Menu

Image Map

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Pragas e inimigos naturais.



   As pragas mais conhecidas aqui no meu jardim, são com certeza o pulgão e as lesmas, e que dão muita dor de cabeça para quem coleciona até mesmo á agricultores de várias espécies que vão de hortaliças até as ornamentais.

   As pragas estão aí para não nos dar sossego.

   Os inimigos naturais são a alternativa mas ecológica e que funciona, mas cuidado não ache que aplicando defensivos em sua horta (ou demais) eles vão aparecer por lá, pelo contrário os defensivos vão acabar com as pragas e também com estes bichinhos adoráveis que adoramos fotografar.




   Veja que adorável joaninha, elas fazem parte do meu cantinho e quero que continuem sempre por aqui!


Quem acompanha meu blog, sabe que aqui tem várias fotos de borboletas, joaninhas, sapos etc... que sempre estão por aqui, e sempre dou um jeito de bater foto para mostrar o quanto sadio é meu jardim.




   E quando os pulgões atacam alguma planta, como está acontecendo aqui e não tem nenhuma joaninha por perto com os dedos mesmo eu vou passando por entre as folhas e retirando tudo, não tenho nojo não.














                                              
   Espero que tenham gostado das dicas e fica aqui meu grande abraço e um bom fim de semana!!!



Senhor meu Deus! Quantas maravilhas tens feito! Não se pode relatar os planos que preparaste para nós! Eu queria proclamá-los e anunciá-los, mas são por demais numerosos!


Salmos 40:5

63 comentários:

  1. Essas pragas é que são difíceis de matá-las
    e acabam com as plantas.
    Adorei as dicas amiga Simone.
    Bjs e um ótimo final de semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Lindo este versículo, Simone! Amo!!!
    As pragas são terríveis e vc trouxe boas dicas...
    Um bom fim de semana... E vamos a mais um jogo do Brasil, agora c o Chile...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Essas pragas são complicadas mesmo.
    Joaninha uma fofa, haha
    Beijos!
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Simone para quem tem plantinhas assim como você é complicado manter as pragas afastadas!
    Eu tenho poucas plantas !!
    Beijos bom dia
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. É verdade, temos que cuidar para não influir no equilíbrio que a natureza construiu. Muitas plantinhas ditas daninhas, na verdade são alimentos de pragas que, assim, deixam em paz as outras plantas...
    Um abração!

    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  6. Acho o máximo todo esse esmero que tem pelo teu jardim. Ontem ainda veio pela janela do meu trabalho uma joaninha verde e amarela, parecia que estava assim por causa da Copa...rsrs
    Bom fim de semana, beijos!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia querida, essas pragas dão trabalho para serem retiradas sem prejudicar os demais!
    Eu adoro joaninhas, tenha um lindo final de semana, repleto de bençãos de Deus, beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Ai, tenho pavor de sapos, kkk, quando veko um por aqui... saio correndo, kkkk.
    Aqui também tenho muitas visitas... joaninhas, borboletas ( agora está um tapete de tantas), lagartas. E por falar em lagartas, vc conhece aquela chamada de mandruvá? Preta com patinhas laranjas, listras amarelas... muito bonita, mas uma praga, rs. Comeu minha árvore toda, foi um arrastão de mandruvás, agora já se transformaram em mariposas. Foi um ponto turístico aqui na rua, kkk.
    Bom final de semana, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi somente pela net , ainda bem que não tive o privilégio de vê-la ao vivo.
      bjs

      Excluir
  9. Oi, Simone,
    Lindo o amor que vc tem pelo seu jardim!! Acho que cuidar de um jardim deve ser um belo passatempo! Lindas fotos e me vejo bem perto dessas criaturinhas perfeitas!

    Bom final de semana,
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  10. Olá Simone...por aqui as pragas também se instalam e combatê-las é necessário!
    A flor que nasceu numa rachadela de parede...chamamos flor de papel...mas não sei o nome verdadeiro...contudo se um dia descobrir...eu digo-lhe!
    Bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Simone.
    Admiro o amor, cuidado e zelo que trata as suas plantinhas.
    Espero que essas pragas deixe em paz as suas plantas.
    Um abençoado final de semana.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Além das lindas plantinhas e flores que nos presenteia com suas fotos,acabo aprendendo bastante com suas dicas.
    Beijos,tenha uma tarde de luz e paz.

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Existem pragas bastante complicadas de se combater :(
    Principalmente os pulgões!

    Páginas em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Suas plantinhas são lindas ♥
    Hoje passei um perrengue aqui com as minhas, mudei de lugar e um agato subiu no vaso e quebrou meu pé de beringela e uma couve coração que estava tão bonitinha :(
    Fico danada quando vejo uma caracoleta a devorar tudo, e dos pulgões xi tenho imenso nojoo

    ResponderExcluir
  15. Querida amiga

    A natureza
    em sua complexidade
    nos ensina o amor a vida
    em sua simplicidade...

    --------------------------------------------


    Desejo aos que passam
    por minha vida,
    a ousadia da felicidade,
    de encontrar a cada segundo
    a inspiração necessária
    para viver o presente
    e ansiar o futuro.

