Menu

Image Map

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Cultivo de cactos no inverno.

Bom dia pessoal !


Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Efésios 5:15,16

.................................................................................................................................................................

E vamos a dica de hoje:

   Parece bobagem mas com o passar do tempo, não me contentei em simplesmente comprar um novo cacto ou suculenta quando um da coleção morria, então aí está a finalidade desta postagem, para quem, que como eu quer saber cuidar destas plantas tão pitorescas, mas não mora em um lugar que seja quente em quase todo ano e que o frio é constante.



  Um dos maiores erros de um colecionador é ter cactos e suculentas junto á outras plantas que necessitam de mais regas, a gente acaba regando o cacto também e lá se foi nosso cacto e isso no inverno é trágico, é conveniente se controlar para não regar de mais.
  No inverno, o frio e vento se tornam inimigos destas plantas xerófitas, os vasos devem ser resguardados e plantas que estão ao ar livre no jardim não devem ser regadas, deve-se observar a região para que em dias de previsão de geada sejam cobertos para não serem queimados pelo gelo.
  Outra máxima importante, é a fertilização dos cactos que não deve ser feito no inverno, pois eles entram em dormência e param seu crescimento. A rega deve ser de quinze em quinze dias ou até mais, já as suculentas podem receber água com menos espaço de tempo.
  Devem estar em local de muita luz e se possível pode improvisar mini estufas da garrafas pet para mudinhas muito pequenas, que estão em vasos, assim o ambiente da planta fica mais quente.
  Mudas provenientes de semeadura devem permanecer em mini estufas todo o inverno, em dias que a temperatura oscila e fica mais quente deixe abertura da pet aberta.
  Mini estufas que estão totalmente fechadas devem ser retiradas todos os dias para renovar o ar e serem recolocadas em seguida, já as que tem furos deve ser vigiado se o substrato está parcialmente úmido sem encharcar pois pet com furos, mantem a temperatura mais amena, mas a umidade evapora.
  Estas dicas são necessariamente para locais aqui do sul do Brasil, que o inverno está sendo rigoroso, são dicas que estou tendo com os meus cactos que está dando certo, Para locais mais quentes estas dicas não são validas.






Espero que tenham gostado das dicas, vou ficando por aqui.

                                                           Simone Felic                                                        


Veja também! Borboleta amor perfeito.

41 comentários:

  1. Muy útil la explicación amiga, adoro tanto las plantas que jamás las doy por muertas del todo, intento trasplantarlas para que broten nuevamente.

    Besos!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia querida,
    gostei da dica obrigada.
    Seu cantinho é muito legal, amei acha-lo por aqui.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Hola Simone!! Primero decir que ya estoy de vuelta de mis vacaciones y segundo decir que así poder disfrutar de las interesantes entradas que compartes con todos nosotros, sinceramente me parece un truco muy interesante para que crezcan los cactus en estado más adecuado. Un saludo y por cierto me ha encantado la frase de Efiseos. http://plantukis.blogspot.com.es/

    ResponderExcluir
  4. Het is grappig, ik heb net gisteravond nog een heel stuk gelezen over cactussen en vetplanten.
    Ik heb ze ook en op het ogenblik, het is nu nog zomer, staan ze buiten op mijn balkon straks in de herfst moeten ze weer naar binnen.
    Ik ben ook iemand die gul is met de gieter, maar voor deze planten mag dat echt niet. Door jouw verhaal word ik daar nog eens in bevestigd!
    Veel succes!

    Olá Simone,
    É engraçado, eu noite apenas última lido muito sobre cactos e suculentas.
    Eu tê-los também e, no momento, ainda é verão, eles ficam fora na minha varanda mais tarde no outono eles têm que ir para dentro.
    Eu também sou alguém que é generoso com a rega, mas estas plantas realmente não deveria. Através de sua história que eu chegar lá de novo confirmado!
    Boa sorte!

    Liefs, Gerry

    ResponderExcluir
  5. Versículo lindo! E tuas dicas, como sempre práticas e uteis! bjs, chica

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Simone
    Dicas valiosíssimas!
    è sempre bom aprender com você amiga
    Uma semana linda
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante. Não é para todos coleccionar cactos...
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Sempre boas dicas, Simone!
    Vamos adiante, lembrando sempre do Deus Maravilhoso...
    Uma boa semana... Bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu pretendo comprar cactos daqueles pequenos que possam colocar na instante. Acho que pode né? Enfim, gostei de saber que eles não pode regar muito assim eu fico mais esperta *-*

    Beijos florzinha

    ResponderExcluir
  10. Dicas preciosas...e que temos de ter em conta!
    Belo esse olhar florido! bj

