico bem informada a respeito de plantas no seu blog ,sabe que comprei algumas mudas de orquidias e suculentas, por saber do seu carinho e cuidado com as plantinhas.
    Peço desculpa pela demora em estar comentando pois passei por momentos difícil perdi meu esposo dia 4 de janeiro o que foi um grande baque pra mim e filhos e estamos tentando nos acostumar o que não esta sendo fácil,mas Deus tudo sabe e creio que o tempo dele acabou aqui.
    Deixo meu carinho e paz.
    http://reginaladydapaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito por sua perda, a morte de alguém querido
      é dificil de superar.
      bjs

      Excluir
  29. Such a lovely blog!! So many beautiful flowers and plants!! In Brasil there are so many beautiful flowers, in Europe we can only dream of them (or keep them inside, but that's not the same)

    Rosa
    Styleyourselfinstyle.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Olá, Simone !
    Gostei da ideia de plantar alecrim em caixas de ovo, prá mim é novidade.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma dica de ouro Si, pois o desenvolvimento da planta com certeza será perfeito, bjs e uma semana super abençoada, Ana ;)...

      Excluir
  31. Oi Si!
    Ótimas dicas, um bom substrato é fundamental para uma planta se desenvolver bem.
    Vi sim o seu recadinho, tô aguardando a chegada, assim que chegue te aviso, tá?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Quantas dicas boas!
    bjs querida
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderExcluir
  33. Você tem um cuidado todo especial com as plantas. Acho isso tão bonito! É um talento especial que você tem.
    Bjo!
    http://cristadelicada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Fui criado no campo e ver como a natureza se desenvolve ver os frutos as plantas a crescer é algo que só quem passa por isso percebe, ver como o eco sistema está ligado é algo que nos leva a gostar e respeitar as plantas e os animais.
    Bjinho.
    Peregrino E Servo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade , na minha infancia tive bastante contato com animais e plantas e dá muita saudade , sinto por minhas filhas não terem o mesmo.
      Abraço.

      Excluir
  35. Simone...eu também tento aprender a cuidar da terra!
    Um dia destes andei a podar...e quão técnica é preciso...e acho que vou demorar anos até aprender! Bj amigo

    ResponderExcluir
  36. Simone, ando querendo aprender a cuidar da terra, quero algumas plantas novas aqui no jardim... vou me inspirar em vc!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Simone eu consigo criar bem so algumas plantas, outras, mesmo nas mesma condições, morrem
    poe exemplo as suculentas, jà matei muitas, mas agora aprendi que elas nunca morrem de sede, morrem sò com muita água, agora aprendi a dosar bem a água.

    ResponderExcluir
  38. Oi Si, minhas lembrancinhas chegaram, adorei, obrigada viu?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  39. Simone,

    As plantas precisam de cuidados.Todos os anos, entre Primavera e Verão, eu verifico como elas estão e faço os procedimentos.
    Temos que observar as plantas. Elas logo mostram sinais de que estão saudáveis, ou não.
    Muito bom e explicativo o seu post.
    Abraços

    ResponderExcluir
  40. Σ΄ευχαριστώ αγαπητή μου Simone για τις πολύτιμες συμβουλές σου!
    Ο κήπος μου έχει κοκκινόχωμα, δύσκολο...
    Πολλά φιλιά και μια ευλογημένη χρονιά!

    ResponderExcluir
  41. Seus posts são uma grande inspiração! parabéns!

    http://tudodiferentecomsamaralima.blogspot.com.br/
    Instagram - @samaralima_03

    Um beijooo! ♥

    ResponderExcluir
  42. Adorei os cogumelos, simplesmente fantásticos! Como sempre as fotos estão demais :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  43. Valeu a dica, ultimamente ando cuidado dos meus temperinhos e com muita dificuldade de manter a sálvia viva.

    ResponderExcluir
  44. Adorei a dica :) Eu sempre plantei mudas de alecrim e sempre resultou :)
    Beijinhos.

    http://pequenos-apartes.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  45. Excelente matéria Simone! Parabéns com louvor! Abração!

    ResponderExcluir
  46. Interessante como sempre, Simone. Eu gosto de fotos dos cogumelos. Um abraço

    ResponderExcluir
  47. Bom dia, Simone!
    Eu tenho o costume de quando compro alguma mudinha já mudar do vaso e colocar em terra boa, preparada em casa. E quando encontro esses cogumelos, vou cortando. Às vezes aparecem alguns na caverna.
    Muito boa a explicação sobre a terra.

    Abraços e lindo dia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...