    Que as palavras continuem generosas
    neste precioso espaço de sentimentos.

    ResponderExcluir
  16. Gostei demais das dicas Simone, mais acho que vou ter nojo rsrs
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Pulgões são mesmo um transtorno. =(
    Amo as joaninhas, são tão fofas...
    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Olá querida Simone, a natureza é mesmo perfeita, até nela há o bem combatendo o mau rrsrs amei o salmo final! Bjossss

    ResponderExcluir
  19. Puxa Simone, essas praguinhas são um saco né?
    Super dicas ;)

    Beijão

    Nanda

    ResponderExcluir
  20. Não testei ainda, mas vi na net que borrifar as plantas com uma mistura de vinagre branco e água na mesma proporção, traz bons resultados com pulgões e algumas outras pragas... Será?
    Desejo que seu fim de semana seja doce e cheio de boas surpresas :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://www.decolherpracolher.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Simone,
    Que paciência e amor que você tem por suas plantinhas, você está contando pontos positivos para uma vida feliz
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  22. A LA VEZ MUY REFLEXIVO TU POST.
    UN ABRAZO

    ResponderExcluir
  23. Sempre boas dicas, bastante esclarecedoras. Joaninhas eu adoro! bjs,chica

    ResponderExcluir
  24. Fico mais rica em conhecimento de cada vez que aqui passo ! O que eu aprendo consigo! :):):)
    Beijo e BFS. D

    http://acontarvindodoceu.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  25. Simone, gostei das dicas, são úteis, mesmo para quem tem alguns vasos como eu,
    bom fim de semana beijo

    ResponderExcluir
  26. Oi Simone
    Já era de se esperar que você tivesse essa paciência para cuidar quando não tem por perto os inimigos naturais. O teu amor pelas plantas fala mais alto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi Simone!
    Só quem ama as plantas é que convive assim, de forma tão harmoniosa...lembrei deste texto lindo: "se não plantar, não nasce; se não regar, não cresce; se não amar, morre; assim são as plantas, assim são as pessoas!" lindo e verdadeiro, não é mesmo? beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  28. Oi Si!
    O seu jardim é lindo e muito bem cuidado, você faz bem em não usar veneno, dá mais trabalho fazer esse controle natural, mas é a melhor forma, a natureza agradece.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. É verdade Simone, nunca se é fácil "separar o joio do trigo", já dizia o Grande Mestre! Mas com carinho e cuidado a gente vai conquistando!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  30. Nossa amiga quanto tempo eu não via uma joaninha, acho tão fofinhas, adorei as fotos, bjs e um super fds, Ana ♥...

    ResponderExcluir
  31. Ah...uma infusão de fumo tb é muito boa contra as pragas

    ResponderExcluir
  32. Isso ai Simone, sem frescura, rs

    Beijos e Abraços!!!
    Publicações toda sexta-feira'
    http://gabriellyrosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Vc cuida tão bem do seu jardim que dá gosto.

    bjokas e um fds abençoado =)

    ResponderExcluir
  34. Se eu mostrar o seu blog para a minha mãe, ela vai amar!! Ela é uma colecionadora de orquídeas, ela tem um orquidário e cuida muito.. Admiro quem tem paciência e gosta! Mês passado eu decidi plantar uma flor, acho que era um beijinho, só para ver se ia florescer, nunca mais fui ver, e olha que esta plantado num vaso na frente de casa. Como nós passamos despercebidos com a correria do dia a dia. Eu quero me moldar nessa área!! Que Deus me ajude.

    Um dia quero ser assim! Quem sabe eu não puxe a minha mãe, rs. Abraço!

    http://www.bagagememaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Oi Simone !!!!
    Também não gosto de produtos químicos, berk ! Pena não aparecer joaninhas por aqui; estou com uma praga de piolhos e pulgões !!! Agua com umas gotas de detergente da loiça só resolva por uns dias, e isso quando são pouco, mas agora é demais !!!! Já pensei em comprar larvas de joaninhas !!!! Vamos ver...
    Beijocas e bom fim de semana !
    Anna

    ResponderExcluir
  36. Os inimigos naturais são bem melhores que os produtos químicos, mantêm o jardim bem mais saudável! Pena que haja pessoas que não percebem isso. Por aqui também há muitas joaninhas, mas não costumam aparecer sapos.
    Beijinhos.

    http://miscelaneathesecond.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  37. Olá!
    Meu jardineiro me ensinou a colocar detergente nas praguinhas.
    resolveu para algumas - pulgões. Mas nada com as formigas...