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, uma ótima técnica... a experiência vai nos levando a uma melhor competência, sobre aquilo que gostamos de cultivar e fazer brotar/produzir belezas singulares! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  12. Adoro suas dicas, são sempre úteis e bem didáticas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Amei as dicas, aqui em Recife, como tem muito sol e nunca inverno, sempre coloco elas diretamente no sol, será que é muito para elas?
    Simone, obrigada por compartilhar seus cuidados.
    Beijos e uma excelente semana!
    DMulheresInstagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza elas adoram, só que aí a rega terá de ser mais vezes,
      uma ou duas regas semanais seria o indicado.
      Bjs

      Excluir
  14. Excelente dica! Colocarei em prática! xD

    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Muito fofos dentro da garrafa.
    Adorei Simone.
    Bjs e uma ótima semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  16. Oi Simone
    Essas dicas vieram bem a calhar,ontem comprei 2 mini cactos e uma suculenta,claro que lembrei de você.Tenho 2 vasinhos com suculentas que estão lindas,mas com os cactos ainda não tive sucesso,vou seguir suas dicas.
    Beijos,ótima semana!

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, minha querida!
    Eu amei as dicas, super preciosas, obrigada pela partilha!

    Abençoada semana junto a sua família!
    Bjs no seu ♥

    ResponderExcluir
  18. Olá Simone
    Eu já matei uma flor do deserto de tanto regar sempre fico triste qdo lembro.
    Amei suas dicas e amei a mini estufa. Estou inspirada em ter um pequeno cacto!🌵
    Obrigada por compartilhar.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi,Si. Gostei da ideia das estufas com garrafa pet. Grata. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi Si que ótimas dicas aqui no Rio tá fazendo calor de 35 graus mais ou menos!
    Gostei de saber como cuidar dos cactos!
    Um super beijo ótima semana!
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Si!
    Amei as dicas. Eu não dou mesmo sorte com essas plantinhas e onde eu moro o clima é bem quente.
    Vou continuar tentando!
    Bjssss amiga e uma semana abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    uma bela dica, minha filha adora, vou repassar para ela.
    Bjos tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  23. Sempre úteis !!!!!
    Beijocas e boa semana !
    Anna

    ResponderExcluir
  24. Oi Simone,
    Gostei de saber um pouco mais sobre o cultivo de cactos.
    Boa semana!
    Big Beijos
    LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
  25. Tuas dicas são sempre ótimas Simone!
    Uma semana abençoada pra ti amiga, bjs!

    ResponderExcluir
  26. Boa noite Simone.
    Quando comecei ler a sua dica sair correndo, para tirar da chuva os meus cacos rsrs, de dia os deixo perto da minha irmã, temos uma impressão que os cacos de alguma forma suga as energias ruins, ou de alguma forma deixa ela mais calma, enfim pode ser impressão, mas as mantenho perto dela, e a noite coloco na varanda no ar livre, agora sei que se deixa-se la fora como estava fazendo as morreriam. Efésios 5:15,16 muito bom de ler, um belo ensinamento. Um feliz més de setembro minha amiga, que seja de muito sucesso. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  27. É tão lindo ver o carinho e cuidado que você tem com suas plantas, é inspirador! <3

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  28. Sempre boas suas dicas e ver como tem gosto em tratar as suas plantinhas!
    Agora aqui está calor, mas o Inverno é mesmo frio! Vou guardar as dicas.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  29. Oi amiga linda!!
    Você é um exemplo de amor à natureza, dá gosto de ver!!
    Beijo e ótima semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderExcluir
  30. Olá Simone
    Suas dicas a respeito das lindas suculentas e cactos são muito boas e muito bem-vindas.
    Valeu!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Quantas dicas valiosas!
    seu amor pelas plantinhas é especial!
    lendo, fico lembrando do único cactus
    que tenho. Esta longe da luz, ops
    deixa eu cuidar dele direitinho.
    bjs

    ResponderExcluir
  32. Oi Simone!

    Ótimas dicas! É que gosto deste assunto: plantas! É tudo de bom, né?

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  33. Adorei a dica, nunca pensei em fazer mini estufas com garrafa pet

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderExcluir
  34. Dicas ótimas para quem não sabe (como eu) cuidar das suculentas.

    obrigada bjss

    ResponderExcluir
  35. Bastante útil este seu post. Eu não tenho cactos neste momento e suculentas é o departamento da minha mãe, mas são dicas valiosas as que deu aqui. Obrigada pela partilha, beijinhos Simone :)
    Catarina H.
    https://ecologicaquem.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  36. Muito boa suas explicações, suas dicas, gostei muito do blog, agora vou ver mais plantinhas rsrs..

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...