    ResponderExcluir
  38. Vivendo e aprendendo...sempre!
    É um gosto ver joaninhas e borboletas.
    Bjo* e 1 bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  39. Eu gosto de joaninhas e borboletas, são lindas. Tenho nervoso de outros insetos hehe
    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  40. Pragas são um incômodo e tanto, né flor? Suas dicas são ótimas, você vai conseguir exterminá-las... torcendo por isso. beijinhos

    ResponderExcluir
  41. Amiga realmente essas praga acaba com as plantas ótima postagens
    bom final de semana
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  42. Ai Simone,
    Não consigo assistir o jogo. Ai!
    Suas plantinhas são lindas
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  43. Oi Simone
    excelentes dicas, e o seu jardim continua lindo
    É só controlar as pragas como você está fazendo, que os outros bichinhos
    poderão sobreviver também
    sabedoria é tudo nessas horas
    bjo
    Zizi bom fim de semana

    ResponderExcluir
  44. Como essas pragas perturbam... agora mesmo esta eu matando pulgões e cochonilhas nas minhas plantinhas, arranco tudo que posso sem jogar veneno, pois a planta fica muito infeliz...
    Um lindo final de semana
    Nely

    ResponderExcluir
  45. Oi Simone,
    Por aqui meus problemas são os pulgões e as mosquinhas brancas que insistem em devorar meus pimentões. Procuro fazer apenas a remoção mecânica das pragas e aplico solução de sabão neutro, mas nem sempre funciona... por enquanto está sob controle e espero que continue assim!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  46. Oi Simone,
    Super obrigada pelo carinho da sua visita e do seu comentário. Prazer enorme, viu?!
    Desculpe-me pela demora em vir retribuir. Muito bonito seu espaço, estou encantada com tudo que vi por aqui. Parabéns pelo bom gosto e pelo cuidado que vc dedica às suas plantinhas, estão lindas! E ver fotos das belas orquídeas me alegrou muito, me fascinam sempre.
    Beijo e um final de semana iluminado!

    ResponderExcluir
  47. Nossa! Um blog sobre plantas! Bem legal! Minha mãe que vai adorar! Bjinhus e tudo de bom!!!

    http://lindaepratica.com/

    ResponderExcluir
  48. Bom dia de domingo!

    Eu Aprendi
    Que são os pequenos acontecimentos
    diários que tornam a vida espetacular;
    Que cada pessoa que a gente conhece
    deve ser saudada com um sorriso!

    ___________William Shakespeare

    Abraços de uma boa semana

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  49. Eu sempre lavo as folhas com pulgões ou aplico uma mistura de folhas de tomate amassadas, ou alho macerado com água. Deixo descansar uma noite e aplico nas plantas infestadas.
    Bom domingo.

    ResponderExcluir
  50. OI Simone, eu também retiro manualmente os pulgões das plantinhas e depois passo com um pincel uma solução de neem somente nos locais afetados, que não mata as formigas e nem as joaninhas.
    Bjs e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  51. Amo joaninhas mais não as vejo mais.Os pulgões sempre aparecem.

    ResponderExcluir
  52. Oi Si!!!
    Desde criança adoro joaninhas!!! Hoje já não vejo tantas!!!
    Será que elas comem cochonilhas? Se comerem, me arranje algumas!!! Rsrsrs!!!
    Te enviei as fotos, vc recebeu?
    Tenha uma linda semana!!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas comem pulgões eu sei por que fiz o teste ,
      elas adoram.
      bjs

      Excluir
  53. Oi, Simone!
    Noutro dia estava lavando alface (rs*) e encontrei uma lesma pretinha - será lesma? Daí pensei em jogar tudo fora antes de colocar de molho junto com as outras verduras, quando o meu sobrinho me alertou que não devia ser nada, apenas a prova de que onde a alface cresceu, não foi usado pesticida e agrotóxico. Ainda tenho dúvidas? Será que posso comer uma verdura que aparece alguns bichinhos?
    Não tenho nojo de retirar pulgões das plantas... mas tenho uma dracena no meu terraço que está cheia. Daí não posso colocar remédio por causa do meu bebê au au que veio para cada recentemente. O que faço? Ele adora brincar com as folhinhas que caem no chão.
    :D
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza , pode e deve comer , seu sobrinho te toda razão , come sim
      é a mais saudável salada que vai comer , se não os bichinhos com certeza já estariam mortos eles não aguentam os pesticidas.
      bjs

      Excluir
  54. Bom dia quelida tenho serios pbs com itso.
    Sou da cidade completamente.
    Me ensinaram a usar agua de fumo e rolo, funciona?
    Ótima semana para vc!
    Obrigada pela visita
    Beijos Coloridos!♥♥♥

    ResponderExcluir
  55. Oi Simone!
    Ótimas dicas! Suas plantas são lindas, pois seu cuidado e carinho fazem a diferença!
    Também amo muito tudo que a natureza ofereçe!
    Felicidades para você!

    ResponderExcluir
  56. Nossa essas pragas é muito ruim mesmo
    gostei das dicas!
    Beijos Jéssica R. Coelho

    ResponderExcluir
  57. Amo joaninhas, tão bom saber que elas são úteis, são apaixonada por elas :) , eu já vi uma receita caseira contra pulgões em algum lugar, mas gostei da maneira mais prática kkkk, beijinhos lindona

    ResponderExcluir
  58. Querida Simone
    Admiro-a pelo cuidado que tem para com o seu micro-sistema!
    Tenta arrancar o jóio,sem destruir o trigo,não é?
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...